Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
VPN
09-05-2012, 01:00
Mensagem: #1
Ubuntu VPN
Boas ando a tentar perceber o que é uma VPN ao certo.

Sei que é uma rede virtual privada mas é seguro? É um tipo de Proxy?
Mais seguro que um proxy?

Já vi muitos tuturiais na net mas acho muito confuso apesar de no meu Ubuntu 12.04 ser facil de o fazer mas não quero estragar a minha ligação ao mundo Mr Green. Por isso gostaria de saber mais se me puderem ajudar e como criar uma.


desde já obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 01:10
Mensagem: #2
RE: VPN
VPN e Proxy ... não tem nada a ver.

Uma VPN é uma rede privada, onde apenas entram, os utilizadores que tenham credenciais para tal.
É uma forma, de ter PC's em qualquer parte do mundo, e uma vez ligados a uma determinada VPN, possam aceder a recursos, por exemplo, num escritório central.
Podes por exemplo, usar uma VPN em tua casa, e ligar do teu tablet à net e depois à VPN, e ficas na tua rede de casa.

Um Proxy server, é um servidor a quem o teu PC faz um pedido, por exemplo para abrir uma página, e ele abre a página por ti, e depois passa a informação para o teu PC.
Serve principalmente para reduzir o volume de dados numa rede. Por exemplo se 100 utilizadores forem ver o site d'abola, o proxy não faz 100 downloads, pois gere uma cache, que é uma espécie de ficheiros temporários.
Igualmente se usa para questões de segurança numa empresa, para bloquear centralmente (no proxy) sites que não se queira que os utilizadores vizualizem.

É um overview muito ligeiro, mas permite ver as diferenças principais.

VPN
http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_Private_Network

Proxy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-05-2012, 14:36
Mensagem: #3
RE: VPN
VPN
Imagina que há uma empresa com escritórios em Lisboa, no Porto, e no Algarve.
Uma VPN vai permitir usar a internet para construir túneis de comunicação para que os diferentes escritórios usem a mesma rede local estando eles em locais diferentes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-05-2012, 00:39
Mensagem: #4
RE: VPN
Então pelo que percebi uma vpn é mais segura. Controlo o trafico da minha rede, ou seja posso bloquear qualquer entrada vinda de fora.

Muito obrigado vou pesquisar mais suscitou me o interesse.

obrigado mesmo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-05-2012, 01:06
Mensagem: #5
RE: VPN
hum ... sem na tua rede, não tiveres sequer um concentrador VPN ... nem acessos de fora tens Smile
Em teoria, claro.

A VPN é um recurso que permite a pessoas que estão afastadas fisicamente, estarem na mesma rede, e dessa forma partilharem recursos dessa rede, por exemplo: Um mail server, um domain server, um sharepoint, partilha de ficheiros, por aí.

Claro que podes desvirtuar o conceito, por exemplo, hoje, relativamente em "moda" é a malta criar VPN para troca de ficheiros ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-05-2012, 23:01
Mensagem: #6
RE: VPN
Ah ok percebido :-)

obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-05-2012, 22:38
Mensagem: #7
RE: VPN
Humm... para o caso de estares à procura de um programa de VPN, no Linux uso o mesmo programa que usava no Windows : Hamachi. No entanto, no Linux, podes querer instalar o Haguichi depois do Hamachi (no Linux o Hamachi não traz interface gráfica, e o Haguichi é uma interface gráfica para a versão Linux do Hamachi). Claro que o Haguichi não é a única interface gráfica para o Hamachi (Linux), mas falo bem do Haguichi, por experiência própria, porque foi o que eu instalei logo e até agora não me deu problemas.

Se precisares de algum esclarecimento quanto a isso até podes mandar PM Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)