Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux Ubuntu Server
03-09-2012, 13:38
Mensagem: #1
Linux Ubuntu Server
Boa tarde, tenho um mini parque informático com 3 pc's ligados em rede. Tenho 1 que é o PC Servidor com o Ubuntu Server instalado e outros 2 computadores pretendo faze-los como clientes. Posso ter nesses dois PC's qualquer distribuição Linux instalada, ou só posso ter instalado o Ubuntu instalado? Se tiver no PC Servidor instalado o LInux Cent OS, posso ter nos outros dois pc's por exemplo, a caixa mágica, o ubuntu, etc? Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2012, 16:03
Mensagem: #2
RE: Linux Ubuntu Server
Viva,

A resposta a tua pergunta é sim. A relacao servidor-cliente nao é feita baseada no sistema operativo mas sim nos seus protocolos de comunicacao.

Como exemplo, poderás ter linux como servidor e windows como cliente. É a escolha do fregues Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2012, 21:44
Mensagem: #3
RE: Linux Ubuntu Server
Ok ja percebi. Diga-me uma coisa, qual e a distribuicao servidor linux que aconselha? E para clientes qual e a distribuicso linux que aconselha para depois ligar a uma rede e posteriormente a um servidor? Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2012, 11:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 04-09-2012 11:10 por brunoantunes.)
Mensagem: #4
RE: Linux Ubuntu Server
Viva,

Nao sou grande conhecedor em linux mas daquilo que leio Cent OS é um dos grandes.
Ubuntu Server tambem é bastante amigável.

Para clientes, acho que vai depender do tipo de personalizacao que queres fazer nas máquinas.

Nao há muito que te possa ensinar aqui Smile

Edit: Aqui no trabalho, as máquinas cliente que usam linux tem o Cent OS instalado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-09-2012, 14:59
Mensagem: #5
RE: Linux Ubuntu Server
(03-09-2012 21:44)nunorebelo Escreveu:  Ok ja percebi. Diga-me uma coisa, qual e a distribuicao servidor linux que aconselha? E para clientes qual e a distribuicso linux que aconselha para depois ligar a uma rede e posteriormente a um servidor? Obrigado.

Depende muito do que queiras fazer com o teu servidor.

Se quiseres algo mais profissional e mais preocupado com detalhes e com segurança, iria para o CentOS... Se só precisares disponibilizar serviços para uma rede interna pequena ( um ambiente mais seletivo e controlável), fica com o Ubuntu que acho que dá menos trabalho para configurar.

Mas isso é como tudo na vida... Só usando vais saber o que preferes.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-09-2012, 03:16
Mensagem: #6
RE: Linux Ubuntu Server
No entanto, Red Hat/CentOS é muito usado a nível corporate. Se queres ganhar bagagem para isso mesmo, mete-te em CentOS, aprende a configurar tudo bem. Informação é coisa que não falta.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-09-2012, 14:48
Mensagem: #7
RE: Linux Ubuntu Server
Obrigado pelas respostas. Ok eu vou focar-me no Cent OS. O que quero fazer agora é o seguinte: Tenho 3 computadores, e um deles vai servir como servidor, em que tenho instalado o Linux Cent Os 6.3 e o Linux Ubuntu Server 12.04 em partições diferentes. O segundo computador tem o Linux Ubuntu 12.04 e o Windows 7 instalado e o terceiro tem o Windows XP. O que pretendia era fazer uma pequena rede entre eles, ou seja ter os 2 computadores clientes ligados ao computador servidor através de um switch. Pretendia também que no pc servidor pudesse criar user's e respectivos discos virtuais onde os respectivos user's guardam os seus documentos, e que esses user's iriam servir para fazer o login nos dois pc's clientes através da rede. Alguém me pode ajudar nesta difícil tarefa? Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2012, 08:52
Mensagem: #8
RE: Linux Ubuntu Server
Resumindo, queres fazer um file server?

Creio que o Samba funciona muito bem para isso, principalmente se tiveres workstations Windowse, a gestão de utilizadores é razoavelmente simples.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2012, 11:30
Mensagem: #9
RE: Linux Ubuntu Server
Exactamente psicofrenia, é isso que quero fazer. Ok, mas faço download do programa e depois instalo, ou faço tudo através da linha dos comandos?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-09-2012, 11:58
Mensagem: #10
RE: Linux Ubuntu Server
It's up to you, actually.

Há que goste de fazer o próprio install... Há quem goste de instalar de forma mais automatica... É uma questão de experimentar.

Podes sempre tentar o Yum. Aqui tens um pequeno tutorial sobre o Yum.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)