Forum Pplware
Photoshop CS5 Extended - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: Photoshop CS5 Extended (/showthread.php?tid=9942)

Páginas: 1 2


Photoshop CS5 Extended - dininis - 15-10-2011 16:23

Sabem de algum site/livro que ensine a utilizar esse programa?
Sempre tive curiosidade em saber como ele funciona e suas funções...


RE: Photoshop CS5 Extended - progster - 15-10-2011 17:11

Boa tarde.

Photoshop CS5 & CS4 – Depressa & Bem

Editora Fca

Se é ou não o ideal não sei, mas estou a ler este nos meus tempos livres e até á data ainda não decepcionou.

Cumprimentos.


RE: Photoshop CS5 Extended - .mechanism - 16-10-2011 00:32

Ter uma base teórica onde nos apoiar é sempre essencial mas, por experiência própria, tenho a dizer que se, simplesmente, abrires o programa e começares a clicar e a explorar todas as funções vais aprender mais rapidamente a te desenvencilhares nesse ambiente do que seguires os passo-a-passo para iniciantes de um qualquer livro.

Comecei a "trabalhar" sozinho com o Photoshop 7 quando tinha uns 12/13 anos, ainda não tinha Internet em casa (ou seja, não tive acesso à imensidão de tutoriais e afins que, já por essa altura, deveriam existir) e fui aprendendo à tentativa-erro.

Actualmente começo a sentir a tal necessidade de procurar a teoria relacionada com certos aspectos mais avançados com os quais ainda não estou tão familiarizado.

Resumindo começa a pouco e pouco explorando o programa por ti próprio, sem tentares cumprir nenhum objectivo demasiado avançado, quando sentires que as ferramentas e funções "mais simples" já estão dominadas, lança-te a um livro que explore todo o programa com mais profundidade e começa a desenvolver os teus métodos de trabalho.


RE: Photoshop CS5 Extended - progster - 16-10-2011 00:52

Boa noite.

(16-10-2011 00:32).mechanism Escreveu:  Ter uma base teórica onde nos apoiar é sempre essencial mas, por experiência própria, tenho a dizer que se, simplesmente, abrires o programa e começares a clicar e a explorar todas as funções vais aprender mais rapidamente a te desenvencilhares nesse ambiente do que seguires os passo-a-passo para iniciantes de um qualquer livro.
(...)

Concordo, quanto ao ponto de aprender por nós próprios, mas um livro é sempre um livro, especialmente um livro técnico do tema em que se está a trabalhar/aprender, logo não concordo, em conforme é mais rápido aprender sozinho por tentativa e erro, do que com um apoio devidamente organizado e estruturado, isto de acordo com a minha própria experiência profissional.

Cumprimentos.


RE: Photoshop CS5 Extended - dininis - 16-10-2011 22:06

prefiro aprender pelo termo técnico, do que aprender pelo termo prático (se é que me faço entender).
Já andei as voltas com o programa, porém aquela coisa tem tanta função, que praticamente é impossivel aprender tudo sozinho...

Por isso que quero aprender, não só a utilizar, como também a dominar (Se bem, que sempre é melhor ter alguém para explicar o conteúdo do livro, porém em termos de cursos escolares, tinha que escolher entre isso e informática... nem pensei duas vezes e fui para programação.)

Vou esperar que o livro apareça online em PDF, pois nunca me dei bem com livros em papel... sempre fico a meio.


RE: Photoshop CS5 Extended - Mettafox - 16-10-2011 22:20

Aprender a trabalhar no Photoshop é coisa fácil...
Primeiro, instalar em inglês.

Segundo, seguir dois ou três tutorias básicos, depois de os seguires, fazes dois ou três trabalhos experimentais usando as técnicas que aprendes-te nos tutoriais.

Após isto, segues alguns mais avançados, etc.

Conforme vais aprendendo, vais começar a aprender de forma técnica as ferramentas e a utilizador de forma geral o Photoshop.


Não adianta saber em primeiro lugar a teoria, o que importa é saber trabalhar com as ferramentas, a teoria só serve para perceber a fundo para que serve cada ferramentas e o que podes fazer com ela.


A prática é o mais importante, eu já presenciei muitas situações do tipo...
Um licenciado a armar-se em chico esperto com a mania das teorias todas, e houve um com o 12º ano que lhe perguntou, sabe fazer X, e o licenciado, não...
Ora, para que serve a teoria se não soubermos como trabalhar com as coisas?


Nada melhor do que, aprendermos com a prática e completarmos com a teoria.

Há certas coisas que sem teoria a prática não faz sentido, neste caso é com a prática que a teoria faz sentido.


Podes aprender a teoria primeiro, mas depois complementa fortemente com a prática.


RE: Photoshop CS5 Extended - progster - 16-10-2011 22:38

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  Aprender a trabalhar no Photoshop é coisa fácil...
Primeiro, instalar em inglês.

Segundo,seguir dois ou três tutorias básicos, depois de os seguires, fazes dois ou três trabalhos experimentais usando as técnicas que aprendes-te nos tutoriais.

Após isto, segues alguns mais avançados, etc.

Conforme vais aprendendo, vais começar a aprender de forma técnica as ferramentas e a utilizador de forma geral o Photoshop.

Não adianta saber em primeiro lugar a teoria, o que importa é saber trabalhar com as ferramentas, a teoria só serve para perceber a fundo para que serve cada ferramentas e o que podes fazer com ela.
(...)

Não sei se reparas-te, mas estás a contradizer-te, por um lado dizes para seguir 2 ou 3 tutoriais básicos, e por outro estás a dizer que não vale a pena aprender a teoria.

"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Um licenciado a armar-se em chico esperto com a mania das teorias todas, e houve um com o 12º ano que lhe perguntou, sabe fazer X, e o licenciado, não...
Ora, para que serve a teoria se não soubermos como trabalhar com as coisas?
(...)

Bem, para além de estares a generalizar a questão dos licenciados, pois nem todos são assim, esse deve ser do tipo de licenciados que em vez de ir ás aulas, vai para as noitadas..., por isso não te admires.

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Nada melhor do que, aprendermos com a prática e completarmos com a teoria.
(...)

Discordo, se já se sabe a pratica para que aprender a teorica?
Passo a explicar, se já se conhece todas as opções de um programa e o que cada uma delas faz para que aprender a teoria?...Wink

Não esqueçer, que para quem quer aprender alguma coisa de jeito, para além de depender de cada um, é mais rápido e vale mais aprender logo desde o inicio com apoio técnico téorico, do que só com a prática...

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Há certas coisas que sem teoria a prática não faz sentido, neste caso é com a prática que a teoria faz sentido.
(...)

Neste caso eu diria mais que é o contrário, mas pronto tudo depende de cada um.


RE: Photoshop CS5 Extended - Mettafox - 17-10-2011 13:33

(16-10-2011 22:38)Progster Escreveu:  
(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  Aprender a trabalhar no Photoshop é coisa fácil...
Primeiro, instalar em inglês.

Segundo,seguir dois ou três tutorias básicos, depois de os seguires, fazes dois ou três trabalhos experimentais usando as técnicas que aprendes-te nos tutoriais.

Após isto, segues alguns mais avançados, etc.

Conforme vais aprendendo, vais começar a aprender de forma técnica as ferramentas e a utilizador de forma geral o Photoshop.

Não adianta saber em primeiro lugar a teoria, o que importa é saber trabalhar com as ferramentas, a teoria só serve para perceber a fundo para que serve cada ferramentas e o que podes fazer com ela.
(...)

Não sei se reparas-te, mas estás a contradizer-te, por um lado dizes para seguir 2 ou 3 tutoriais básicos, e por outro estás a dizer que não vale a pena aprender a teoria.

"Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena"

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Um licenciado a armar-se em chico esperto com a mania das teorias todas, e houve um com o 12º ano que lhe perguntou, sabe fazer X, e o licenciado, não...
Ora, para que serve a teoria se não soubermos como trabalhar com as coisas?
(...)

Bem, para além de estares a generalizar a questão dos licenciados, pois nem todos são assim, esse deve ser do tipo de licenciados que em vez de ir ás aulas, vai para as noitadas..., por isso não te admires.

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Nada melhor do que, aprendermos com a prática e completarmos com a teoria.
(...)

Discordo, se já se sabe a pratica para que aprender a teorica?
Passo a explicar, se já se conhece todas as opções de um programa e o que cada uma delas faz para que aprender a teoria?...Wink

Não esqueçer, que para quem quer aprender alguma coisa de jeito, para além de depender de cada um, é mais rápido e vale mais aprender logo desde o inicio com apoio técnico téorico, do que só com a prática...

(16-10-2011 22:20)Mettafox Escreveu:  (...)
Há certas coisas que sem teoria a prática não faz sentido, neste caso é com a prática que a teoria faz sentido.
(...)

Neste caso eu diria mais que é o contrário, mas pronto tudo depende de cada um.

Como disseste e bem, depende cada um, eu preferi aprender a trabalhar com Photoshop desta forma...
Aprendi a usar algumas ferramentas básicas fazendo alguns tutoriais simples, e fui aprendendo com outros trabalhos que fui fazendo.

Se me perguntares para que serve uma especifica ferramenta, eu posso não te saber responder de forma "cientifica", mas posso responder de forma técnica.

Eu aprendi Photoshop não concretamente só por questões profissionais / escolar, mas também por questões pessoais...

Gosto de vez enquanto fazer umas brincadeiras no PS, e participo numa comunidade de design (DeviantArt).


RE: Photoshop CS5 Extended - nioxys - 17-10-2011 13:55

Olá Smile

Não deixes de passar por aqui, é um bom lugar para aprenderes.


RE: Photoshop CS5 Extended - progster - 17-10-2011 17:59

(17-10-2011 13:33)Mettafox Escreveu:  (...)
Aprendi a usar algumas ferramentas básicas fazendo alguns tutoriais simples, e fui aprendendo com outros trabalhos que fui fazendo
(...)

Arrest my case... Big Grin