Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Garantia PC
07-12-2011, 01:09
Mensagem: #11
RE: Garantia PC
Citar:E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?
É uma peça nova ... tem dois anos ... ou não?

Se fores tu a comprar a board tem dois anos de garantia, se for trocada em garantia ... não tem?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 01:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2011 02:12 por BladeRunner.)
Mensagem: #12
RE: Garantia PC
(07-12-2011 00:57)RaCcOn Escreveu:  Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Bem...
- Quem é responsável pela garantia do teu equipamento é a Marca/Fabricante e não a loja.

- A loja como intermediário é obrigada legalmente a efectuar o envio da máquina para a marca ou então efectuar o encaminhamento da mesma para que a mesma seja reparada. (Por norma nas lojas, eles ficam com a máquina a máquina é recolhida em conjunto com outras pelo estafeta e aí vai para a marca...por norma as lojas tem um dia especifico para levantamento de determinados artigos de determinadas marcas. daí ser mais rápido através da linha de apoio da marca).

- A loja ao indicar-te a linha de apoio não te está a enganar, na realidade está a ajudar-te pois o tempo que irias ficar privado da máquina ao ser enviado por eles é superior ao de seres tu solicitar o levamento do mesmo.

- Se enviares pela loja, tens de te deslocar até a loja para entregar e levantar, pelas linhas de apoio eles levantam onde quiseres e voltam a levar, sem qualquer custo adicional.


Quanto a questão que colocas, tal como disseste e muito bem, a máquina quer sejas tu a "enviar" ou a loja vai exactamente para o mesmo local, e como ela já lá esteve nas bases de dados da HP, já deverá estar como fora de garantia devido ao relatório anterior onde indicam humidade, comprovando com fotografias.

Podes alegar que o que tu quiseres quanto ao facto de não teres sido tu a colocar a humidade na máquina, eles tem as fotos como prova, tu não.

Quanto as obrigações legais em reparações dentro de garantia, os 30dias corridos tanto são válidos para a loja como para o fabricante sendo que no fabricante mesmo nessa situação terias o problema resolvido mais cedo e com múltiplas opções, no caso da loja, poderão chegar ao final dos 30dias e impingir-te uma máquina qualquer, desde que seja tecnicamente igual ou superior a tua.

No teu caso, aconselho-te a efectuar reclamação a HP pedindo explicação de como poderia ter entrado humidade para a motherboard.
Outro conselho que te dou, é que sejas cordial e ajudes para que possas ser ajudado...se quiseres entrar a matar, podes ter o azar de não te fazerem nada, restando-te apenas ires para tribunal onde certamente perderás.
Quanto ao que referes da loja onde adquiris-te o equipamento...
Recusaram-se a receber o artigo ainda dentro de garantia?
Foram mal educados para contigo?

Caso a resposta seja não a ambas as perguntas, não tens qualquer razão para reclamar...eles aconselharam-te apenas a linha de apoio, não te prestaram um pessimo serviço, apenas te ajudaram a ter a maquina mais cedo.
Lembra-te também, que o livro de reclamações é uma excelente arma para o consumidor se defender e reclamar de um determinado espaço comercial, mas não deverá ser usado indevidamente e apenas porque estamos aborrecidos com algo.

by the way...
Se me deres o número do processo da HP, posso conseguir saber onde o teu portátil esteve e falar com quem o viu.
Pode ser que consiga ajudar de alguma forma, caso seja possível.


Ah...
Ao tempo de garantia acresce o tempo que estiveres privado do equipamento em reparações abrangidas pela garantia.

E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?

Blá, blá... conversa de comerciante... blá, blá...
Se levares comigo como cliente andas é de lado... se vieres com essa conversa!
Se te compram um produto... és tu que tens de lidar e tratar de tudo! Ponto final...
Podes vir com a conversa do tempo, mas em última instância... és tu, a loja, que tem a responsabilidade perante o cliente! Se houver problemas com a HP... é entre ti e ela. O cliente só tem de esperar uma resposta de ti! Mais nada!
Não concordas... muda de ramo e vai vender peixe para a lota!
E não venhas com a pergunta, feito anjinho, da garantia! Quando compras um componente, ou o substituis... esse componente tem dois anos de garantia! Está nos Direitos do Consumidor... vai ler!
Se não sabes isto... a tua credibilidade como comerciante, vendedor, "impigidor", seja la o que fazes... é muito fraca!
Não recomendo compras na tua loja...
Então... se mudares um componente numa máquina, seja carro, computador, etc, esse componente não tem garantia? Essa é boa... Tanto tem, como o tempo em que o produto, enquanto ele está na assistência é acrescida ao tempo total da garantia! Isto é, a garantia é suspensa durante esse tempo.
Enfim, não sabes do que falas!

Artigo 6.º
Responsabilidade directa do produtor

1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis

Este tipo de solução pode ser tomado... pelo consumidor! O vendedor não tem de colocar isso na discussão, só lhe ficando mal...
De repara na expressão: "Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor...", que são prioritários... pois é o vendedor que tem o ónus da resolução do problema!

A garantia dos componentes estão incluídas no link acima! Um componente é um bem de consumo, seja uma memória, uma motherboard, um conjunto de velas, uma jante, uns pneus, um volante, etc...

Meu caro... acabaste de demonstrar uma ignorância que só te fica mal, perante quem ponderasse ser teu cliente!

P.S.

Artigo 5.º-A
Prazo para exercício de direitos

1 - Os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam no termo de qualquer dos prazos referidos no artigo anterior e na ausência de denúncia da desconformidade pelo consumidor, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
2 - Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis


Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Ok... mais info:


"Se surgirem avarias ou problemas nesse período, tem várias opções: reparação, substituição, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo vendedor. Escolha a mais apropriada."
http://www.deco.proteste.pt/compra-e-ven...433051.htm

Mais:

http://www.consumidor.pt/

Até uma pintura, num carro antigo, tem garantia! Quem proceder ao trabalho tem de garantir o mesmo!
Todos os componentes que são colocados num carro, em contexto de, por exemplo, revisão, usufruem de dois anos de garantia!
Todos os componentes são bens de consumo, não têm de ter artigos lei próprios, pois já estão incluídos na Legislação acima descrita.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 12:03
Mensagem: #13
RE: Garantia PC
(07-12-2011 01:09)JPedrosa Escreveu:  
Citar:E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?
É uma peça nova ... tem dois anos ... ou não?

Se fores tu a comprar a board tem dois anos de garantia, se for trocada em garantia ... não tem?

Então quer dizer que se te trocarem o artigo por igual ao abrigo da garantia tens mais 2 anos de garantia?
Por exemplo as PS3 são sempre trocadas por novas...

Errado...
Aliás as marcas até se reservam no direito de trocar por material recondicionado se assim o entenderem.
Wink

O que acresce ao tempo de garantia é o tempo que estás privado do uso do artigo.
Entregas-te hoje, e só daqui a duas semanas é que te colocam o artigo disponível para levantamento, tens mais 2 semanas de garantia após a data de talão. Wink
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 12:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2011 12:21 por JPedrosa.)
Mensagem: #14
RE: Garantia PC
(07-12-2011 12:03)RaCcOn Escreveu:  
(07-12-2011 01:09)JPedrosa Escreveu:  
Citar:E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?
É uma peça nova ... tem dois anos ... ou não?

Se fores tu a comprar a board tem dois anos de garantia, se for trocada em garantia ... não tem?

Então quer dizer que se te trocarem o artigo por igual ao abrigo da garantia tens mais 2 anos de garantia?
Por exemplo as PS3 são sempre trocadas por novas...

Errado...
Aliás as marcas até se reservam no direito de trocar por material recondicionado se assim o entenderem.
Wink

O que acresce ao tempo de garantia é o tempo que estás privado do uso do artigo.
Entregas-te hoje, e só daqui a duas semanas é que te colocam o artigo disponível para levantamento, tens mais 2 semanas de garantia após a data de talão. Wink

Meu caro,
não é primeira nem a última que isso me acontece.
No meu carro anterior, ao fim de um ano, o farol nevoeiro foi trocado em garantia, sim tive dois anos de garantia disso.

Por outro lado, tive uma outra situação que foi abrirem a tampa das válvulas para meterem novamente o produto vedante.
Isso, por ser uma reparação e não material novo .. tem seis meses de garantia.

O que estás a dizer ... não faz sentido.
Então eu tenho um portatil que avaria a board, no final da garantia, tu trocas por uma nova, no mês seguinte termina a garantia ... se a board avaria passado dois meses ... azar? ... isso não é assim.

EDIT:
Que as marcas tentem que seja assim, que as lojas tentem que seja assim ... acredito ... mas a lei ... parece que manda.
É como a Apple ter politicas especificas para os produtos deles ... valem o que valem, e sempre que se sobrepõe a lei do país onde é vendido ... não valem nada Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 13:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2011 13:12 por RaCcOn.)
Mensagem: #15
RE: Garantia PC
(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  
(07-12-2011 00:57)RaCcOn Escreveu:  Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Bem...
- Quem é responsável pela garantia do teu equipamento é a Marca/Fabricante e não a loja.

- A loja como intermediário é obrigada legalmente a efectuar o envio da máquina para a marca ou então efectuar o encaminhamento da mesma para que a mesma seja reparada. (Por norma nas lojas, eles ficam com a máquina a máquina é recolhida em conjunto com outras pelo estafeta e aí vai para a marca...por norma as lojas tem um dia especifico para levantamento de determinados artigos de determinadas marcas. daí ser mais rápido através da linha de apoio da marca).

- A loja ao indicar-te a linha de apoio não te está a enganar, na realidade está a ajudar-te pois o tempo que irias ficar privado da máquina ao ser enviado por eles é superior ao de seres tu solicitar o levamento do mesmo.

- Se enviares pela loja, tens de te deslocar até a loja para entregar e levantar, pelas linhas de apoio eles levantam onde quiseres e voltam a levar, sem qualquer custo adicional.


Quanto a questão que colocas, tal como disseste e muito bem, a máquina quer sejas tu a "enviar" ou a loja vai exactamente para o mesmo local, e como ela já lá esteve nas bases de dados da HP, já deverá estar como fora de garantia devido ao relatório anterior onde indicam humidade, comprovando com fotografias.

Podes alegar que o que tu quiseres quanto ao facto de não teres sido tu a colocar a humidade na máquina, eles tem as fotos como prova, tu não.

Quanto as obrigações legais em reparações dentro de garantia, os 30dias corridos tanto são válidos para a loja como para o fabricante sendo que no fabricante mesmo nessa situação terias o problema resolvido mais cedo e com múltiplas opções, no caso da loja, poderão chegar ao final dos 30dias e impingir-te uma máquina qualquer, desde que seja tecnicamente igual ou superior a tua.

No teu caso, aconselho-te a efectuar reclamação a HP pedindo explicação de como poderia ter entrado humidade para a motherboard.
Outro conselho que te dou, é que sejas cordial e ajudes para que possas ser ajudado...se quiseres entrar a matar, podes ter o azar de não te fazerem nada, restando-te apenas ires para tribunal onde certamente perderás.
Quanto ao que referes da loja onde adquiris-te o equipamento...
Recusaram-se a receber o artigo ainda dentro de garantia?
Foram mal educados para contigo?

Caso a resposta seja não a ambas as perguntas, não tens qualquer razão para reclamar...eles aconselharam-te apenas a linha de apoio, não te prestaram um pessimo serviço, apenas te ajudaram a ter a maquina mais cedo.
Lembra-te também, que o livro de reclamações é uma excelente arma para o consumidor se defender e reclamar de um determinado espaço comercial, mas não deverá ser usado indevidamente e apenas porque estamos aborrecidos com algo.

by the way...
Se me deres o número do processo da HP, posso conseguir saber onde o teu portátil esteve e falar com quem o viu.
Pode ser que consiga ajudar de alguma forma, caso seja possível.


Ah...
Ao tempo de garantia acresce o tempo que estiveres privado do equipamento em reparações abrangidas pela garantia.

E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?

Blá, blá... conversa de comerciante... blá, blá...
Se levares comigo como cliente andas é de lado... se vieres com essa conversa!
Se te compram um produto... és tu que tens de lidar e tratar de tudo! Ponto final...
Podes vir com a conversa do tempo, mas em última instância... és tu, a loja, que tem a responsabilidade perante o cliente! Se houver problemas com a HP... é entre ti e ela. O cliente só tem de esperar uma resposta de ti! Mais nada!
Não concordas... muda de ramo e vai vender peixe para a lota!
E não venhas com a pergunta, feito anjinho, da garantia! Quando compras um componente, ou o substituis... esse componente tem dois anos de garantia! Está nos Direitos do Consumidor... vai ler!
Se não sabes isto... a tua credibilidade como comerciante, vendedor, "impigidor", seja la o que fazes... é muito fraca!
Não recomendo compras na tua loja...
Então... se mudares um componente numa máquina, seja carro, computador, etc, esse componente não tem garantia? Essa é boa... Tanto tem, como o tempo em que o produto, enquanto ele está na assistência é acrescida ao tempo total da garantia! Isto é, a garantia é suspensa durante esse tempo.
Enfim, não sabes do que falas!

Artigo 6.º
Responsabilidade directa do produtor

1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis

Este tipo de solução pode ser tomado... pelo consumidor! O vendedor não tem de colocar isso na discussão, só lhe ficando mal...
De repara na expressão: "Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor...", que são prioritários... pois é o vendedor que tem o ónus da resolução do problema!

A garantia dos componentes estão incluídas no link acima! Um componente é um bem de consumo, seja uma memória, uma motherboard, um conjunto de velas, uma jante, uns pneus, um volante, etc...

Meu caro... acabaste de demonstrar uma ignorância que só te fica mal, perante quem ponderasse ser teu cliente!

P.S.

Artigo 5.º-A
Prazo para exercício de direitos

1 - Os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam no termo de qualquer dos prazos referidos no artigo anterior e na ausência de denúncia da desconformidade pelo consumidor, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
2 - Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis


Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Ok... mais info:


"Se surgirem avarias ou problemas nesse período, tem várias opções: reparação, substituição, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo vendedor. Escolha a mais apropriada."
http://www.deco.proteste.pt/compra-e-ven...433051.htm

Mais:

http://www.consumidor.pt/

Até uma pintura, num carro antigo, tem garantia! Quem proceder ao trabalho tem de garantir o mesmo!
Todos os componentes que são colocados num carro, em contexto de, por exemplo, revisão, usufruem de dois anos de garantia!
Todos os componentes são bens de consumo, não têm de ter artigos lei próprios, pois já estão incluídos na Legislação acima descrita.

Bem, primeiro, deixa-me recomendar-te um chá de camomila uma vez que pareces andar um pouco nervoso.
É algo natural e que te poderá ajudar a teres mais calma perante as pessoas que te rodeiam e com as quais te poderás então relacionar directa ou indirectamente.

Se levasse contigo como cliente, tal como outros clientes que eventualmente posso e espero levar ao longo da minha vida, eras mais um igual a todos os outros...quer venhas ou não reclamar...
És tratado exactamente da mesma forma que toda a gente, com respeito, honestidade e dignidade...
Se tens razão e nós sabemos que tens ou mostras por A + B que a tens, nós somos os primeiros a dar-ta e ficar em "prejuízo" se assim o for necessário.

Agora...


(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Blá, blá... conversa de comerciante... blá, blá...

Fica-te um pouco mal, tentar indiciar que um comerciante é um mentiroso ou que está constantemente a tentar enganar um cliente obtendo com isso lucros para si próprio.
Como em todo lado existem bons e maus comerciantes, alguns mais ou menos conhecedores da lei do consumidor.
Esta saiu-te mal.

(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Se te compram um produto... és tu que tens de lidar e tratar de tudo! Ponto final...
Podes vir com a conversa do tempo, mas em última instância... és tu, a loja, que tem a responsabilidade perante o cliente! Se houver problemas com a HP... é entre ti e ela. O cliente só tem de esperar uma resposta de ti! Mais nada!

E onde é que eu disse que não?
O cliente tem o direito de escolher o local onde pretende deixar o seu equipamento para reparação.
Ou na loja onde adquiriu, ou directamente no reparador.
Nenhum dos dois se poderá negar a receber o artigo para reparação dentro do prazo de garantia legal ou pré-estipulada pelo fabricante para o caso de ser superior ao período de 2 anos.
Se houver problemas com a HP, sim é a loja que tem de resolver com a HP...no entanto neste caso em concreto a loja apenas irá enviar um orçamento para a reparação uma vez que a mesma teve termino quando o cliente "molhou" o equipamento, tendo sido detectada humidade na motherboard do equipamento.
A loja é apenas um intermediário entre o fabricante e o cliente, sendo da responsabilidade do mesmo a reparação/substituição do bem em questão.
Respondendo a loja apenas no caso de o fabricante se recusar a aceitar o bem ainda dentro de garantia sem que seja por má utilização que ponha termino a garantia.



(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  E não venhas com a pergunta, feito anjinho, da garantia! Quando compras um componente, ou o substituis... esse componente tem dois anos de garantia! Está nos Direitos do Consumidor... vai ler!

Quem decide se o componente é substituido ou reparado é o fabricante e não o cliente.
O cliente apenas poderá exigir a troca integral do equipamento no caso de se ter verificado várias vezes a mesma avaria seguida.
Quanto a minha pergunta feito anjinho (mais uma vez fica-te mal a maneira como falas), já está respondida mais atrás ao user JPedrosa.


(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Se não sabes isto... a tua credibilidade como comerciante, vendedor, "impigidor", seja la o que fazes... é muito fraca!
Não recomendo compras na tua loja...

Mais uma vez fica-te mal, principalmente ao tentares sob todo pretexto mandar abaixo a credibilidade seja de quem for tanto como o chamar "Impingidor".
Como deverás entender, ninguém, e volto a referir para que fique bem claro...ninguém!
Sabe todas as leis seja da constituição ou dos direitos do consumidor neste país ou até mesmo em qualquer outro.
Caso toda a gente soubesse, não seriam necessários advogados, tribunais ou mesmo haveriam DECO e afins...
Pelo que vejo o teu caso parece-me bem diferente, pois para além de dono da razão absoluta és extremamente informado e ciente dos teus direitos...fico feliz por ti acredita, és a primeira pessoa que conheço que sabe tudo acerca de tudo e acredita que nada me deixa mais feliz e grato por isso...
Mas agora vamos aos comuns mortais, grupo no qual tu não te integras...
Primeiro a pergunta que fiz foi uma pergunta retórica...
(Não para ti, pois certamente sabes o que é, mas eventualmente para algum comum mortal que não sabia o que é uma pergunta retórica deixo aqui a explicação (http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/...x?DID=3559))

A minha resposta já está mais acima, ao jPedrosa.

(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Então... se mudares um componente numa máquina, seja carro, computador, etc, esse componente não tem garantia? Essa é boa... Tanto tem, como o tempo em que o produto, enquanto ele está na assistência é acrescida ao tempo total da garantia! Isto é, a garantia é suspensa durante esse tempo.
Enfim, não sabes do que falas!

Continuas a argumentar, mas ainda não me indicas-te qual é o decreto de lei onde indica que se um componente for substituído dentro do período de garantia o componente em questão tem 2anos de garantia a contar da data de substituição do mesmo.
Quanto a suspensão da garantia durante o período em que estiveres privado do uso do equipamento eu já tinha referido isso atrás.
Quanto ao facto de eu não saber do que falo, é possível...não sou falível...não sei tudo acerca de tudo...
A realidade é que não trabalho nisto a dois dias, na verdade já lá vão uns bons anos.
Mas é como em tudo, a antiguidade no ramo não quer dizer sabedoria e conhecimento.



(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Este tipo de solução pode ser tomado... pelo consumidor! O vendedor não tem de colocar isso na discussão, só lhe ficando mal...
De repara na expressão: "Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor...", que são prioritários... pois é o vendedor que tem o ónus da resolução do problema!

A garantia dos componentes estão incluídas no link acima! Um componente é um bem de consumo, seja uma memória, uma motherboard, um conjunto de velas, uma jante, uns pneus, um volante, etc...

Meu caro... acabaste de demonstrar uma ignorância que só te fica mal, perante quem ponderasse ser teu cliente!

No prazo de 30dias após a compra, em caso de avaria, o vendedor é obrigado a substituir o bem por igual.
Após esse mesmo prazo funciona a garantia normal de 2anos onde o equipamento deverá ser reparado ou substituído sem prejuízo para o cliente.
Agora o que quero saber é qual é o decreto de lei, onde diz que caso o bem seja substituído por novo igual ao original, a garantia volta ao ponto inicial.

Quanto ao teu ultimo comentário, mais um que te fica efectivamente muito mal...mas pronto...
Tu é que és o dono da razão absoluta e certamente que deverás ter razão não é?
Qual é mesmo a tua profissão?

(07-12-2011 01:49)BladeRunner Escreveu:  Até uma pintura, num carro antigo, tem garantia! Quem proceder ao trabalho tem de garantir o mesmo!
Todos os componentes que são colocados num carro, em contexto de, por exemplo, revisão, usufruem de dois anos de garantia!
Todos os componentes são bens de consumo, não têm de ter artigos lei próprios, pois já estão incluídos na Legislação acima descrita.


Mas quem disse que uma reparação não tem garantia?
Quem disse que uma pintura de um carro antigo não tem garantia?

Volto a referir que gostava era de saber qual o decreto de lei, onde indica que um bem que seja reparado dentro de garantia onde seja necessária a sua substituição integral ou apenas de um componente, fica com 2anos de garantia novamente...

Volto a referir o caso das PS3, que tal como acontece com outros equipamentos, não são reparadas mas sim substituídas por outras recondicionadas na maioria dos casos.
Em algumas situações, o cliente da sua PS3 que foi para garantia, fica apenas com a carcaça, no caso de esta estar visivelmente danificada.

Smile


Sabes, não ser dono da razão absoluta e ter desconhecimento de alguns assuntos mesmo que relacionados com a nossa área tem destas coisas...
Temos de nos informar, pedir ajuda e até mesmo temos de recorrer a quem seja dono da razão absoluta para conseguirmos saber alguma coisa...
Quando tenho dúvidas acerca de alguma lei, ligo para o meu advogado o qual não raras vezes me diz "Dá-me 10 / 20 / 30 minutos que já te verifico isso e ligo-te de volta"
É o que dá, até os advogados são incompetentes e não sabem as leis todas...
Wink

(07-12-2011 12:20)JPedrosa Escreveu:  Meu caro,
não é primeira nem a última que isso me acontece.
No meu carro anterior, ao fim de um ano, o farol nevoeiro foi trocado em garantia, sim tive dois anos de garantia disso.

Por outro lado, tive uma outra situação que foi abrirem a tampa das válvulas para meterem novamente o produto vedante.
Isso, por ser uma reparação e não material novo .. tem seis meses de garantia.

O que estás a dizer ... não faz sentido.
Então eu tenho um portatil que avaria a board, no final da garantia, tu trocas por uma nova, no mês seguinte termina a garantia ... se a board avaria passado dois meses ... azar? ... isso não é assim.

EDIT:
Que as marcas tentem que seja assim, que as lojas tentem que seja assim ... acredito ... mas a lei ... parece que manda.
É como a Apple ter politicas especificas para os produtos deles ... valem o que valem, e sempre que se sobrepõe a lei do país onde é vendido ... não valem nada Smile


Não sei é onde está o decreto de lei que indica isso mesmo.
Até acredito que tenhas, mas não encontro nenhum decreto de lei onde indique isso mesmo.

Como indicas-te as reparações tem 6meses de garantia, e a substituição da motherboard de um equipamento é a reparação de um equipamento...logo tem 6meses de garantia.

Quanto a questão Apple, o que se punha em dúvida era o facto de a Apple dizer que a garantia era de 1ano e em Portugal a garantia ser de 2anos.

No caso que referis-te,
Deixas o teu portátil para reparação e a garantia acaba daqui a 1semana.

O equipamento foi reparado, e passado 3 meses que sejam voltou a dar o mesmo problema, a marca terá de responder por ele visto que a reparação tem de ter uma garantia de 6meses.
Isto se o problema for exactamente o mesmo.

No caso do teu farol de nevoeiro,
Podem até ter-te dado 2anos de garantia, no entanto não sei até que ponto seriam obrigados a tal uma vez que foi uma reparação dentro de garantia.

No caso do vedante,
Caso seja como referes, eles seriam obrigados a dar-te garantia então dos 2anos, uma vez que o vedante terá de ser subsituido por novo...visto que não é possível reparar o mesmo ou mesmo colocar o mesmo no local outra vez.
Correcto?

Não estou a duvidar, só pedi o decreto de lei onde está explicito isso...Smile


Quanto as lojas, eles não tem prejuízo em exigir os seus direitos perante o fabricante.
É o fabricante o responsável pela garantia e não a loja.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 16:16
Mensagem: #16
RE: Garantia PC
A vocês os 2 é que não compro nada a não ser que vendam e montem embraiagens para automóveis...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 17:24
Mensagem: #17
RE: Garantia PC
Raccon,
o vedante é cola ... não há garantia para cola ... Big Grin

As reparações têm garantias de 6 meses.
Os artigos colocados, porque são novos, têm a garantia de novos.

O que estás a dizer,
leva à má fé, se eu tiver um artigo a terminar a garantia, tu como reparador, pegas e metes uma peça defeituosa, ou que dure 6 meses, e saltas fora ...
Bem, na realidade ... é isso que muita gente faz ...

O exemplo que deste, da PS3 ... não é a mesma coisa.
No caso da PS3 ... propõe-te duas situações, tens a reparação e o re-condicionamento.
No re-condicionamento ... sim, recebes não a tua PS3, mas outra qualquer, que foi lá para reparar, e foi reparada, mas entretanto ... não entregue, ou o que seja.
E pelo re-condicionamento, pagas.
E ... não posso teimar, porque já faz mesmo muito tempo que fiz isto a última vez ... mas não sei se não garantiam o artigo 2 anos ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 18:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2011 18:07 por RaCcOn.)
Mensagem: #18
RE: Garantia PC
Sim é cola e/ou borracha...

Sim claro que de má fé te poderão fazer isso, mas como deverás saber também não há maneira de saber quanto tempo irá durar o bem que estás a colocar.
A marca coloca-se no direito de substituir a motherboard por nova ou recondicionada.
É um facto.
Ou alguém pensava que eles colocavam sempre material novo nas máquinas que vão para garantia e metiam o velho ao lixo?
No caso da motherboard...
Imagina que a substituiem por estar avariada...
As motherboards tem reparação, são enviadas para reparação e colocadas em outras máquinas mas desta vez já recondicionadas.

No caso da PS3, cá salvo raras excepções são todas recondicionadas...
Ficam lá com a tua, enviam para ser recondicionada e enviam-te uma nova recondicionada.
Em casos extremos em que a carcaça esteja danificada, trocam apenas essa zona para ficares com a tua carcaça.
Caso não tenha riscos ou rachadelas, vem outra carcaça.

Posso dizer isto, porque conheço praticamente todos os centros de assistência por dentro e por fora não só em Portugal como em Espanha, França e UK.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 18:30
Mensagem: #19
RE: Garantia PC
Citar:Sim é cola e/ou borracha...
na verdade ... é cola-borracha lolololol
Ao colocar parece cola, ao secar fica borracha ...
Assim acabou-se a brincadeira das juntas, é mais prático.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-12-2011, 21:23
Mensagem: #20
RE: Garantia PC
Sim isso acontece apenas porque ela derrete com o calor do motor, tornando-se mais consistente.

Qualquer das formas,
Na dúvida estive a procura de algum decreto de lei onde indicasse que o artigo/componente substituido teria 2anos de garantia, o qual não encontrei.
Tendo apenas encontrado o que já sabia.

- A reparação tem uma garantia de 6meses, ou seja fica salvaguardado aquela situação que falamos de uma motherboard danificada e a garantia acabar daqui a um mês.

- A garantia suspende enquanto o equipamento estiver em reparação desde que se verifique a avaria/esta seja coberta por garantia.

- O reparador/loja tem 30 dias correntes para dar uma resposta concreta ao cliente, seja reparação, orçamento ou susbtituição do bem.

A única maneira que tenho conhecimento de o bem substituido ter 2anos de garantia é no caso deste ser substituido por um diferente, uma vez que se irá gerar um novo documento de compra(mesmo que a custo Zero), no caso de ser igual ao original, não dará origem a novo talão logo a garantia terá a sua continuidade.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)