Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
E-goi: As suas campanhas de email têm 65% de aberturas únicas?
10-07-2014, 15:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-07-2014 15:23 por ines.coelho.)
Mensagem: #1
E-goi: As suas campanhas de email têm 65% de aberturas únicas?
A E-goi explica como é possível que as campanhas de email obtenham 65% de aberturas únicas. 



Sim, não é gralha. É mesmo um cliente nosso que teve 65% de aberturas! E não é totais, são únicas! Além disso, não se trata de um pico, mas sim de uma média ao longo de vários envios.

Impressionante! Como é que se consegue?
A chave está sempre no interesse que o conteúdo desperta em quem recebe o email (ou seja, a reactividade, também denominada "engagement"). Temos centenas de clientes com médias de 50-60% de aberturas únicas, mas são sobretudo grandes marcas ou blogueiros com legiões de fãs granjeados ao longo de anos. O que é interessante neste caso em particular é a rapidez e técnica com que um dos nossos clientes chegou a este nível de reactividade.

Quem é ele?
Chama-se Caio Henrique Teodoro e é o responsável pelo site brasileiro PromoB. O Caio é especialista em arquitectura 3D e decidiu preparar uma série de cursos práticos gratuitos para ajudar quem tem interesse nesta área. O site é simplicíssimo: a pessoa escolhe o curso, inscreve-se (com um formulário E-goi integrado num plugin do Wordpress) e começa a receber uma sequência de emails com as diferentes aulas, bem como algumas dicas do Caio.

Até aqui, tudo normal. É uma série de autoresponders. E como quem se inscreve terá interesse no curso (a inscrição é double opt-in), as taxas de abertura iniciais serão sempre boas, mas o Caio queria que esse interesse fosse aumentando ao longo do curso (pois a tendência normal é reduzir-se). E é aqui que entra o golpe de génio.

Qual foi a técnica que ele usou?
Ao contrário da maioria das pessoas, que prepara o autoresponder e a sequência de emails uma vez e raramente a altera, o Caio observou diariamente os resultados de cada uma e experimentou inúmeros assuntos, combinações e sequências diferentes para ver qual resultava melhor. Após 6 meses de testes e mais de 15 000 emails enviados, esta é a conclusão:

1) Assuntos de email mais eficazes (acima de 60% de aberturas únicas):

- Preciso te pedir desculpas
- Má notícia
- Fui enganado
- Comunicado importante
- Você conhece essa técnica?

2) N.º de emails que as pessoas costumam receber na sequência até se obter esta eficácia: 5

3) Taxa de cliques únicos necessária para complementar as aberturas: 60% ou mais (no caso do Caio, os cliques foram em média de 72%, o que demonstra que as pessoas reagiram muito bem ao conteúdo dos emails)

Mais alguma dica?
Sim. Segundo o Caio, outra técnica muito proveitosa é enviar um email com excelente conteúdo e alto valor logo de manhã e no dia seguinte enviá-lo novamente, mas apenas para quem não abriu esse email no dia anterior. No 3.º dia, faz-se o mesmo mas apenas para quem não abriu no 2.º dia, e assim sucessivamente durante uma semana. Esse email reenviado deve ter um assunto ligeiramente diferente (por exemplo, prefixado por "RE" ou "Fwd") e um texto no início que pergunta se a pessoa teve oportunidade de ler o email. Desta forma, funciona como um lembrete pessoal, especialmente útil para assegurar que as pessoas que recebem muitas mensagens diárias não se esquecem da sua. O E-goi pode criar este lembrete automaticamente.

E quais foram os assuntos de email menos eficazes?
Estes: "Oi segue uma dica quente", "Aula imperdível com grande guru", "Inacreditável promoção relâmpago" e "Como usar o programa X". Tiveram aberturas abaixo dos 30%.

Hmm, todos esses assuntos (incluindo os mais eficazes) parecem um bocado "banha-da-cobra". Não é arriscado usá-los?
Qualquer assunto muito arrojado e informal é arriscado. Por isso, é fundamental que o conteúdo do email dê o seguimento adequado ao assunto e não defraude as expectativas. Se o seu email diz "Preciso te pedir desculpas" é bom que haja um excelente motivo para esse pedido. Quanto mais franqueza demonstrar perante a sua audiência, melhor a reactividade. Se não fizer isso, acontecem catástrofes como esta.

Qual é então a lição a reter?
Nunca descure os testes! Crie ciclos de venda ligeiramente diferentes (assunto, conteúdo, sequência), use segmentos e tags para fragmentar a sua lista de inscritos em grupos pequenos (50 pessoas) e teste cada ciclo com um grupo separado, comparando as diferenças. Pode fazer isso manualmente ou com os nossos split-tests automáticos.

E mesmo depois de chegar aos 65% de aberturas (parabéns! Smile, continue a acompanhar diariamente os resultados e veja os pontos que podem ser optimizados. Lembre-se, há sempre forma de melhorar!

Por Rúben Alvim
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-07-2014, 12:08
Mensagem: #2
RE: E-goi: As suas campanhas de email têm 65% de aberturas únicas?
Um estudo muito rigoroso que eu fiz envolvendo anos de experiências e dezenas de milhares de voluntários, provou que o subject "sexo grátis" é o que mais interesse desperta, entre os utilizadores masculinos.

Em relação aos utilizadores femininos, não foi possível tirar nenhuma conclusão. 
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)