Forum Pplware
MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Programação e Web (/forumdisplay.php?fid=16)
+---- Fórum: Guias e Tutorials (/forumdisplay.php?fid=38)
+---- Tópico: MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS (/showthread.php?tid=9698)



MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS - progster - 11-09-2011 19:37

Introdução

Apesar de actualmente se poder encontrar muita informação sobre o tema em questão disponível na internet, a decisão de criar este artigo, surgiu não só pelo facto de ter lido alguns tópicos, onde me pareceu ter encontrado alguma “confusão” relativamente á estruturação de uma base de dados, mas também por vontade própria tentando deste modo transmitir alguns dos meus conhecimentos, e contribuindo assim para a resolução de possíveis e eventuais dúvidas que possam surgir relacionadas com este tema.

Durante o desenvolvimento deste artigo irão ser só abrangidos os pontos que na minha opinião são os principais e os mais importantes, para que qualquer pessoa possa adquirir o mínimo indispensável das bases necessárias para dar os primeiros passos e ir progredindo por si próprio.

Modelo Entidade-Relação

É um modelo que permite representar em forma de diagrama, auxiliando assim a sua visualização, o relacionamento das várias entidades e respectivos atributos de uma base de dados.

Entidades

Existem várias definições, mas de uma forma geral chega-se a um consenso comum, em que uma entidade pode ser um conjunto de elementos sobre os quais se pretende guardar informação.

Exemplo: Cliente, Fornecedor, Funcionários, Alunos, Professores, etc…

Informação essa que devidamente tratada e organizada, dá origem aos atributos ou campos de uma entidade.

Exemplo: Id, Nome, Morada, Telefone, Telemóvel, Email, etc…

Relações

Existem 3 tipos de relações:

1) 1 para 1

Tal como o nome indica uma relação do tipo 1 para 1, é uma relação em que a uma ocorrência da tabela A, corresponde uma e só uma ocorrência da tabela B e vice-versa.

Exemplo: Uma pessoa só pode ter um número de BI, e um número BI só pode pertencer a uma pessoa.

Numa relação do tipo um para um, cabe ao “criador” do modelo entidade-relação a escolha de qual a tabela que irá receber a chave estrangeira.

[Imagem: dymweu.jpg]

2) 1 para N

Uma relação do tipo 1 para n, é uma relação de um para vários, ou seja, entre duas tabelas A e B, a uma ocorrência da tabela A podem corresponder várias ocorrências da tabela B, enquanto que a uma ocorrência da tabela B corresponde só uma da tabela A.

Exemplo: Um leitor pode fazer várias requisições, mas uma requisição só pode ser feita por um leitor, quer isto dizer que entre a tabela Leitor e a tabela Requisições existe uma relação do tipo 1 para n.

A chave principal é adicionada ao lado que tem n, transformando-se assim numa chave estrangeira.

[Imagem: 2qnw6dh.jpg]

3) N para M

Uma relação do tipo n para m, é uma relação de vários para vários, ou seja, entre duas tabelas A e B, a várias ocorrências da tabela A podem corresponder várias ocorrências da tabela B, e vice-versa.

Exemplo: Uma moeda pode ser emitida durante vários anos, mas um ano pode emitir várias moedas, quer isto dizer que entre a tabela Moeda e a tabela Ano existe uma relação do tipo n para m.

Para toda e qualquer relação do tipo n para m, há que decompor a relação em duas do tipo 1 para n, ou seja, irá ser necessário criar uma nova tabela, com o nome que o “criador” do modelo entidade-relação bem entender, onde a mesma irá conter as chaves principais das tabelas envolvidas, chaves estas que se irão tornar numa chave composta da nova tabela.

[Imagem: a9pnc8.jpg]

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.


RE: MANUAL PRIMEIROS PASSOS PARA CRIAR A ESTRUTURA DE UMA BASE DE DADOS - rei007 - 12-09-2011 09:52

Viva,

Podias era fazer uns artigos, enviavas para nós e nós fazíamos a publicação no blog em teu nome.