Ajuda ITED + ZON
|
18-11-2012, 18:48
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-11-2012 18:53 por miroma.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Ajuda ITED + ZON
Boa noite,
Preciso de uma ajudinha GRANDE, tenho no meu apartamento uma caixa ATI que faz a distribuição de 5 pontos de rede pela casa, e tenho Zon Fibra Instalada. Nao percebo nada das caixas ATI e estas coisas ITED que tanto falam, por isso precisava de uma ajudinha que penso nao ser complicado para quem sabe. A caixa esta no hall de entrada que esta praticamente a meio da casa, a intenção seria ligar ai a caixa directamente o router wireless da zon, e o telefone, de maneira a que distribuição o sinal wireless bem por estar no meio da casa, e consegui-se aproveitar como tal os pontos de rede tambem. O telefone, ja gostava de o poder ligar em qualquer ponto da casa. Nao sei onde nem como ligar o router da ZON ao ATI dado que estes router sao por coaxial e nao RJ45 como o da MEO, por isso nao estou a ver como posso tirar o sinal do ATI para o router e onde ligar o RJ45 do router ao ATI para distribuir o sinal. Espero estar a fazer-me entender. Anexo uma foto do ATI para melhor se perceber. photo.JPG.zip (Tamanho: 1,79 MB / Downloads: 63) Desde ja um obrigado |
|||
20-11-2012, 13:34
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Ajuda ITED + ZON
Viva,
Já faz algum tempo desde a ultima vez em que mexi em redes ATI/ITED mas se nao estou em erro, o que percebi da tua caixa foi: DDC Primário: Possibilidade de ligar a 4 "operadores" via pares de cobre (ligacao via RJ45 ou cabo de rede se preferires); DDC Secundário: Total de 6 tomadas de rede OU ligacao a 6 divisoes da casa, sendo que cada divisao tem mais de uma tomada, esta ultima com maior probabilidade. Em todo o caso, cada ponto do DDC Secundário está ligado internamente ao DDC Primário, sendo possivel escolher a fonte via botao comutável. Quanto ah segunda metade: Do lado esquerdo, tens 2 opcoes de ligacao via cabo coaxial, MATV e CATV. MATV quer dizer que o sinal vem do edificio e, normalmente, é sinal partilhado/publico. CATV quer dizer que o sinal é "interno" e privado, normalmente, associado a uma operadora. Do lado direito, tens a possibilidade de ligar 10 pontos coaxiais + 6 de reserva, sendo que tens 6 pontos ocupados. Quanto ah passagem do sinal, parece-me relativamente simples. Uma vez tendo o router perto do ATI, bastará ligar um cabo RJ45 (cabo de rede) no DDC Primário na entrada 2 e no DDC Secundário escolheres a ultima opcao OP4. desta forma, o sinal deverá ir para todas as divisoes e em cada tomada bastará ligares uma box para ligacao a TV OU um filtro/adaptador para o telefone OU ligar o pc directamente. Agora, consideracoes a ter em conta: - O teu ATI nao tem ligacao por fibra, como tal, terás de fazer uma puxada do sinal para poderes ligar aí o router; - A marca/modelo ou manual do ATI/ITED seria optimo para confirmar que as ligacoes estao como previstas. |
|||
20-11-2012, 15:04
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Desde já o meu muito obrigado Bruno, pelo esclarecimento, fiquei muito mais esclarecido sobre o meu equipamento.
A parte da rede, já percebi, a questão da puxada é que não a ver como irei fazer. O quadro ATI não está já a receber sinal externo? ou seja, a ligação coaxial que vem da caixa do pátio comum dos apartamentos que entra em casa, não tem uma ligação ao ATI é isso? Pergunto porque essa parte faz-me confusão, dado que consigo ligar a box e o router a qualquer ponto coaxial da casa e obter o sinal da ZON. Peço desculpa as perguntas, mas de facto não tenho noção sobre este sistema. Cumprimentos e obrigado |
|||
20-11-2012, 15:51
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Viva,
Desculpa pela confusao mas foi falha da minha parte. Li ZON Fibra e interpretei MEO Fibra Agora faz tudo muito mais sentido Quer entao dizer que os pontos coaxiais, do lado esquerdo, estao já com sinal ZON (nao será preciso puxada nenhuma ) Usando um cabo coaxial suplente, liga o router, numa das entradas TC1 - MATV e confirma se recebe sinal. Em caso afirmativo, só precisas de um cabo de rede para ligar no DDC Primário. Aproveita tambem e confirma se nas entradas TC2 - CATV existe tambem algum sinal. Ainda preciso da referencia do ATI para confirmar que as ligacoes serao mesmo dessa forma. |
|||
20-11-2012, 23:19
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Boa noite,
De facto agora que cheguei a casa e pude confirmar parece ser tudo como dizes, mas aqui deixo a referencia para analise, a única que encontro no quadro pelo menos é: Serie Visbox ATI6 Ver.A da QuadroViseu, isto é o único que encontro, mesmo no "manual" de quatro folhas que deixaram. não me parece grande ajuda mas... De resto no manual so tem mesmo a indicar as frequências dos repartidor e derivadores e nada mais Acho que só mesmo testando o que indicas. Desde já um muitíssimo obrigado pela ajuda |
|||
21-11-2012, 17:25
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Viva,
A referencia nao está longe..seria, por exemplo, VB.565. Mas com os dados que tens já deverás conseguir ligar sem problemas. Depois confirma como ficou |
|||
21-11-2012, 22:57
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Boas!
Fiz agora a experiência e de facto consigo consigo as ligações a net como comentado! Único problema na ligação é que ao ligar no dcc primário entrada 2, apenas consigo configurar um ponto no dcc secundário, se comutar mais do que um ponto no op4 no dcc sec. A ligação cai! Alguma sugestao? Cumps |
|||
25-11-2012, 00:19
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Viva,
Percebi a parte da ligacao cair quando tens mais de um ponto ligado em simultaneo mas nao percebi onde e' que a ligacao cai, isto e', o router perde sincronismo? Preciso de mais detalhes |
|||
26-11-2012, 08:56
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Viva!
Nao o router e a ligaçao dele fica impecavel, o ati é que deixa de responder! Cumps |
|||
26-11-2012, 12:10
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Viva,
Percebi..agora..essa parte vai ser algo mais complicada de resolver, nao sabendo nós como estao as ligacoes por tras.. Tenta ligar na entrada 1 (onde tem o op1, op2 e op3) e ve se ele faz o mesmo. Poderá ser um problema com as ligacoes internas ou uma limitacao do proprio ATI. Ve no manual que informacao tens sobre o DDC. Se puderes digitalizar o manual que possuis seria uma ajuda |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 9 Visitante(s)