Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
|
20-08-2008, 00:44
Mensagem: #11
|
|||
|
|||
RE: Ubuntu Server - Duvida no Fdisk
olha, faz assim, arranca com um Live CD.. inicia o Gparted e cria uma partição ext3 num espaço vazio para poderes fazer para lá o backup... .. (podes diminuir o tamanho das outras partições para ficares com espaço livre).. depois.. copias tudo para la {o que quizeres} e por fim.. apagas todas as outras e começas de novo
![]() ![]() Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa. Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais. Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. ![]() |
|||
20-08-2008, 08:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-08-2008 08:49 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #12
|
|||
|
|||
Não quero ser desmancha prazeres, mas sinceramente, se tens tudo a funcionar bem não te deverias pôr a "brincar" com as partições senão podes fazer algo irreversível (been there, done that
![]() Opções: - Fazes backup dos dados importantes e corres então o GParted a partir de um LiveCD (recomendado) OU - Deixas tar tudo como está e esperas que não te traga complicações futuras (não te trouxe até agora) Se bem que o backup que o Penguin Community referiu não é mau pensado e pode ser a tua única solução, acho que é mais seguro criares um backup para um disco externo ou pelo menos para outro pc. BrunoBernardino.com |
|||
20-08-2008, 10:07
Mensagem: #13
|
|||
|
|||
pois, eu ja me aconteceu o «mesmo», feito parvo* fiz uma partição com 9 Gb para a /home e às tantas aquilo estava cheio enquanto que o / tinha 60Gb livres.. então eu tive de fazer assim... recorri ao GParted.. diminuí a partição de / e aumentei a de /home e pronto
![]() *- não me perguntes onde andava com a cabeça... =| LOL. nem eu sei ![]() ![]() Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa. Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais. Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. ![]() |
|||
20-08-2008, 12:56
Mensagem: #14
|
|||
|
|||
Boas
Hoje decidi fazer um teste, fiz fdisk /dev/sdb (o de 81,9Gb) e criei uma nova partição primaria de tamanho total do disco, gravei e sai do fdisk para depois formatá-lo em ext3, mas decidi montar o disco so para testar e os dados continuam la... ja corri o fsck q nao detectou problemas e agora o fdisk -l da-me isto: Disk /dev/sdb: 81.9 GB, 81964302336 bytes 255 heads, 63 sectors/track, 9964 cylinders Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes Disk identifier: 0x00000000 Device Boot Start End Blocks Id System /dev/sdb1 1 9964 80035798+ 83 Linux assim ja esta correcto, agora pergunto, e possivel formatar um disco em ext3 e usá-lo normalmente sem ter criado nenhuma particao? ao que parece foi qualquer coisa do genero q aconteceu... mais logo ainda vou bootar com o gparted para ver que info e que ele da... |
|||
20-08-2008, 13:34
Mensagem: #15
|
|||
|
|||
para tu teres um File System (sistema de ficheiros) necessitas de ter uma partição... Um disco rígido sem partições não serve para nada...
Para poderes usar o espaço de um disco rígido; deverás criar uma partição, formatá-la com um sistema de ficheiros (etx3 para o Linux) e após isso poderás por lá os ficheiros etc.. No teu caso tens uma partição denominada /dev/sdb1 formatada com ext3 (Linux) ![]() ![]() se não conseguires copiar para lá os ficheiros... aviza (pode ser necessário teres de dar um comando)... mas deves conseguir.. ![]() boa sorte Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa. Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais. Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. ![]() |
|||
20-08-2008, 13:48
Mensagem: #16
|
|||
|
|||
Penguin Community Escreveu:para tu teres um File System (sistema de ficheiros) necessitas de ter uma partição... Um disco rígido sem partições não serve para nada... Pois, isso sei eu, a questão e que antes nao aparecia a particao sdb1 (não aparecia nenhuma) e usava o disco normalmente... de certeza que foi algum erro na tabela de particoes... penso eu |
|||
20-08-2008, 14:28
Mensagem: #17
|
|||
|
|||
humm. ou seja, tu estavas a usar uma partição que não era reconhecida pelo fdisk.... humm.. no meu pc o fdisk reconhece tanto partições montadas como desmontadas... =S
Gparted em Live CD... ![]() ![]() Penguin Community, uma comunidade Linux portuguesa. Nesta comunidade podes esclarecer as tuas dúvidas sobre Linux e Software Livre, podes conversar e debater com outros membros, ter acesso a tutoriais e muito mais. Temos vários espaços próprios para as mais variadas coisas que podes fazer. ![]() |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)