Forum Pplware
Concurso de Ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2011 - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36)
+--- Tópico: Concurso de Ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2011 (/showthread.php?tid=9380)



Concurso de Ideias Fraunhofer Portugal Challenge 2011 - challenge2011 - 18-07-2011 15:26

O Centro de Investigação Fraunhofer AICOS está a levar a cabo um Concurso de Ideias para alunos e investigadores de Universidades portuguesas, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Tecnologias aplicadas à Saúde, Multimédia e outras ciências semelhantes.

O Fraunhofer Portugal Challenge pretende premiar, com prémios monetários, as melhores ideias baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento.

O concurso, que este ano vai na 2ª edição, tem como grande objectivo a promoção e a recompensa da investigação científica de utilidade prática, orientada para o mercado e que tenha em conta a aplicabilidade das ideias e dos seus resultados na indústria ou no quotidiano das pessoas.

Com o Fraunhofer Portugal Challenge, o AICOS desafia as mentes mais criativas a apresentarem as suas ideias, desde que estas sejam baseadas em teses de Mestrado ou de Doutoramento e que estejam relacionadas com as áreas temáticas definidas para o concurso.

São aceites candidaturas baseadas em teses que tenham sido submetidas para defesa nos anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011.

Os concorrentes podem submeter a sua candidatura no site da iniciativa, em http://www.challenge.fraunhofer.pt , até 31 de Julho. Após duas fases de selecção, na final estarão seis vencedores: 3 na categoria de Mestrado e outros 3 na categoria de Doutoramento, havendo um total de 9.000 euros para distribuir entre estes finalistas.

A 1ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge, lançada em 2010, teve excelentes resultados e revelou algumas ideias com grande potencial de mercado e com possibilidade de implementação.

Entre os conceitos vencedores encontravam-se, por exemplo, um novo modelo de acesso à informação médica por parte dos profissionais da saúde, garantindo mais segurança e flexibilidade; um sistema para turistas, baseado em pequenos objectos físicos que interagem com informação digital; ou um sistema de localização, para ser usado em dispositivos móveis, que aproveita as estruturas “wireless” existentes em quase todo o lado para produzir mapas de grande exactidão, incluindo do interior de edifícios.