E se um software medisse a sua felicidade no local de trabalho?
|
22-12-2011, 23:37
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
E se um software medisse a sua felicidade no local de trabalho?
Não é propriamente o tipo de investimento que as empresas portuguesas coloquem na lista de prioridades, mas isso não impediu que uma consultora nacional decidisse avançar no terreno e criar um produto que permite medir os níveis de felicidade no local de trabalho.
O software chama-se Are you Happy e nasce no âmbito de uma parceria com outra empresa portuguesa, a Ask For Alchemy, que desenvolveu a metodologia. O produto acaba de entrar na segunda versão, depois da estreia há cerca de um ano e meio, e materializa um conjunto de convicções dos responsáveis das empresas envolvidas, como explica ao TeK Luís Pereira, partner da Via Consulting. O software permite "perceber o que as pessoas percecionam sobre as empresas onde trabalham", diz o gestor da Via. Na instalação o produto é adaptado à realidade de cada empresa e tem um período de implementação que varia consoante os níveis de integração e automação dos sistemas de informação em cada organização, mas o que não muda é o impacto que uma ferramenta deste género pode ter, garantem os promotores. O Are You Happy afere o estado de espírito dos colaboradores de uma empresa através de questionários periódicos. O software tem programadas milhares de questões, entre elas estão perguntas como estas: a minha chefia reconhece as minhas conquistas?; esta empresa reconhece a criatividade?; felicito os colegas de outras áreas pelo bom desempenho?; procuro oportunidades para fazer com que os meus colegas se sintam especiais? As respostas são posteriormente tratadas pelo software, que produz um resultado final, atribuindo um grau de felicidade aos colaboradores da empresa. Com base nos resultados, a organização também tem acesso a dicas de aspetos que pode melhorar. Luís Pereira diz que os resultados podem surpreender. Os resultados obtidos nos clientes e na própria Via, que também implementou a solução, mostram que os pequenos gestos podem ter um impacto determinante na postura dos colaboradores, na sua produtividade, empenho e sentimento de pertença relativamente à empresa. "É interessante perceber o impacto de simples gestos no dia-a-dia das pessoas, como um bom dia", admite Luís Pereira, comentando os resultados obtidos através do Are you Happy na própria experiência da Via. A versão de estreia deste software para medir a felicidade está instalada em alguns clientes da empresa. A nova versão - que está em fase de finalização - também já está em testes num cliente, embora o gestor admita que o tema da felicidade no local de trabalho está longe das prioridades das empresas nacionais. "Há outros países com outra cultura com uma maior abertura para este tipo de produtos", admite o responsável. No entanto, é para já apenas em Portugal que a Via Consulting comercializa a solução. A empresa está em fase de internacionalização, mas nessa frente a aposta vai para outras áreas, como as soluções de pagamento em mobilidade e a área da sustentabilidade ambiental para computadores. Na área dos pagamentos móveis e da mobilidade a empresa desenvolveu um portefólio de soluções baseadas no protocolo de mensagens USSD e aposta nesta como uma das frentes de internacionalização. O protocolo em questão permite a transmissão de informação através de telefones GSM, sem necessidade de instalação de software adicional no telemóvel. Na área da sustentabilidade, a Via representa em Portugal e nos mercados de língua portuguesa a solução Serveyor da Verdiem. O produto permite otimizar o consumo energético em equipamentos informáticos. No mercado português usa esta solução a Sonaecom e estão a experimentar mais uma dezena de empresas. Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/e_s...09208.html Se um software medisse a felicidade individual de cada trabalhador no seu local de trabalho, para uma grande maioria dos trabalhadores os resultados não seriam lá muito bons. Progster |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)