Permissões e Samba
|
18-06-2010, 13:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-06-2010 22:10 por Apaxe.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Permissões e Samba
Olá a todos,
Instalei o Samba no Ubuntu 10.04 para fazer de Servidor de Ficheiros na minha rede. Para tal, iniciei a sessão com o Utilizador_1 e criei uma pasta a partilhar em "/backup/Partilha" e também a partilha no ficheiro "smb.conf" para ser usada por dois utilizadores, conforme o exemplo em baixo: [Partilha] path = /backup/Partilha read only = no valid users = utilizador_1, utilizador_2 Em seguida adicionei os utilizadores a um grupo: # adduser utilizador_1 nome_do Grupo # adduser utilizador_2 nome_do Grupo # chgrp nome_do Grupo /backup/Partilha Defini tambem a seguinte Permissão sobre a pasta partilhada: # chmod -R 770 /backup/Partilha Como eu necessito que os dois utilizadores editem os mesmos ficheiros do Microsoft Word que lá existem, estou a ter problemas com as Permissões de escrita nos ficheiros. Exemplo: Se eu crio um ficheiro com um dos utilizadores o outro utilizador não consegue gravar uma alteração feita por ele no ficheiro, porque como o ficheiro foi criado com o outro utilizador, este fica só com permissão de Leitura para o Grupo. Resumindo, eu necessitava que sempre que um utilizador cria-se um ficheiro este fica-se automaticamente com permissão de "Leitura e Escrita" para o Grupo? Obrigados |
|||
19-06-2010, 18:19
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Permissões e Samba
(18-06-2010 13:35)Apaxe Escreveu: Olá a todos, (Nao posso no momento testar, mas parece que seja isto) No ficheiro smb.conf, procura pela parte que diz "create mask". Este deve estar definida como sendo: create mask = 0700 Altera para: create mask = 0775 Desta forma quando o utilizador cria um ficheiro, as permissioes ficam group=rw (leitura e escrita). Se precisares para directorias, usas o "directory mask". Fiquem Bem! |
|||
19-06-2010, 22:05
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
RE: Permissões e Samba
Elias_REC, obrigado pela atenção.
O que me indicas era exactamente uma das configurações que me estava a falhar. Portanto eu tinha que adicionar na partilha as linhas "create mask = 0770" e "directory mask = 0770" mas também a linha "force group = nome_do _grupo" Exemplo: [Partilha] create mask = 0770 directory mask = 0770 read only = no path = /backup/Partilha valid users = utilizador_1, utilizador_2 inherit owner = yes force group = nome_do _grupo |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)