Servidor Centos
|
16-03-2013, 00:51
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Servidor Centos
Boas,
Adquiri um servidor linux ai à uns dois meses, desde então tenho vindo a configura-lo. Mas agora estou com um problema que não consigo entender o porque. Tenho configurados no servidor, o meu domínio e mais 4 subdomínios, tendo três destes subdomínios o wordpress instalado. Mas o que acontece é que de vez em quando um dos subdomínios deixa de estar acessível via browser (port 80) , mas consigo aceder aos outros e também consigo pingar o subdomínio que não consigo aceder via browser. Não estou a conseguir perceber qual o problema, já corri os logs todos e não encontro nada. Isto está a atrasar o meu projecto. Agradeço desde já a vossa ajuda, cumps. |
|||
16-03-2013, 01:20
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-03-2013 01:21 por brunoantunes.)
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Servidor Centos
Viva, bem-vindo ao fórum.
Antes de mais, sugiro-te dares uma vista de olhos nas regras do fórum e apresentares-te ah comunidade aqui e aqui, respectivamente. Em segundo, quando perdes o acesso, qual o erro que recebes? Acontece aleatoriamente ou existe algum padrao detectado? Quando fazes ping, é ao IP ou ao FQDN? Nos logs nem informacao aparece? EDIT: Lembrei-me de outra questao. Quando perdes o acesso, consegues ligar-te remotamente (ssh ou via GUI)?? |
|||
16-03-2013, 01:29
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Obrigado antes de mais!
Quando acedo pelo chrome diz que é do servidor DNS, mas do firefox e safari diz que o site não está acessível. Quando faço o ping é ao FQDN. Se há algum padrão ainda não consegui perceber. Nos logs não encontro nada de o bind ou apache estar em baixo. E sei que não estão porque consigo aceder aos outros subdomínios. Sim, consigo aceder ssh! |
|||
16-03-2013, 02:18
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Viva,
Já tentaste configurar outra porta? Quando deixas de ter acesso, em vez de usares o FQDN usa o IP num browser a ver o que acontece. Nos logs de acesso, consegues confirmar se uma máquina conseguiu ter acesso? Podes tentar verificar se existe algum bloqueio nesse momento. Conheces a ferramenta 'netcat'? Basicamente, retorna informacao sobre se uma determinada porta está aberta ou nao. netcat <host> <port> - Se retornar o valor 0 (zero) é porque está aberta, caso contrário, estará fechada. Podes colocar um loop e analisar a sua reaccao. O mesmo é válido para o ping. |
|||
21-03-2013, 01:02
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Quando o site está em baixo, nos logs não aparece nada.
Mas agora aconteceu uma coisa que não percebo, com o http://www.dem... deu logo erro, mas com dem... pediu a password e só depois é que deu erro. Nos logs aparece isto : Citar:xx.xxx.xxx.xx - - [21/Mar/2013:00:52:44 +0100] "GET / HTTP/1.1" 401 492 "-" "Mozilla/5.0 (Windows NT 6.2; WOW64; rv:15.0) Gecko/20100101 Firefox/15.0.1" yy - ip do server Não configurei outra porta, mas com o netcat vi que a porta estava aberta! Quando uso o IP no browser vai para o 1º virtualhost da lista. |
|||
22-03-2013, 23:30
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Já configurei outra porta e o problema está igual!
|
|||
25-03-2013, 02:37
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Viva,
Nao sei se percebi bem..Quando usas a sigla HTTP aparece-te erro mas quando usas o URL sem HTTP, recebeste um pedido de autenticacao e depois falha é isso? A leitura que faco desse log (que confesso nao ter certezas quanto ah sua fiabilidade) é: - Ao tempo 21/Mar/2013:00:52:44 recebeste um código 401, que se refere a uma falha de autenticacao (ausencia de dados ou dados incorrectos). Assumo que aqui foi quando tentaste aceder com a sigla HTTP. - Ao tempo 21/Mar/2013:00:52:48 recebeste um código 301, que se refere a um reencaminhamento. Repara que no inicio dessa linha tens o valor 'demo1' que é considerado o utilizador para autenticacao. - Ao tempo 21/Mar/2013:00:52:49 recebeste um código 401, que é igual ao primeiro ponto (ausencia de dados ou dados incorrectos). O atributo '/wp-cron.php?doing_wp_cron' vem do WordPress. Pelo que percebi tem a ver com a comunicacao entre a página e os servidores deles. Normalmente usado para updates/backup. Esta ferramenta permite gerir todos os eventos gerados pelo 'CRON'. Talvez exista alguma relacao entre essas falhas e os eventos?? Aqui tens uma explicacao de como ler um log. |
|||
26-03-2013, 01:22
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Bem obrigado pela ajuda!
Já percebi que o problema não é do Wordpress, instalei o joomla e magento e dá o mesmo problema. Depois pus a correr um script com um loop para cada host que tenho e pus uma página só com html, outro site com uma loja virtual e no outro deixei o wordpress. E reparei que todos iam a baixo. Agora estou a pensar que o problema é mesmo do Servidor DNS. Eu tenho o bind instalado, e já tentei várias configurações diferentes mas o problema mantem-se! Código: $TTL 86400 Esta é a configuração que tenho actualmente! Alguma coisa errada? |
|||
26-03-2013, 04:24
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-03-2013 04:30 por brunoantunes.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Viva,
Ao fazer umas pesquisas encontrei um outro tópico teu no Portugal a Programar Ajudou a perceber um pouco mais daquilo que tens implementado Primeiro passo Daquilo que vi fiquei algo confuso. Conheces o site Mx toolbox? Apesar de conseguirmos o mesmo por linha de comandos, essa ferramenta permite facilmente verificar todos os registos publicos de um site - MX; A; CNAME; DNS; WHOIS; Blacklist; etc - para além de verificar se existe alguma discrepancia com os registos. Ora, daqui verifiquei que o IP 213.251.185.31 está a apontar para ns1.capitonlusitano.com e para ks35687.kimsufi.com. Se aceder vir IP vou de encontro ao segundo site e nao ao primeiro. No outro tópico reparei que este segundo site é-te conhecido. A minha pergunta é: Qual é a relacao entre estes 2 enderecos e porque estao com o mesmo ip? Segundo passo Na tua configuracao (neste tópico) colocaste o ip 213.25.185.31 - repara que o segundo octeto tem falta do numero 1. Nao tem qualquer problema em estar com outro IP (nem tao pouco em outra rede), apenas quero confirmar se é esse o ip que queres manter. Na ferramenta acima indicada o ns está a apontar para 213.251.185.31 (segundo octeto com 251). Por razoes de organizacao (pessoal) alterei o teu código. Código: @ IN NS ns1.capitonlusitano.com. Repara que apenas os ultimos CNAME é que estao melhor estruturados. Desta forma, ficas com uma variável e desde que o httpd.conf esteja bem configurado o resultado é igual. O campo WWW também pode ficar como CNAME visto que o dominio já está a apontar para o ip 213.25.185.31 (volto a salientar o segundo octeto). Terceiro passo Na configuracao do httpd.conf (mencionado no outro tópico) colocaste o subdominio como demo1.lusitano.com - repara que nao é o mesmo que demo1.capitonlusitano.com. Tanto quanto percebi o dominio lusitano.com nada tem a ver contigo. Todavia, a configuracao pode ficar da seguinte forma: Código: NameVirtualHost *:80 Adicionei o campo errorlog para ficares com logs individuais para cada site. Quarto passo No outro tópico colocaste uma configuracao DNS para o demo1.capitonlusitano.com. Onde colocaste esta configuracao e porque mencionas o dominio ks357.kimsufi.com?? Espero que o testamento nao te baralhe e caso efectues alguma reconfiguracao, nao te esquecas do backup primeiro Nota: Eu deixei de ter acesso ao site demo1* - Assumo que estejas em testes? |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)