Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ter Internet gratuita é possivel?
08-04-2012, 12:31
Mensagem: #1
Ter Internet gratuita é possivel?
Bons dias.

Tive ontem a pesquisar no blog do PPLWARE este assunto "Como ter Internet Gratuita da Zon… em qualquer lado" no sentido de aproveitar linhas wireless na zona onde os meus pais moram (a ideia é incutir a Internet aos meus pais para irem ver os emails deles e algum site que lhes interesse, no fundo uma utilização casual de meia dúzia de horas por semana para se irem ambientando). Claro que redes wireless protegidas com passwords a WPA2 (acho que é essa a referência) são impossíveis de capturar para quem nada percebe de "hacker" mas encontrei uma rede Fon_Zon. Rede essa que para ter acesso por 24 horas tive de preceder à compra desse tempo por 3 € pagos via Paypal. O que é que eu pretendo? É claro que preferia armar-me em carapau de corrida e sacar Internet a alguém mas se vos peço ajuda neste ponto já sei que sou corrido à pedrada. Assim sendo o que me resta? Aquisição de algum serviço de Internet por banda larga?

Digam lá as vossas opiniões sff.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2012, 18:08
Mensagem: #2
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
Citar:É claro que preferia armar-me em carapau de corrida e sacar Internet a alguém mas se vos peço ajuda neste ponto já sei que sou corrido à pedrada

À pedrada também não digo, mas andar para aí a roubar chaves chaves de redes wireless que as pessoas por sinal pagam com dinheiro que lhes custa a ganhar é ilegal e aqui no pplware gostamos de nos manter na legalidade Wink

Mas tens uma solução muito simples em que se calhar não pensas-te, como foi dito por ti na zona dos teus pais existem bastantes redes wireless presumo eu que serão provavelmente de vizinhos, visto que o que pretendes é apenas uma utilização casual para ver mails e meia dúzia de sites podes pedir educadamente a um dos teus vizinhos se te disponibiliza a chave dele, eu pessoalmente não teria problema nenhum em fazê-lo a um vizinho meu, desde que este não abusa-se da minha banda fazendo por exemplo grandes quantidades de downloads.

Em alternativa podes aderir um pacote de banda larga mais light apenas para as necessidades dos teus pais Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2012, 19:40
Mensagem: #3
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
Em resposta à tua pergunta, claro que é possível, não me parece é que seja algo lá muito "cívico".

Como o @Tiseac sugeriu um pacote de banda larga adaptado às necessidades das pessoas em questão era o ideal, nem que fosse algo pré-pago.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2012, 21:59
Mensagem: #4
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
Eu sei que andar a roubar as chaves dos outros é muito mau e claro que o Pplware como a comunidade integrante repudia esse tipo de comportamentos. Referente aos vizinhos deles eu não sei quais são e me parece que também não me safava... Cool

Resta-me portanto pensar numa solução de banda larga. Os amigos recomendam algo neste campo? Gostaria de saber as vossas opiniões se for possível. Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 11:18
Mensagem: #5
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
Eu sugeria algo do género da Sapo Adsl por 15 Euros mês tens net de 12Mb que é como quem diz 1,5MB de download efectivo, e ainda telefone grátis à noite e aos fins de semana para os teus pais te ligarem Wink
A sugestão do @Progster também é interessante que é optares por algo pré-pago e que só pagas à medida que os teus pais usam, mas não estou dentro dos tarifários pré-pagos por isso fiz uma pesquisa rápida e só encontrei pré-pagos que me pareceram um roubo Rolleyes podes confirmar por ti:

TMN

Vodafone

Mas eu também só procurei assim muito rápido talvez aqui alguém no forum tenha conhecimento de um tarifário mais interessante Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 11:32
Mensagem: #6
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
(09-04-2012 11:18)Tiseac Escreveu:  Eu sugeria algo do género da Sapo Adsl por 15 Euros mês tens net de 12Mb que é como quem diz 1,5MB de download efectivo, e ainda telefone grátis à noite e aos fins de semana para os teus pais te ligarem Wink
A sugestão do @Progster também é interessante que é optares por algo pré-pago e que só pagas à medida que os teus pais usam, mas não estou dentro dos tarifários pré-pagos por isso fiz uma pesquisa rápida e só encontrei pré-pagos que me pareceram um roubo Rolleyes podes confirmar por ti:

TMN

Vodafone

Mas eu também só procurei assim muito rápido talvez aqui alguém no forum tenha conhecimento de um tarifário mais interessante Big Grin

Exacto. Os meus pais têm o serviço ZON de TV + Telefone (antiga AR Telecom era o que eles usavam) mas sendo o meu pai um bocado marreta (ou eu não fosse como ele) e não pretende para já pedir à Zon o serviço Internet. É mais por isso que ando a ver alternativas. Um amigo meu também me disse que o serviço de banda larga mais viável seria da Vodafone...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 11:33
Mensagem: #7
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
Concordando com as opções já deixadas, posso dar ainda outra ideia.

Referiste que tens cobertura Zon@Fon em casa dos teus pais. Embora tenhas pago pelo acesso durante 24 horas a esta rede, o acesso é gratuito a quem tenha serviço Zon em casa, bastando para isso activar a partilha da Fon no router e pedir as credenciais de acesso.

Não conheces alguém que tenha internet Zon não utilize a Zon@Fon? Se é mesmo para uma utilização muito leve, pedias as credenciais de acesso e os teus pais podiam fazer essa utilização muito leve que referes. Não é tão intrusivo como pedir a chave de acesso à rede de casa, e não precisas de ir pedir a um vizinho. Pode ser a um familiar, um amigo, etc.

É algo que eu próprio, por não ser cliente Zon, tenho pensado fazer: pedir a alguém as credenciais da Fon "emprestadas" a alguém conhecido para desenrasques pontuais (principalmente para usar no telemóvel e tablet, visto que o plano de dados do telemóvel por vezes torna-se curto).

Cumps

Pplware.com
[Imagem: pplware_staff.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 11:39
Mensagem: #8
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
(09-04-2012 11:33)TiagoDias Escreveu:  Concordando com as opções já deixadas, posso dar ainda outra ideia.

Referiste que tens cobertura Zon@Fon em casa dos teus pais. Embora tenhas pago pelo acesso durante 24 horas a esta rede, o acesso é gratuito a quem tenha serviço Zon em casa, bastando para isso activar a partilha da Fon no router e pedir as credenciais de acesso.

Não conheces alguém que tenha internet Zon não utilize a Zon@Fon? Se é mesmo para uma utilização muito leve, pedias as credenciais de acesso e os teus pais podiam fazer essa utilização muito leve que referes. Não é tão intrusivo como pedir a chave de acesso à rede de casa, e não precisas de ir pedir a um vizinho. Pode ser a um familiar, um amigo, etc.

É algo que eu próprio, por não ser cliente Zon, tenho pensado fazer: pedir a alguém as credenciais da Fon "emprestadas" a alguém conhecido para desenrasques pontuais (principalmente para usar no telemóvel e tablet, visto que o plano de dados do telemóvel por vezes torna-se curto).

Cumps

Pela tua ideia qualquer cliente ZON tem essa informação correto? Bem, é uma ideia. Resta saber quem me "desenrrasca" essa informação. Muito agradecido pela ideia... Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 12:03
Mensagem: #9
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
(09-04-2012 11:39)MegaDevoMan Escreveu:  Pela tua ideia qualquer cliente ZON tem essa informação correto? Bem, é uma ideia. Resta saber quem me "desenrrasca" essa informação. Muito agradecido pela ideia... Mr Green

Bem.. a verdade é que embora qualquer cliente com serviço de internet Zon possa usufruir da rede Zon Fon, poucos são os que têm conhecimento disso, ou seja, poucos são os que têm o devido acesso pedido.

A parte de quem te poderá desenrascar já terás que ser tu a resolver Tongue. Mas o importante é que desta forma não há ninguém lesado, nem acedes a rede privada de ninguém. O objectivo é usares um serviço a que alguém tenha direito mas que não precisa de usufruir Wink (exmeplo: alguém que apenas usa internet em casa e não tem um smartphone, ou seja, nunca iria usar a Zon Fon).

Há no entanto uma questão que já me coloquei diversas vezes, e por preguiça ainda não investiguei: haverão limites para a utilização da rede Fon? De velocidade obviamente que sim (quem está a partilhar este serviço com o seu próprio router, com largura de banda que paga, não pode ser prejudicado). Mas em relação a quantidade de tráfego e tempo de utilização, embora pense que não haja limite, não tenho a certeza. Dw qualquer forma será mais do que suficiente para o que pretendes Wink


PS: Já que se está a falar em iniciar no mundo da internet alguém que nunca a usou (os teus pais), posso-te deixar o meu testemunho.Smile O meu pai nunca na vida usou um computador, muito menos internet. Há uns meses comprei-lhe um iPad 1, e hoje já não vive sem ele. Desde browsing pelos jornais nacionais, pesquisas no google, email, jogos, aplicações, escrita de textos curtos, faz de tudo um pouco. Se sair de casa sem ele de manhã, volta atrás buscá-lo! Smile
Deixei esta informação apenas para referir que para alguém mais velho que esteja a dar os primeiros passos no universo da internet, principalmente se não tem qualquer experiência com computadores, um tablet é a ferramenta indicada, diria mesmo óptima. Neste tipo de utilização o iPad é sem dúvida o melhor, não há nada que bata o iOS em intuição, fluidez, etc. Wink Happy

Pplware.com
[Imagem: pplware_staff.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-04-2012, 12:16
Mensagem: #10
RE: Ter Internet gratuita é possivel?
(09-04-2012 12:03)TiagoDias Escreveu:  
(09-04-2012 11:39)MegaDevoMan Escreveu:  Pela tua ideia qualquer cliente ZON tem essa informação correto? Bem, é uma ideia. Resta saber quem me "desenrrasca" essa informação. Muito agradecido pela ideia... Mr Green

Bem.. a verdade é que embora qualquer cliente com serviço de internet Zon possa usufruir da rede Zon Fon, poucos são os que têm conhecimento disso, ou seja, poucos são os que têm o devido acesso pedido.

A parte de quem te poderá desenrascar já terás que ser tu a resolver Tongue. Mas o importante é que desta forma não há ninguém lesado, nem acedes a rede privada de ninguém. O objectivo é usares um serviço a que alguém tenha direito mas que não precisa de usufruir Wink (exmeplo: alguém que apenas usa internet em casa e não tem um smartphone, ou seja, nunca iria usar a Zon Fon).

Há no entanto uma questão que já me coloquei diversas vezes, e por preguiça ainda não investiguei: haverão limites para a utilização da rede Fon? De velocidade obviamente que sim (quem está a partilhar este serviço com o seu próprio router, com largura de banda que paga, não pode ser prejudicado). Mas em relação a quantidade de tráfego e tempo de utilização, embora pense que não haja limite, não tenho a certeza. Dw qualquer forma será mais do que suficiente para o que pretendes Wink


PS: Já que se está a falar em iniciar no mundo da internet alguém que nunca a usou (os teus pais), posso-te deixar o meu testemunho.Smile O meu pai nunca na vida usou um computador, muito menos internet. Há uns meses comprei-lhe um iPad 1, e hoje já não vive sem ele. Desde browsing pelos jornais nacionais, pesquisas no google, email, jogos, aplicações, escrita de textos curtos, faz de tudo um pouco. Se sair de casa sem ele de manhã, volta atrás buscá-lo! Smile
Deixei esta informação apenas para referir que para alguém mais velho que esteja a dar os primeiros passos no universo da internet, principalmente se não tem qualquer experiência com computadores, um tablet é a ferramenta indicada, diria mesmo óptima. Neste tipo de utilização o iPad é sem dúvida o melhor, não há nada que bata o iOS em intuição, fluidez, etc. Wink Happy

Acredito que sim mas no caso do meu pai eu ofereci-lhe um portátil o ano passado (um Fujitsu Siemens Esprimo daqueles tipo e-Escolas com o XP PRO PT). Para ele tem sido porreiro brincar e inventar umas coisitas, dei-lhe depois a minha antiga impressora Lexmark e ele que gosta de números (contabilidades) está sempre nas invenções. É claro que se ainda vivesse com eles eu teria o meu próprio serviço de Internet para eles também mas como vivo um pouquito longe a coisa fica mais complicada. Mas olha gostei da situação do teu pai. Um dia destes temos por aí os nossos pais a dar-nos lições de Informática e Internet... Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)