Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda - Não sei por onde começar...
30-04-2012, 16:10
Mensagem: #1
Ajuda - Não sei por onde começar...
Boa tarde.

Tenho umas dúvidas que, espero eu, possam ajudar.

Ora então aqui vai…

Gostaria de desenvolver uma coisa que eu não faço a mínima ideia de como o fazer.

Criei uma pequena aplicação em Acess, mas já vi que aquilo é muito pouco para o que daria jeito ter.

Não percebo nada de programação actual mas os conceitos existem. Logo, terei de "mergulhar" e aprender a programar.

O que pretendo é isto…

É destinado a um Grupo de Escoteiros.

Existem chefes com diferentes necessidades. O Chefe dos serviços administrativos tem de gerir a contabilidade do Grupo, encomendas de peças de uniforme, etc.

Para além da Chefia de Grupo, o Grupo divide-se em 4 Divisões (6-10, 10-14, 14-17, 17-21) e cada Divisão tem um Chefe.

Os chefes das quatro divisões têm uma contabilidade própria da Divisão, que é englobada na do Grupo. E precisam também de gerir diversas informações dos miúdos (nome, morada, contactos, etc), bem como o progresso deles (as provas que já realizaram bem como especialidades).

Numa primeira fase o que queria fazer era implementar seria "apenas" a parte de contabilidade, com 5 acessos diferentes. Um para cada Chefe de Divisão (que só pode ver a sua própria Divisão). E outro para os serviços administrativos e Chefe de Grupo, que teriam acesso à contabilidade total. Tudo isto deveria ser acedido por web.

Agora que já chateei… Como é que isto é feito? Pergunto para saber onde pesquisar (e aprender, para poder fazer)...

Agradeço a vossa paciência, mas sou mesmo ignorante neste tema.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 16:32
Mensagem: #2
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
O que tu precisas é do modelo entidade-relação.

Dá uma vista de olhos em:

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=9698

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 16:40
Mensagem: #3
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
Boas...
Eu tenho noções do Modelo entidade associação.
Apesar da minha licenciatura ser em Gestão, tivemos disciplinas ligadas a informática, mas não de programação.

O que pretendo saber é em que liguagem, ou linguagens, terei de trabalhar? O que tenho de aprender?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 17:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2012 17:03 por brunoantunes.)
Mensagem: #4
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
Viva,

Tu queres duas situacoes:
1 - Base de dados
2 - Acessibilidade via internet.

Para o ponto 1, tens access e o seu modelo entidade-relacao. Podes criar formularios depois com VB/SQL para os devidos acessos.

Em relacao ao acesso via internet, depende da forma que queres aceder.
-Podes criar um link que se ligue via vpn ah base de dados.
-Podes criar uma pagina web e atraves daí poderes manipular os dados.
-Podes trabalhar via cloud tambem.

Onde te sentes mais confortavel em informática?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 17:08
Mensagem: #5
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
(30-04-2012 17:02)brunoantunes Escreveu:  Viva,

Tu queres duas situacoes:
1 - Base de dados
2 - Acessibilidade via internet.

Para o ponto 1, tens access e o seu modelo entidade-relacao. Podes criar formularios depois com VB/SQL para os devidos acessos.

Em relacao ao acesso via internet, depende da forma que queres aceder.
-Podes criar um link que se ligue via vpn ah base de dados.
-Podes criar uma pagina web e atraves daí poderes manipular os dados.
-Podes trabalhar via cloud tambem.

Onde te sentes mais confortavel em informática?

De tudo o que sugeriste, apenas MsAcess... Mexi, de forma muito suave, em SQL...
Smile

Vou ver as tuas sugestões, e tentar perceber onde posso trabalhar de forma mais fácil.
Mas compreendeste o que eu pretendo, muito bem.
Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 17:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2012 17:10 por progster.)
Mensagem: #6
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
(30-04-2012 16:40)armmira Escreveu:  Boas...
Eu tenho noções do Modelo entidade associação.
Apesar da minha licenciatura ser em Gestão, tivemos disciplinas ligadas a informática, mas não de programação.

O que pretendo saber é em que liguagem, ou linguagens, terei de trabalhar? O que tenho de aprender?

Pelo que dizes, ainda te falta aprender os princípios básicos, tanto de base de dados, como de programação, para o projeto em questão podes utilizar toda e qualquer ferramenta e linguagem de programação que bem entenderes.

Dito isto, dá uma vista de olhos aqui, tens cá muita informação relacionada com o que queres que te pode dar jeito.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2012, 22:34
Mensagem: #7
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
(30-04-2012 17:09)Progster Escreveu:  
(30-04-2012 16:40)armmira Escreveu:  Boas...
Eu tenho noções do Modelo entidade associação.
Apesar da minha licenciatura ser em Gestão, tivemos disciplinas ligadas a informática, mas não de programação.

O que pretendo saber é em que liguagem, ou linguagens, terei de trabalhar? O que tenho de aprender?

Pelo que dizes, ainda te falta aprender os princípios básicos, tanto de base de dados, como de programação, para o projeto em questão podes utilizar toda e qualquer ferramenta e linguagem de programação que bem entenderes.

Dito isto, dá uma vista de olhos aqui, tens cá muita informação relacionada com o que queres que te pode dar jeito.

Boas...
Realmente tem muita informação. E, acaba por ter diversas opiniões. Algumas delas completamente contrárias. Descobrir qual delas é a correcta...
Smile

Mas estou a aprender e a apreender...
Wink

Obrigado a todos os que já interviram, e aos seguintes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2012, 00:08
Mensagem: #8
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
How to create an Online Database

Convem na mesma ler as opinioes dos utilizadores (do link mencionado pelo Progster) para ficares com uma ideia mais certa sobre a linguagem que queres usar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2012, 12:25
Mensagem: #9
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
(30-04-2012 22:34)armmira Escreveu:  Boas...
Realmente tem muita informação. E, acaba por ter diversas opiniões. Algumas delas completamente contrárias. Descobrir qual delas é a correcta...
Smile

Mas estou a aprender e a apreender...

Pela informação que disponibilizas não tens grandes conhecimentos de programação, logo como te foi dito, convém ler as opiniões dos utilizadores no tópico em questão para teres uma ideia, da linguagem pela qual vais começar.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-05-2012, 16:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-05-2012 16:43 por armmira.)
Mensagem: #10
RE: Ajuda - Não sei por onde começar...
(01-05-2012 00:08)brunoantunes Escreveu:  How to create an Online Database

Convem na mesma ler as opinioes dos utilizadores (do link mencionado pelo Progster) para ficares com uma ideia mais certa sobre a linguagem que queres usar.

E li... O problema é que, para quem quer "partir" do início toda esta informação acaba por nos fazer sentir perdidos... Smile
(01-05-2012 12:25)Progster Escreveu:  
(30-04-2012 22:34)armmira Escreveu:  Boas...
Realmente tem muita informação. E, acaba por ter diversas opiniões. Algumas delas completamente contrárias. Descobrir qual delas é a correcta...
Smile

Mas estou a aprender e a apreender...

Pela informação que disponibilizas não tens grandes conhecimentos de programação, logo como te foi dito, convém ler as opiniões dos utilizadores no tópico em questão para teres uma ideia, da linguagem pela qual vais começar.

E li Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)