Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
20-05-2013, 12:55
Mensagem: #1
Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
Bons dias pessoal do PPLWARE. Tudo bem convosco? Tenho aqui uma questão que gostaria de tentar resolver que é a seguinte. Aqui no emprego e embora esteja na iminência de perder o acesso à Internet (PCs pessoais não podem usar a rede empresarial) uso o Windows 7. Curiosamente aqui ainda se usa o XP (por causa das licenças adquiridas há uns anos) e em conversa com um colega informático que possivelmente me vai cortar o pio (sentido figurado) me dizia que eu ao usar um Windows que não é o "oficial" da instituição poderia ter problemas de ordem jurídica mas que usando Linux em principio não teria problemas porque são sistemas operativos "freeware". Ora bem estou inclinado a instalar o Mint 14 Mate/Cinnamon que é o mais parecido ao Windows. Sendo eu um Gamer segundo sei o Mint trás o Wine e assim posso passar as minhas horas de almoço a matar marcianos. \o/

Ora bem o meu primeiro problema é que quero usar um disco IDE de 250GB para instalar o Mint mas queria particioná-lo em 50 + 100 + 100 GB, isto porque quero eliminar 2 discos que tenho no PC (80+120GB). Posso particioná-lo em Windows e depois instalar o Mint na partição de 50GB sem problemas? Nunca particionei nada em Linux portanto sou tipo um burro a olhar para uma parede. É que os 2 discos que quero eliminar têm alguns jogos, vídeos e musicas que sempre usei em Windows. O que me recomendam antes que me cortem a Net? Desde já agradecendo toda a ajuda possível...

P.S:

Peço desculpa por ter colocado a mesma questão na nossa Comunidade G+ mas este assunto tenho por assim dizer uma certa necessidade imperiosa de a resolver mas com a vossa preciosa ajuda seria sempre bem mais agradável de resolver se assim for possível...

Agradeço-vos imenso algum feedback sobre o assunto...

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2013, 12:57
Mensagem: #2
RE: Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
Para instalares o wine podes usar qualquer distribuição e fazer os seguintes passos, e ficas sempre com a última versão. Na linha de comandos escrever: (sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa depois sudo apt-get update e depois sudo apt-get install wine1.5).
Podes instalar o playonlinux para instalares mais facilmente alguns jogos e programas (aka ruOffice).
Quanto às partições podes brincar com o gparted, presente em todas distribuições, dessa forma podes mexer nos espaços das partições e criar todas as partições que desejares. Deves reservar uma partição em ntfs para os pcs que tenham ruimwindows poderem ver os teus ficheiros.
O cd de instalação do ubuntu, penso que traz o gparted, caso não o traga instala-se via web e faz-se o serviço. É assim que se recuperam alguns ruimdows...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2013, 23:05
Mensagem: #3
RE: Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
Só podes criar no máximo 4 partições primária. No Gparted podes criar um extended, que é uma partição primária, e dentro dela colocas várias partições lógicas. Desconheço máximo de partições lógicas. No linux, as partições lógicas ficam /dev/sdaX com X maior ou igual a 5, no disco sda. Mas o importante é tens de usar extended se quiseres mais partições do que 4.

Explicam melhor que eu:
https://help.ubuntu.com/community/HowtoP...onventions

Aqui tens tudo:
https://help.ubuntu.com/community/HowtoPartition

Agora há uma coisa que é o GPT http://en.wikipedia.org/wiki/GUID_Partition_Table para ultrapassar o limite das 4 partições primárias.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2013, 11:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-06-2013 11:59 por EletroescadaS.)
Mensagem: #4
RE: Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
Bem eu até há data ainda tenho a Internet a funcionar no emprego mas regressei ao windows 7 porque não consigo de forma nenhuma "atualizar" nenhum Linux que lá instale. De qualquer forma saquei a versão 15 do Mint e tenho-a instalada num portátil aqui em casa e que lhe posso aceder por TeamViewer (entre Windows e Linux Mr Green ).

Obrigado a todos pela ajuda...

Tonguec:
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-06-2013, 13:00
Mensagem: #5
RE: Devo criar partições no Linux em vez de as criar em Windows?
a maior diferença entre criar partições em windows e linux é que em linux as unidades de armazenamento são desmontadas reduzindo o risco de perda de dados por utilização da unidade durante o processo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)