Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Resolução
02-01-2009, 16:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-01-2009 16:12 por Ricardo Vieira.)
Mensagem: #1
Resolução
Viva!

Instalei o ubuntu 8.10 no meu desktop (fiquei admirado com a rapidez da instalação), e tudo correu bem. O único problema que notei foi com a resolução. A minha resolução nativa é de 1280X1024, mas por defeito o ubuntu mete-me 1024X768. Ora, fui ao painel de configuração da nvidia e alterei para os tais 1280. Tudo bem!
Quando desligo e volto a ligar, ou reinicio o pc, a resolução volta-me para os 1024. Tentei gravar a nova configuração através do painel da nvidia, mas não dá. Alguém me ajuda? Não queria estar a alterar a resolução sempre que ligo o pc!

Já agora tenho duas versões das drivers da minha geforce fx 5200. Versão 96 e 173. Apesar de o ubuntu recomendar a versão 173, noto que ela tem bugs com o compiz ligado, nomeadamente quando passo o rato por cima dos botões minimizar, maximizar. A borda da janela treme e desaparece, e volta a aparecer, ou os botões ficam esquisitos... Alguém na mesma situação? No ubuntu 8.4 não tinha este bug.

Obrigado desde já...

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-01-2009, 16:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-01-2009 16:35 por racoq.)
Mensagem: #2
RE: Resolução
referes-te ao nvidia-settings que instalaste pelo gestor de pacotes synaptic certo?

Se sim deves além de aplicar as alterações, gravar as configurações no ficheiro de configuraçao do X

Vê a seguinte imagem


[Imagem: nvidiasettingscj8.jpg]

Caso carregar no botão marcado na figura não surtir efeito faz o seguinte, escreve na consola:

gksudo nvidia-settings

e tenta novamente Wink


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 01:35
Mensagem: #3
RE: Resolução
Muito obrigado Racoq. A tua última dica resultou. Eu gravava sempre as alterações, mas aparecia-me uma mensagem a dize rque não tinha sido possível criar um backup... Fiz gksudo nvidia-settings e já deu!

Agora apareceu-me outro bug; quando activo os efeitos do ambiente de trabalho desaparece-me as bordas das janelas (!!!). Utilizo o tema que vem por defeito com o ubuntu. Gostava de ter umns efieots e umas aniumações, mas sem ter as bordas fica aborrecido. Será que me podes ajudar Racoq? Ou outra pessoa?

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 03:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2009 03:33 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Resolução
(03-01-2009 01:35)thesubsidal Escreveu:  Muito obrigado Racoq. A tua última dica resultou. Eu gravava sempre as alterações, mas aparecia-me uma mensagem a dize rque não tinha sido possível criar um backup... Fiz gksudo nvidia-settings e já deu!

Agora apareceu-me outro bug; quando activo os efeitos do ambiente de trabalho desaparece-me as bordas das janelas (!!!). Utilizo o tema que vem por defeito com o ubuntu. Gostava de ter umns efieots e umas aniumações, mas sem ter as bordas fica aborrecido. Será que me podes ajudar Racoq? Ou outra pessoa?

penso que o problema será das opções no teu ficheiro de configuração da sessão X.

Tenta o seguinte

gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf

na secção, ou secções Screen no caso de haver mais que uma(Section "Screen"), coloca estas opções:

Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "RenderAccel" "True"
Option "DamageEvents" "True"
Option "backingstore" "true"
Option "Coolbits" "1"


As primeiras 2 opções devem resolver o teu problema, as outras são puramente "Tweaks" para te dar maior perfomance da tua placa gráfica.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2009, 19:33
Mensagem: #5
RE: Resolução
Problema também resolvido! Obrigado racoq.
Aqui vai uma subida na tua reputação por minha parte!

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-01-2009, 18:44
Mensagem: #6
RE: Resolução
Citar:Já agora tenho duas versões das drivers da minha geforce fx 5200. Versão 96 e 173. Apesar de o ubuntu recomendar a versão 173, noto que ela tem bugs com o compiz ligado, nomeadamente quando passo o rato por cima dos botões minimizar, maximizar. A borda da janela treme e desaparece, e volta a aparecer, ou os botões ficam esquisitos... Alguém na mesma situação? No ubuntu 8.4 não tinha este bug.

Estou novamente com o mesmo problema... Alguém me pode ajudar? Funcionou sem problemas durante uns dias com a dica do Racoq, mas voltou ao mesmo. As bordas das janelas desaparecem e ficam estranhas se passar o rato por elas... Com o copmiz desligado nada disto ocorre.

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)