Forum Pplware
Criar uma pen boot através do Ubuntu - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Criar uma pen boot através do Ubuntu (/showthread.php?tid=9071)



Criar uma pen boot através do Ubuntu - lpdourado - 25-05-2011 22:42

Boas.
Já estive a pesquisar aqui no forum e mesmo pelo Google.
O que pretendo é o seguinte, é por isso que também postei aqui, achando que fosse a área mais indicada.
Eu uso o Ubuntu e preciso de uma aplicação que me consiga criar uma pen boot para o Windows XP.
Encontro vários programas que fazem isso, mas é para fazê-lo através do Windows e não através do Linux, que é o que pretendo. Sei que o Ubuntu vem com o "Startup Disk Creator", o que já tentei com esta aplicação, mas não dá, porque o sistema é Windows.
Preciso disto, não é para largar o Linux, mas para ajudar um amigo meu que tem um netbook e que o arranque do Windows foi à vida e preciso de fazer uma recuperação do sistema.
Se alguém me puder ajudar agradeço.
Obrigado.
Cumps.


RE: Criar uma pen boot através do Ubuntu - Alexandre Pinheiro - 26-05-2011 00:37

Boas,

hoje nao te posso dar grande ajuda, porque nao tenho o meu PC.
No entanto a primeira coisa que me ocorre è:
Porque nao usas o wine para "emular" estes programas que fazem isso no win?

Um abraco
Alexandre


RE: Criar uma pen boot através do Ubuntu - rei007 - 26-05-2011 12:50

Viva,

Depois de uma pequena pesquisa encontrei isto:
http://serverfault.com/questions/6714/how-to-make-a-windows-7-usb-flash-install-media-from-linux

Passo a transcrever algo que funcionou:
Citar:OK, after unsuccessfully trying all methods mentioned here, I finally got it working. Basically, the missing step was to write a proper boot sector to the usb stick, which can be done from linux with ms-sys. This works with the Win7 retail version.

Here is the complete rundown again:

Install ms-sys, if it is not in your repos get it here.

Check what device your usb media is asigned - here we will assume it is /dev/sdb. Delete all partitions, create a new one taking up all the space, set type to NTFS, and set it bootable:

# cfdisk /dev/sdb

Create NTFS filesystem:

# mkfs.ntfs -f /dev/sdb1

Mount iso and usb media:

# mount -o loop win7.iso /mnt/iso

# mount /dev/sdb1 /mnt/usb

Copy over all files:

# cp -r /mnt/iso/* /mnt/usb/

Write Windows 7 MBR on usb stick:

# ms-sys -7 /dev/sdb

...and you're done.

After all that, you probably want to back up your usb media for further installations and get rid of the iso... Just use dd: # dd if=/dev/sdb of=/win7.img and reverse if/of next time you want to put the Win7 installer onto usb.

As always, double check the device names very carefully when working with dd.

Tem lá outras soluções.


RE: Criar uma pen boot através do Ubuntu - lpdourado - 26-05-2011 17:26

Obrigado rei007, assim que tiver possibilidade vou experimentar isso. Realmente, não tinha encontrado algo do género.


(26-05-2011 00:37)Alexandre Pinheiro Escreveu:  Boas,

hoje nao te posso dar grande ajuda, porque nao tenho o meu PC.
No entanto a primeira coisa que me ocorre è:
Porque nao usas o wine para "emular" estes programas que fazem isso no win?

Um abraco
Alexandre
Pois, eu também tentei isso, porque tenho o wine instalado...mas alguns desses programas davam erro ao arrancar e outros mesmo depois de criar a pen boot, davam erro no arranque. Não percebi porquê.
Mas de qualquer das forma, obrigado pela dica, pois poderia não conhecer o wine.
Obrigado.


RE: Criar uma pen boot através do Ubuntu - Guilherme de Sousa - 27-05-2011 19:44

O unetbootin acho que faz tanto para distros linux, como para o windowsWink

cumps