Forum Pplware
netbook, linux e programação - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: netbook, linux e programação (/showthread.php?tid=9629)

Páginas: 1 2


netbook, linux e programação - JSousa - 30-08-2011 18:03

Muito boa tarde,

Eu há cerca de um ano e meio comprei um asus eee 1001ha, com o intuito de lhe instalar uma distro linux para usar na faculdade em vez de ter que andar sempre com um portátil pesado. O que é certo é que já experimentei algumas distribuições e não encontrei nenhuma que tenha uma performance aceitável e ao mesmo tempo me proporcione um ambiente agradável para programar (python, c, java, prolog e haskell basicamente). Já tentei UNR, Mint, Fudubuntu entre outros que já nem me lembro e todos se "arrastam". Gostava de arranjar uma distro levezinha que não "pecasse" nesses pontos. Alguma sugestão?

Cumps


RE: netbook, linux e programação - Mkman - 30-08-2011 19:53

Quais sao os teus conhecimentos de Linux? Podes nos mostrar as caracteristicas da maquina?


RE: netbook, linux e programação - Guilherme de Sousa - 30-08-2011 20:52

Boas JSousa!

Tenho um netbook Asus Eeepc 1000h, que tem as mesmas specs que o teu. A utilização que lhe dou é a mesma que a tua.. é o pc para levar para a faculdade e programar por lá o que precisar.

Quanto a programar a distro é irrelevante.. é uma questão de instalares os pacotes que precisas e qualquer uma te serve. Duvido que haja alguma distro que não tenha compilador/interpretador para pythom, c, java, prolog ou haskell portanto isto é um factor bastante desprezível na escolha da distribuição.

Quanto a conjugar um bom look&feel e ao mesmo tempo manter uma boa performance: em termos gráficos estes eee's são muito fraquinhos logo grandes efeitos acabam por sobrecarregar o cpu todo.. ora se os n270 já andam aos saltos mostrando uma % de utilização razoável, mesmo quando nada se esta a fazer a não ser correr o sistema e pouco mais, então quando adicionas coisas muito pipis à festa, pior ainda é o resultado. No entanto, a meu ver não precisas de ter efeitos para teres um desktop agradável; pessoalmente o único que gosto de ter é normalmente o composite algo que consigo recorrendo apenas ao xcompmgr.

Pelo que percebi do teu post estas num curso de informática, possivelmente uma engenharia, portanto por muito que não tenhas grandes conhecimentos em Linux como o Mkman perguntou, acho que é uma área em que deves investir, logo a escolha da distro não deve ser baseada na dificuldade da instalação por exemplo, desde que para esta haja a documentação necessária.

O que utilizo no meu eee, como em qualquer pc que tenho é ArchLinux + AwesomeWM. É tão leve quanto quiseres que ele seja. Ao instalares começas sem modo gráfico e a partir dai instalas os pacotes que quiseres. A documentação é excelente portanto é só ires lendo a wiki e fazeres as tuas escolhas.

Se não tens por habito utilizar muitos IDE's, e estas habituado a utilizar apenas um editor de texto tipo vim ou assim, e um compilador/interpretador, então aconselho-te a dar uma olhadela em tiling windowmanagers. A vantagem destes é que aproveitas todo o ecra, e ficas com as janelas todas organizadas, coisa que num eee com um ecrã tão pequeno é muito útil de forma a aproveitares ao máximo o ecrã.

Deixo-te dois artigos que escrevi para o blog, que penso que te podem esclarecer algumas duvidas e ajudar a tomar a tua decisão.

ArchLinux - Parte I

ArchLinux - Parte II

Qualquer duvida avisaWink

cumps!


RE: netbook, linux e programação - JSousa - 30-08-2011 22:38

Muito obrigado Guilherme. Vou para o 3º ano de Ciência de computadores (estive um em eng. inf.), uso linux ha 4 anos e embora não seja propriamente um expert na materia, vou-me safando. Ja experimentei mts linux flavors e apanhei um ou dois que embora corressem às mil maravilhas era uma dor de cabeça so pa encontrar a consola XD.
Normalmente uso o emacs, so mt de vez em quando abro o Netbeans ou o eclipse.
Realmente ja ouvi falar bastante do arch por ser extremamente personalizavel. Mas quando chega a altura de mudar de distro nunca me lembro dele. Vou experimentar.

Mkman, as caracteristicas do pc estão em http://www.asus.com/Eee/Eee_PC/Eee_PC_1001HA_Seashell/#specifications
embora ache que ias sugerir o mesmo (ou quase) que o Guilherme XD


RE: netbook, linux e programação - Mkman - 30-08-2011 23:36

Sim penso que ArchLinux ou Gentoo(se tiveres paciencia) serao aquilo que procuras. Penso é que deves ter mesmo que usar um wm pois os DE vao consumir uma grande parte da tua ram. Eu tambem uso Awesome wm e devo dizer que é muito bom. O unico se nao para algumas pessoas é ser configurado em lua, mas como no primeiro post dizeste que conhecias Haskell tens o xmonad que é escrito e configurado com Haskell. Para instalar as repectivas distribuiçoes a wiki's deles sao muito boas nao deveras ter problemas, caso eles aconteçam nao existes em postar novamente Smile


@Guilherme nao sabia que tinhas feito um post sobre o ArchLinux. Parabens esta muito bom Smile


RE: netbook, linux e programação - Guilherme de Sousa - 30-08-2011 23:41

Gentoo penso que seja má escolha para este tipo de maquinas.. se por um lado tiraria total partido do cpu, era capaz de demorar 2 dias a compilar algo como o firefox por exemplo.. Arch acho que é mesmo a melhor escolha Wink!

@Mkman

Obrigado Smile Já foi há algum tempo, mas sim escrevi esses dois artigos a pedido do Pedro Pinto.
Não são muito técnicos mas acho que dão para explicar +/- a ideia da distribuição, e no segundo tirar as principais duvidas que costumam surgir.


RE: netbook, linux e programação - Mkman - 30-08-2011 23:46

Por isso referi que precisas de ter muita paciencia Smile Se tiveres paciencia e gostas de compilar as tuas proprias cenas e gostas de configurar o teu sistema vai pa Gentoo. Se nao tiveres tanto paciencia e gostares de binarios, e gostas de configurar o teu sistema vai pa Arch. O comum das duas distribuiçoes é que a comunidade é muito agradavel e as documentaçoes sao excelentes. Mas penso que sao as tuas 2 melhores opçoes


RE: netbook, linux e programação - Navyseal - 30-08-2011 23:57

Experimenta anti-x ou lubuntu foram ambos concebidos para maquinas com poucos recursos.


RE: netbook, linux e programação - pmsm1100 - 04-09-2011 19:27

Penso que para a tua situação o Lubuntu (http://lubuntu.net/) é o melhor, super leve e tem todas as facilidades a nível de pacotes, documentação e tutoriais, etc... que tem o Ubuntu.


RE: netbook, linux e programação - JSousa - 04-09-2011 20:29

Obrigado a todos pela ajuda...realmente o arch e um quebra-cabeças....experimentei os 3 que falaram e realmente ha uns dias que ando com o lubuntu e estou contente com ele. É mesmo como o pmsm1100 diz: super leve, com todas as facilidades e um look&feel bastante limpo e agradavel.