lilo e Windows XP
|
01-06-2010, 22:18
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
lilo e Windows XP
Caros gurus de linux
HD com 2 partiçoões EXT2 e lilo (sda1 e sda2) Reduzi o tamanho da partição (sda2) para libertar espaço (teste de boot ok) Instalei o Windows XP no espaço libertado (sda3) Como era de prever o MBR foi substituido. Como posso reaver o múltiplo arranque ? (Não quero reinstalar o linux pois tem programa POS) sda1 linux (anteriormente activa) sda2 linux sda3 windows XP (activa) Desde já EXTREMAMENTE grato pela vossa ajuda . |
|||
01-06-2010, 22:30
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: lilo e Windows XP
(23-02-2010 03:37)Ana Escreveu: Eu aconselhava-te primeiro a repores a MBR do Windows 7: É isto? Serve? |
|||
01-06-2010, 23:24
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Não usa o Grub mas lilo.
|
|||
01-06-2010, 23:50
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
How do I restore LILO in the MBR?.
Enquanto não há resposta em concreto, não custa nada "espreitar"... |
|||
02-06-2010, 07:40
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
O facto é que nem sequer sei qual o distribuição que foi utilizada. Já vinha com ela instalada e com o o programa de POS.
Tenho sempre a copia de segurança feita antes de instalar o windows numa imagem do clonezilla, mas isso inviabiliza o uso do windows. Ando às voltas e voltas... e voltas |
|||
04-06-2010, 15:18
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Uma solução pode ser:
1 - Iniciar um LiveCD 2 - Abrires um terminal e montares a / do teu sistema que tens em disco numa pasta Código: sudo mkdir /mnt/root/ && sudo mount /dev/sXY /mnt/root Nota: X e Y significam o disco e a partição: exemplo /dev/sda2 3 - Depois de introduzires a tua password ficarás com acesso ao teu sistema instalado. 4 - Corres o lilo para ele sobrescrever a MBR de novo Código: sudo lilo |
|||
06-06-2010, 11:09
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Obrigado por toda a ajuda
A questão do live cd: testei com o ubuntu, que não tem o lilo, fazendo apt-get lilo - mount /dev/sda3 /mnt - lilo Porém obtinha um erro que não consegui contornar. Solucionei o problema colocando um segundo disco e selecionando o boot menu da bios para arrancar com o SO que quero. Gostava porém de descobrir a solução para outras situações. Desde já grato a todos por toda a ajuda prestada |
|||
06-06-2010, 12:24
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Convém sempre andar com uma ISO do Knoppix ou assim para estes casos
Ainda bem que já tá resolvido. Abraço |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)