Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Encriptação
20-02-2013, 23:47
Mensagem: #1
Encriptação
Boa noite.

Sou estudante de Medicina e começo agora a recolher dados de pacientes que incluem não só questões físicas como também dados psicossociais de natureza mais "sensível". Como devem saber, garantir a privacidade do doente é algo muito relevante na prática clínica.
Nesse sentido, pedia que me indicassem alguma forma de encriptar os dados informatizados dos doentes (documentos do word que vou elaborando, etc) num formato de encriptacao que seja simultaneamente difícil de ultrapassado mas também que não tenha uma performance baixa no processo de encriptacao/desencriptacao. Além disso gostava de poder enviar os documentos "a vontade" para a cloud, sem ter de me preocupar caso hajam falhas na segurança do serviço. De preferencia correr a encriptacao num programa gratuito que corra nao so em windows como também em Mac.

Alguma sugestão? Pode parecer algo sem importância, mas considero a privacidade do doente algo muito importante para a confianca que e depositada no medico e estou a tentar começar desde já a implementar algumas práticas que me podem ajudar, por exemplo, a evitar acesso indevido ao dados.

Desculpem o testamento e obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-02-2013, 09:57
Mensagem: #2
RE: Encriptação
Eu costumo encriptar os ficheiros que mando para os serviços cloud com o gnupg. Tens aqui uma versão para Windows, embora não te possa grande coisa sobre ela porque eu uso nativamente em Linux.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2013, 09:44
Mensagem: #3
RE: Encriptação
Obrigado, Corvus. Mas diz-me uma coisa, funciona em Mac os? É que só encontrei versão windows...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2013, 09:58
Mensagem: #4
RE: Encriptação
O software é open source e embora originalmente para Linux, existindo uma versão para Windows também deve existir para mac.

Experimenta os dois primeiros links desta busca.

Pedidos de ajuda via PM serão ignorados
Acordo ortográfico? Desconheço, obrigado Wink
Agradeço ao Chrome o facto de os meus posts nao terem acentos Evil
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-03-2013, 16:19
Mensagem: #5
RE: Encriptação
Obrigado, Corvus. Funcionou.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)