Duvida de Ajax
|
24-07-2009, 12:08
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-07-2009 12:09 por Ribeiro.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Duvida de Ajax
Boas pessoal!!
Estou com problemas em resolver uma situação em Ajax, se me pudessem dar umas dicas, agradecia. O problema é o seguinte: estou a desenvolver um site e quero implementa-lo com Ajax, então o que fiz foi criar um “div id=main” na minha pagina html que se divide em “div id=left”, que contem um menu de links e “div id=right”. A ideia passa por carregar, por exemplo num link e através de Ajax fazer com que a informação apareça no lado direito(e funciona). O senão é que apenas funciona se substituir os links por botões. Alguém tem ideia como fazê-lo com links?? O código do ficheiro de Jscript(ajax.js): Código: var xmlHttpRequest = null; Código do ficheiro de html: Código: <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"> Neste ultimo ficheiro decidi apagar algumas linhas que não são importantes para o problema em questão, de modo a simplificar ao máximo para quem esta a ver. O ficheiro "nosso_clube.html", apenas contem um paragrafo (fiz o paragrafo só para testar). Outra situação em que irei "esbarrar" será na função "efectuarPedido", já que neste momento apenas esta feita para pedir ao servidor um url, mas a solução final terá de fazer pedidos a todos os html´s que estão no servidor consoante o link clicado. Mas irei ver isso mais lá para a frente. Cumprimentos. |
|||
24-07-2009, 12:26
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Duvida de Ajax
O ideal mesmo é usar jQuery (com JSON para Ajax, em vez de plain text ou plain html), e teres alguma informação inicialmente (por causa dos crawlers).
Mas, respondendo simplesnnete à tua questão, tens duas opções: Alterar <code> <a href="" onClick="efectuarPedido()">O nosso clube</a> </code> Para <code> <a href="#" onClick="efectuarPedido();">O nosso clube</a> </code> Ou <code> <a href="jvoid(0);" onClick="efectuarPedido();">O nosso clube</a> </code> e repetires o procedimento para outros links. Outra nota: deverias considerar usar XHTML Strict para "limpar" ao máximo o código HTML e separar as coisas muito bem entre Server-side e Client-side, sendo que terias de ter muitos mais cuidados e o uso de jQuery (ou Mootools) seria quase obrigatório, porque caso contrário terias de escrever muitas linhas de javascript para tudo funcionar perfeitamente em todos os browsers BrunoBernardino.com |
|||
24-07-2009, 13:57
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Obrigado Bruno por responderes simplesmente à minha questão (já testei e funciona), mas mais ainda pelas outras sugestões que fizeste (vou segui-las).
Tenho muito para pesquisar e apreender. |
|||
24-07-2009, 15:02
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-07-2009 15:03 por ruicosta.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Boa tarde,
Começo por te explicar, aquilo que respondi ao teu comentário: Maos à obra: Adicionar à nossa página o JQUERY - Download com esta linha: Código: <script type="text/javascript" src="jquery-1.3.2.min.js "></script> Desta forma, podemos utilizar esta leve e prática IDE. Passemos ao teste que ditará se está a funcionar ou não: Código: <html> Apareceu o alerta com a mensagem? Óptimo. Seguindo em frente. Código pronto e a funcionar e comentado: Código: <html> conteudos.php Código: <?php Abraços e beijinhos |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)