Flash Player 11 is ALIVE! - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Programação e Web (/forumdisplay.php?fid=16) +--- Tópico: Flash Player 11 is ALIVE! (/showthread.php?tid=9804) |
Flash Player 11 is ALIVE! - wilsonsilva - 26-09-2011 10:47 Algumas pessoas pensam que o Flash está morto porque a Apple decidiu abandonar o suporte do Flash Player no iOS. O Steve Jobbs levou-os a crer que o HTML5 era a solução para tudo e que os plugins já não tinham lugar na web. Actualmente o Flash Player está instalado em 98% dos PC’s. Muitos sites continuam com conteúdos em Flash. Criar sistemas operativos (iOS) e browsers (Internet Explorer 10 Metro) que não suportem Flash Player é dar tiros nos pés porque a tecnologia está profundamente entranhada na Web e os concorrentes estão dispostos a dar suporte. O Flash Player 11 vêm aí em Outubro com um montão de novidades. Muito mais rápido e com aceleração gráfica (o uso do CPU é drasticamente reduzido). É possível alguém escrever um artigo sobre isso? Só não escrevo eu porque não tenho o dom da redacção do pplware. Fica aqui alguma informação base: O que há de novo no FP 11 http://www.adobe.com/devnet/flashplayer/articles/whats-new-flash-player11.html Flash Player 11 Release Candidate http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer11.html Machinarium Jogo feito em flash domina o mercado da appstore da Apple: http://news.cnet.com/8301-30685_3-20104108-264/flash-derived-ipad-game-tops-app-store-charts/ http://machinarium.net/demo/ Starling Framework A Adobe contratou o programador que desenvolveu a sparrow framework para o iOS e pediu-lhe que criasse uma versão em Actionscript. Esta framework permite aceleração de gráficos 2D sem escrevermos montes de código. Starling Framework (Flash Player 11) http://www.starling-framework.org/ Sparrow Framework (iOS) http://www.sparrow-framework.org/ Introducing Starling Framework http://www.bytearray.org/?p=3371 Autodesk Scaleform GFX http://en.wikipedia.org/wiki/Scaleform http://www.scaleform.com/gfx - Tecnologia da Autodesk que é utilizada em muitos dos jogos para PC, XBox 260 e PS3. Exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=zKDuzVbi50Q Unity Durante algum tempo pensou-se que o Unity fosse acabar com o Flash Player mas essa ideia ficou esquecida. No futuro será possível que os jogos feitos em Unity corram no Flash Player. No site há um vídeo que exemplifica isso. http://blogs.unity3d.com/2011/09/01/unity-and-flash-a-sneak-peek/ http://androidandme.com/2011/09/applications/shadowgun-trailer-shows-off-the-future-of-android-games/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+androidandme+%28Android+and+Me%29 Alguns exemplos de cenas em 3D com aceleração gráfica http://aerys.in/minko-citroen-ds3 http://aerys.in/minko-quake-3 Jogos no Flash Player 11 Zombie Tycoon Preview: http://www.youtube.com/watch?v=LrArtYuEkEI Demo: http://molehill.zombietycoon.com/ MAX Racer Preview: http://www.youtube.com/watch?v=tgwi0lWgX8w Demo: http://alternativaplatform.com/en/demos/maxracer/ Visualizador de mapas do Minecraft em Flash http://www.youtube.com/watch?v=G_F-ZKSCTsg http://liquify.eu/flash/MCExplorer The Big List of Molehill Demos Uma lista de demos do novo Flash Player. Alguns demos já não funcionam porque foram feitos para uma versão pré-alpha. http://www.leebrimelow.com/?p=2607 Existem ferramentas gratuitas e open source http://osflash.org/projects - Colecção gigante de ferramentas, libraries e protocolos open source. http://wwwimages.adobe.com/www.adobe.com/content/dam/Adobe/en/devnet/swf/pdf/swf_file_format_spec_v10.pdf - Especificação do formato SWF – Quem quiser pode escrever um flash player (ex: Gnash, Tamarin) http://vectorian.com/giotto/ -Giotto - Ferramenta gratuita equivalente ao Flash http://en.wikipedia.org/wiki/FlashDevelop - Flash Develop – IDE gratuito e open source http://opensource.adobe.com/wiki/display/flexsdk/Flex+SDK - Flex SDK – SDK que permite complilar qualquer programa feito em Actionscript/MXML http://www.mtasc.org/ - Compilador de Actionscript gratuito e open source http://www.gnu.org/s/gnash/ - Open Source Flash Player Com o Giotto, Flex SDK e o FlashDevelop conseguem fazer tudo o que se faz com o Flash Builder e o Flash Professional. E há muito mais para contar! Os fanáticos é só ouvem um lado da história. Respostas às falsas e/ou ingénuas declarações de Steve Jobbs Steve Jobs on Flash: Correcting the Lies http://jessewarden.com/2010/04/steve-jobs-on-flash-correcting-the-lies.html Pot, meet kettle: a response to Steve Jobs' letter on Flash http://arstechnica.com/apple/news/2010/04/pot-meet-kettle-a-response-to-steve-jobs-letter-on-flash.ars A Response To Steve Jobs – Thoughts On Flash http://billmackin.com/2010/04/a-response-to-steve-jobs-thoughts-on-flash/ Response to “Thoughts on Flash” http://truegryc.blogspot.com/2010/05/response-to-thoughts-on-flash.html Open Letter to Steve Jobs http://blogs.fsfe.org/hugo/2010/04/open-letter-to-steve-jobs/ Steve Jobs' 'Thoughts on Flash' is a snow job http://au.ibtimes.com/articles/20100429/steve-jobs-thoughts-on-flash-issnow-job.htm Why Flash Will Never Die http://www.search-this.com/website-design/why-flash-will-never-die/ RE: Flash Player 11 is ALIVE! - RaCcOn - 26-09-2011 11:00 Vamos lá ver se irá melhorar qualquer coisa...sem margem para dúvidas que a Adobe tem condições para criar algo melhor que o que teve até agora... Qualquer das formas, flash para já continua a dar uma série de problemas...tanto muitos websites conhecidos já fizeram a migração para HTML5 bem como todos os browsers já o suportam nativamente... Se o Steve Jobs não tivesse razão nisso, achas que se iriam dar a todo esse trabalho? RE: Flash Player 11 is ALIVE! - wilsonsilva - 26-09-2011 11:25 Excepto as RIA's, não acho que os sites devam ser todos feitos em Flash. O problema dos sites em que o Flash Player se caga todo é quase exclusivo dos programadores e não do Flash Player. Olha este exemplo: http://pixlr.com/editor/ Uma aplicação feita para o Flash Player 10 (sem qualquer tipo de aceleração gráfica). É uma aplicação robusta tendo em conta que tem muitas funcionalidades que só os melhores editores de imanges têm e corre num browser, e tem uma boa performance mesmo sem aceleração gráfica. É muito difícil fazer algo equivalente em HTML5/Javascript. Há casos em que o HTML5/Javascript não servem, como o caso dos jogos. O Flash sempre dominou nesse aspecto e vai continuar a dominar. Concordo que a Adobe tenha condições para criar algo melhor e adivinha, criou - Flash Player 11 RE: Flash Player 11 is ALIVE! - RaCcOn - 26-09-2011 13:10 Sem margem para dúvidas, mas é certo e sabido que flash tem uma serie de problemas conhecidos...tanto de performance como de segurança. Flash é um plugin externo ao browser, html5 não e sabes que isso faz toda a diferença. Devido ao seu elevado consumo de recursos faz com que as baterias dos portateis drenem mais depressa e nos tablets idem... Ainda não usei Flash player 11, mas vamos lá ver o que vai sair de lá. Quanto a dificuldade de fazer algo em HTML5, acredita que não é tão dificil quanto dizes e HTML5 para já tem pouca coisa de limitado em relação ao flash. Vamos lá ver... Para mim, flash acaba, pelas razões que dei acima e também por questões de SEO... Até algo em contrário irei desaconselhar sempre Flash a todos os meus clientes e aconselhar HTML5/jQuery. |