Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Home Server para virtualização
06-08-2012, 23:57
Mensagem: #1
Home Server para virtualização
Vou expor a minha duvida, em busca de ajuda:

Sou estudante de eng. informática e tenho na minha pequena rede em casa 1 computador que serve de File Server. Corre FreeNAS e tem 4 discos, sendo que 2 são "mirror" dos outros 2. Não tenho raid's nem ZFS's e faço o mirror com o software do FreeNAS (o Rsync). Assim tenho os discos independentes e se alguma coisa falhar posso sempre ligar o disco a outro pc e ler de lá os dados (apesar do sistema de ficheiros UFS).

Acontece que a minha busca pelo conhecimento levou-me a adquirir um servidor HP Proliant N40L no qual pretendo ter o meu File Server e várias máquinas virtuais (substituindo o virtualbox que tenho usado no meu pc).

Para as máquinas virtuais tenho várias opções:
- Win Server 2008 R2 com Hyper-V
- Ubuntu Server com KVM
- Proxmox v2.1
- Citrix Xen Server
- VMWare ESXi

A minha questão é:
se eu virtualizar o FreeNAS consigo gerir/usar os meus actuais 4 discos formatados em UFS, da forma como eles estão, ou tenho de ter os discos formatados à "moda" do SO que escolher para o servidor e depois usar discos "virtuais"?

Já andei a pesquisar mas não fiquei esclarecido sobre a forma como os discos são geridos em setup's virtualizados.

A minha intenção era ter 4 discos exclusivos para dados, a funcionar como um NAS, e depois um 5º disco para as máquinas virtuais.
E queria tudo no mesmo PC por questões de consumo energético.

Espero que alguém me possa ajudar.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)