Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que Andas a Ler?
13-03-2014, 23:01
Mensagem: #61
RE: O que Andas a Ler?
(11-03-2014 01:48)nioxys Escreveu:  Cosmos - Carl Sagan

[Imagem: gra-cosmoscapa.jpg]

Já li este livro à algum tempo, resolvi coloca-lo aqui porque no Domingo (USA) estreou uma nova versão (se é que posso chama-la assim) da série Cosmos, transmitida originalmente os anos 80 e apresentada pelo grande Carl Sagan.
É um livro fascinante,

Citar:Carl Sagan trata de tudo: 'Cosmos é tudo o que existiu, existe ou existirá.' O que o olhar humano alcança e, mais longe ainda, o que a mente humana alcança. Leva-nos numa viagem para a frente no espaço e para trás no tempo. Faz-nos sonhar! Poder-se-á pedir mais de um livro?

Para quem nunca leu recomendo vivamente, eu já li e reli. Smile
Aproveitem também para ver a novaa série, passa no National Geographic Channel (segundas às 23h, sem querer fazer publicidade).
Olá,

Tenho que agendar no MEO xD

Uma curiosidade, quantas palavras consegues ler por minuto?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2014, 00:03
Mensagem: #62
RE: O que Andas a Ler?
(13-03-2014 23:01)Ro301 Escreveu:  Olá,

Tenho que agendar no MEO xD

Uma curiosidade, quantas palavras consegues ler por minuto?

Olá,

Nunca contei, mas deve estar na média.Tongue
Porque perguntas?

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2014, 01:59
Mensagem: #63
RE: O que Andas a Ler?
(14-03-2014 00:03)nioxys Escreveu:  
(13-03-2014 23:01)Ro301 Escreveu:  Olá,

Tenho que agendar no MEO xD

Uma curiosidade, quantas palavras consegues ler por minuto?

Olá,

Nunca contei, mas deve estar na média.Tongue
Porque perguntas?
O Ministro da Educação, Mário Crato, referiu sobre a obrigação dos alunos do ensino básico, se não estou em erro, lerem um X de número mínimo de palavras por minuto. Claro que é ridículo mas infelizmente parece que existe uma competição internacional acerca do "contar palavras". Parece que quem lê mais palavras por minuto é sinónimo de coisas boas e positivas.

"No 1.º ano todos os alunos terão de conseguir ler 55 palavras por minutos; no 2.º ano 90; no 3.º 110; no 4.º 125 e por aí fora. "

Pelo menos estas são as novas medidas para o Português.
Fonte: http://www.publico.pt/educacao/noticia/n...em-1563110

Lembrei-me perguntar-te porque já disseste que lês muito e queria perceber que velocidade lê um avançado. Só para ver se o Ministro até tem razão. É que se lês muito, segundo a teoria da equação matemática dele, é porque lês bem rápido. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-03-2014, 02:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-03-2014 02:45 por nioxys.)
Mensagem: #64
RE: O que Andas a Ler?
Nunca contabilizei.

No entanto penso que a ideia não passa por ler rápido = ler muito.

Acho que está relacionado com o saber ler.

Por exemplo,

Citar:Eu hoje faço quinze anos mas era melhor que não os fizesse. Tive um dia lixado e pra começar o meu velho obrigou-me a trabalhar no restaurante a servir os almoços e eu nunca gosto de lá trabalhar mas no dia dos anos é pior que nos outros dias e depois a velha não me deixou sair à noite com o Angelino e a outra malta porque apareceram visitas e no fim de tudo ainda tive de começar a escrever esta m*rda do diário ou lá como lhe chamam e eu não gosto nada de escrever não me importo de ler porque há a Bola e há os livros de caubóis mas escrever isso é mesmo contra vontade porque é uma chatice e a gente ainda tem de pôr vírgulas mas eu vírgulas não vou nessa não ponho que se lixe.

In, O Navegador Solitário - João Aguiar

Este excerto tem 141 palavras, lê-se bem em menos de um minuto, não sei se uma criança no 4º ano o consegue fazer, mas acho que a questão está na cadência e não na rapidez da leitura. Ser capaz de ler um certo número de palavras a um ritmo agradável, penso que é mais isto.

Há muitas pessoas com dificuldades na leitura...

É um método de avaliação, como muitos, não sei se está errado ou não.

Já agora este texto é um excerto de um livro muito bom de um autor português que infelizmente já faleceu, João Aguiar, conheci-o aquando da visita do mesmo à minha escola. O texto é mesmo assim, sem pontuação, com erros ortográficos, etc... (depois evolui à medida que a história avança). Trata-se de um diário de um rapaz de 15 anos, Solitão Fernandes... Smile

Citar:Solitão Fernandes é um rapaz de 15 anos que vive numa aldeia, não gosta de estudar e o tempo livre que tem e para ajudar os pais no restaurante. Solitão é convencido pelo avô a fazer um diário. O avô acha que ao fazer isso poder seguir as suas peugadas para uma vida cheia de sucessos e conquistas. Só que o avô já morreu  é através do além que o avô pede ao seu neto para iniciar o diário. Solitão chega a estudante de Direito em Lisboa. Solitão apaixona-se por uma rapariga que o ama desde pequena e é ajudado na sua carreira profissional pelo futuro sogro (que está apaixonado por ele). Solitão aproxima-se daquilo que o seu avô queria, prestes a casar e a entrar numa família rica e poderosa, o sucesso profissional está muito perto. No meio disto o pai morre e a mãe fica sozinha em Giestal a tomar conta do restaurante…. Solitão vê-se no meio de emoções e decisões da sua vida…

Navegador Solitário - João Aguiar


Já que falamos de livros, também já li um livro no nosso ministro da educação, Nuno Crato,

Passeio Aleatório pela Ciência do Dia-a-Dia


Citar:Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia-a-dia, a ciência em que não reparamos ou que temos dificuldade em perceber.

Com a clareza e a simplicidade a que nos vem habituando, mas também com o rigor de um profissional da ciência, Nuno Crato guia-nos pelo mundo fascinante da cultura científica, num passeio tanto mais interessante quanto aparentemente aleatório.

Fica-se a saber como Tales mediu a altura da grande pirâmide e qual era o mistério das pontes de Königsberg. Fala-se da quadratura do círculo e das lentes dos faróis. Explica-se o contributo dos Descobrimentos para o sucesso do Tabasco. Discute-se o funcionamento do marégrafo de Cascais e de onde vem a tecnologia bluetooth. Explica-se o mito da maçã de Newton e a origem do sinal @.

Este livro vai ser lido e conversado. Todos vamos aprender e todos nos vamos surpreender.

Um livro muito interessante... Wink

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2014, 00:55
Mensagem: #65
RE: O que Andas a Ler?
Dia D - A Batalha da Normandia

[Imagem: 710809.jpg]

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2014, 22:31
Mensagem: #66
RE: O que Andas a Ler?
Encontro em Jerusalém - Tiago Rebelo

[Imagem: 9789722333429.jpg]

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-05-2014, 11:43
Mensagem: #67
RE: O que Andas a Ler?
Fotografia - Joel Santos

[Imagem: 9789896150990.jpg]

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-05-2014, 15:44
Mensagem: #68
RE: O que Andas a Ler?
Homem na Escuridão - Paul Auster

[Imagem: 500_9789892302669_auster_homem%20na%20escuridao.jpg]

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-05-2014, 23:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-05-2014 00:16 por Ro301.)
Mensagem: #69
RE: O que Andas a Ler?
Viva,

Vou aqui deixar uma dica para quem quer organizar os seus livros.

Se tivermos os livros todos categorizados e registar os empréstimos conseguimos ter uma maior monitorização da nossa "biblioteca pessoal".

Existe a forma mais fácil que é a criação de uma folha excel. Basta fazerem uma pesquisa no google que encontram várias sugestões.

Depois existem softwares gratuitos que foram desenvolvidos para bibliotecas. Esses poderosos softwares têm inclusive a capacidade de registar as pessoas que emprestamos os livros e a data que supostamente se comprometeram a entregar (emite um alerta).

Aquele ue sugiro e que estou a testar é o Biblivre

Vejam

Biblivre3

12 razões para usar BIBLIVRE:

  1. Custo zero;
  2. Ferramenta ágil e prática, de fácil uso;
  3. Acesso aos catálogos de qualquer biblioteca do mundo através do Protocolo Z39.50;
  4. Roda no Windows, no Linux, no Unix ou compatível;
  5. Interface simples: diferentes materiais podem ser catalogados nas bases bibliográficas (livro, panfleto, tese, periódico, artigo de periódico, manuscrito, iconográfico, cartográfico, audiovisual, música (som), partitura, legível por computador, objeto 3D);
  6. Busca por autor, título, assunto, ISBN (International Standard Book Number), ano de publicação, todos os atributos, serial da obra e tombo patrimonial;
  7. Permite a catalogação do acervo das bibliotecas e a consulta online de títulos, fichas técnicas, trechos de livros e até de obras completas;
  8. Possibilita ler e imprimir obras que estão em domínio público;
  9. Promove a informatização e a modernização de sua biblioteca;
  10. Programa free software: permite que o usuário personalize o programa de acordo com a sua necessidade;
  11. Utilizado por mais de 6 mil bibliotecas no Brasil e em países lusófonos;
  12. Atualizações permanentes e gratuitas.

Dificuldade com a instalação?

Leia - http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?t=23&f=8

Instale - http://www.enterprisedb.com/products-ser...pgdownload

Instalar - http://tomcat.apache.org/download-60.cgi#6.0.39 (modo instalador)

Entretanto se souberem de outros tão ou mais completos (e gratuitos) digam alguma coisa Smile

Boas leituras
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-05-2014, 15:36
Mensagem: #70
RE: O que Andas a Ler?
A Ameaça - Ken Follett

[Imagem: image?EBbDj3QnkSUjgBOkfaUbsI8xBp%2F033q5...;width=440]

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)