Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
|
13-09-2009, 23:18
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-09-2009 23:20 por BladeRunner.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Parece que escrever em português é cada vez mais difícil.
Vamos tentar corrigir alguns aqui? Um dos mais vistos: "teem" - deve ser escrito: têm Explicado: Têm ou têem Destas formas só a primeira está correcta. Têm (que se pronuncia tãem) é a forma verbal correspondente à terceira pessoa do plural do verbo ter (eles têm). Porque confundimos esta palavra? A resposta é simples, confundimos esta forma verbal por a associarmos a outros verbos que nos parecem similares como os verbos ver (eles vêem) e ler (lêem). Mas devemos associar o verbo ter ao verbo vir (eles vêm). Por isso, não confundir: Eles vêem bem. / Eles vêm de casa. Eles lêem muitos artigos. /Eles têm muitos artigos. . |
|||
14-09-2009, 00:07
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc)
Adoro este tópico!
É a minha vez! (Até porque eu revejo muuuuitos artigos publicados no blog, por isso estou habituada a ver ) há / à há - verbo HAVER. Há muito tempo. Há segundos atrás. (haver tempo). Há outra coisa que gostaria de dizer. (haver algo). à - contracção da preposição "a" com o artigo definido género feminino "a". a + a = à Eu vou à casa da minha avó. (eu vou a a casa da minha avó). Os meus artigos | O meu site |
|||
14-09-2009, 02:07
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Ter que vs Ter de:
- Ter que usa-se no sentido de “ter algo para”. Usamos esta expressão quando antes do “que” podemos subentender as palavras “algo”, “coisa” ou “coisas. - Ter de serve para exprimir “dever”, “obrigação”, “desejo” ou “necessidade” em relação a alguma coisa. Assim, tomando o exemplo inicial, “tenho de me ir embora” significa que se tem necessidade ou se é obrigado a ir embora. |
|||
14-09-2009, 04:34
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-09-2009 04:36 por Darkblood.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Há um erro muito comum que é saber quando se separa o "te" de um verbo. Por exemplo: começas-te e começaste.
Uma maneira que eu acho prática é colocar um "não" antes, assim: Começas-te a aperceber. Não te começas a aperceber. -Não se mantêm igual na negativa. Começaste a perceber. Não começaste a perceber. -Mantem-se igual na negativa. Outra forma é ver a acentuação: "começáste" -> parece que tem um acento agudo no "a". "começas-te" -> Este já não. |
|||
16-09-2009, 18:52
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Ví agora este num fórum de automoveis:
Arrebentei em vez de Rebentei! Outro: Espilrar em vez de Espirrar! Mais vale escrever assim: Sguedno um etsduo da Uinvesriadde de Cmabgirde, a oderm das lertas nas pavralas não tem ipmortnâcia qsuae nnhuema. O que ipmrtoa é que a prmiiera e a utlima lreta etsajem no lcoal cetro.De rseto, pdoe ler tduo sem gardnes dfiicuddaes... Itso é prouqe o crebéro lê as pavralas cmoo um tdoo e não lreta por lerta. |
|||
09-11-2011, 23:25
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
RE: Tópico dos erros ortográficos (fóruns, etc) | |||
09-11-2011, 23:28
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Nem mais...
Progster |
|||
16-11-2011, 12:27
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-11-2011 12:35 por nioxys.)
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Ao ler o último post do BladeRunner lembrei-me do seguinte,
Citar:Eu hoje faço quinze anos mas era melhor que não os fizesse. Tive um dia lixado e pra começar o meu velho obrigou-me a trabalhar no restaurante a servir os almoços e eu nunca gosto de lá trabalhar mas no dia dos anos é pior que nos outros dias e depois a velha não me deixou sair à noite com o Angelino e a outra malta porque apareceram visitas e no fim de tudo ainda tive de começar a escrever esta m*rda do diário ou lá como lhe chamam e eu não gosto nada de escrever não me importo de ler porque há a Bola e há os livros de caubóis mas escrever isso é mesmo contra vontade porque é uma chatice e a gente ainda tem de pôr vírgulas mas eu vírgulas não vou nessa não ponho que se lixe. Excerto retirado do livro Navegador Solitário de João Aguiar. “A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)