Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
06-05-2012, 18:09
Mensagem: #1
Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
Olá,
Espero que me possam ajudar com esta dúvida que já estou a tentar resolver há algumas horas mas não consigo. Estou a utilizar o Access 2010 para criar uma base de dados de jogos de futebol. Tenho três tabelas:

1ª Tabela: Campo
  • Campo ID (*)
  • Nome
  • Localidade
  • Piso

2ª Tabela: Jogo
  • Jogo ID (*)
  • Campo ID
  • Equipa A
  • Equipa B
  • Data
  • Resultado

3ª Tabela: Clubes
  • Clube ID (*)
  • Nome
  • Escalão
(*) Chave Primária

Quanto tento relacionar o campo "Equipa A" com o "Clube ID" tudo funciona mas ao tentar criar uma segunda relação para a "Equipa B", quando vou a ver, os dados desaparecem. Existe alguma coisa que me esteja a escapar? Ajudem-me por favor, já estou farto de fazer e refazer e mesmo assim não consigo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2012, 18:49
Mensagem: #2
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
Acho que estás a abordar o assunto da forma errada, ou seja, se só queres mesmo estas tabelas sugiro o seguinte:

Num campo podem ser feitos vários jogos, e um jogo pode ser realizado em vários campos, logo é uma relação do tipo n para m, onde vais ter que criar outra tabela de modo a teres duas relações do tipo 1 para n;

Uma equipa pode fazer vários jogos, enquanto que um jogo pode ser composto por várias equipas, logo é uma relação do tipo n para m, onde vais ter que criar outra tabela de modo a teres duas relações do tipo 1 para n;

Sugiro também que substituas a palavra equipa por clube, pois é nesta tabela que está toda a informação relativa às equipas.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2012, 19:21
Mensagem: #3
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
Obrigado desde já pela tua resposta.
Já fiquei bastante mais esclarecido mas relativamente à criação da nova tabela para ter duas relações do tipo 1 para n, quais são os campos que devo incluir?

Já estive a ler o artigo do blog mas o artigo não fala pormenorizadamente o que se deve incluir nessa tabela "intermediária".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2012, 19:34
Mensagem: #4
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
1 para N (em que N significa vários)

A chave principal é adicionada ao lado que tem n, transformando-se assim numa chave estrangeira.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 12:34
Mensagem: #5
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
Bom dia,

Eu consegui fazer... manda seu e-mail pra mim que eu te mando o arquivo pronto.

dayvid.ti@gmail.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 13:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-05-2012 14:06 por progster.)
Mensagem: #6
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
(07-05-2012 12:34)dayvid.ti Escreveu:  Bom dia,

Eu consegui fazer... manda seu e-mail pra mim que eu te mando o arquivo pronto.

dayvid.ti@gmail.com

E se ajudasses o utilizador em questão a chegar à solução, em vez de lhe fazeres a papinha toda???. Não achas que fazias melhor figura... Wink

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 16:26
Mensagem: #7
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
Eu penso ter conseguido chegar ao que queria graças à tua ajuda Progster mas se um membro do fórum me fez o favor de o fazer também lhe fico muito grato.

Obrigado pela ajuda de ambos, quando criei o tópico não esperava que me ajudassem tão prontamente como aconteceu.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 16:53
Mensagem: #8
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
(07-05-2012 16:26)FLPhenix Escreveu:  Eu penso ter conseguido chegar ao que queria graças à tua ajuda Progster mas se um membro do fórum me fez o favor de o fazer também lhe fico muito grato.

Obrigado pela ajuda de ambos, quando criei o tópico não esperava que me ajudassem tão prontamente como aconteceu.

Quanto a ti não sei, mas pessoalmente dá-me mais "gozo" chegar sozinho à solução de um problema, com uma ou outra dica pelo meio, do que darem-me o problema já resolvido. Ainda bem que já resolveste o problema, mas uma coisa é ajudarem-te à chegar à solução, outra é darem-te a solução já feita. Fica bem.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 17:03
Mensagem: #9
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
(07-05-2012 13:28)Progster Escreveu:  
(07-05-2012 12:34)dayvid.ti Escreveu:  Bom dia,

Eu consegui fazer... manda seu e-mail pra mim que eu te mando o arquivo pronto.

dayvid.ti@gmail.com

E se ajudasses o utilizador em questão a chegar à solução, em vez de lhe fazeres a papinha toda???. Não achas que fazias melhor figura... Wink

Concordo totalmente contigo e felizmente fui capaz de chegar à solução pelos meus próprios meios, graças à tua ajuda. Mas já agora que o dayvid.ti também fez, gostaria que me enviasse para poder comparar e talvez alterar ou melhorar algo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2012, 17:04
Mensagem: #10
RE: Access 2010 - Dupla Relação entre tabelas
(07-05-2012 17:03)FLPhenix Escreveu:  
(07-05-2012 13:28)Progster Escreveu:  
(07-05-2012 12:34)dayvid.ti Escreveu:  Bom dia,

Eu consegui fazer... manda seu e-mail pra mim que eu te mando o arquivo pronto.

dayvid.ti@gmail.com

E se ajudasses o utilizador em questão a chegar à solução, em vez de lhe fazeres a papinha toda???. Não achas que fazias melhor figura... Wink

Concordo totalmente contigo e felizmente fui capaz de chegar à solução pelos meus próprios meios, graças à tua ajuda. Mas já agora que o dayvid.ti também fez, gostaria que me enviasse para poder comparar e talvez alterar ou melhorar algo.

Big Grin Ok...

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)