Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tragédia Ferroviaria em Santiago
25-07-2013, 01:22 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-07-2013 11:50 por psimoes.)
Mensagem: #1
Tragédia Ferroviaria em Santiago
Desastre ferroviário aconteceu em Santiago de Compostela é o pior dos últimos 40 anos no país. Até ao momento, não há notícia de vítimas de nacionalidade portuguesa, disse à Renascença fonte do Governo.

[Imagem: imagem_desastre_santiago01_small.jpg]

ACTUALIZAÇÃO:

Ganha força a tese de excesso de velocidade, de erro humano no acidente ferroviário da Galiza que até ao momento provocou 77 mortos e mais de 140 feridos.

O jornal “El País” cita uma comunicação entre o maquinista da composição e a RENFE, empresa responsável pela circulação ferroviária no país vizinho. Na comunicação, o maquinista admite que circulava a 190 Km hora, o dobro da velocidade aconselhada no local da tragédia.

A causa do acidente ainda não foi confirmada oficialmente, mas foi entretanto aberto um inquérito
.

O presidente do Sindicato dos Maquinistas, em Portugal, António Medeiros, considera que o acidente só pode ter acontecido sob “circunstâncias anómalas extraordinárias”. António Medeiros explica que a linha em que circulava o comboio tem controlo automático da velocidade.
“O controlo da velocidade está garantido é de uma tecnologia avançadíssima, não depende sequer do maquinista”, remata.

[actualizada às 9h20]


O presidente do governo regional da Galiza diz que ainda é cedo para avançar as razões para este desastre ferroviário, que é já considerado o pior dos últimos 40 anos em Espanha.

O Ministério do Interior de Espanha descarta a hipótese de atentado, segundo a agência de notícias Efe.

A empresa responsável pelas infraestruturas ferroviárias de Espanha já ordenou a abertura de um inquérito para apurar as causas do descarrilamento em Santiago de Compostela.

[Imagem: imagem_desastre_santiago02_small.jpg]

Até ao momento, não há notícia de vítimas de nacionalidade portuguesa, disse à Renascença fonte do Governo. Portugal ofereceu ao Governo espanhol colaboração e apoio logístico.

O comboio de passageiros, que fazia a ligação entre Madrid e Ferrol, descarrilou pelas 20h41 locais (19h41 em Portugal Continental), numa zona de curva com velocidade controlada.

A empresa ferroviária Renfe adianta, em comunicado, que a bordo do comboio seguiam 218 passageiros, mais os elementos da tripulação.

O desastre aconteceu na véspera da tradicional festa de Santiago de Compostela, procuradas por milhares de pessoas. As celebrações já foram canceladas por causa desta tragédia.

As primeiras imagens divulgadas pela imprensa espanhola mostram várias vítimas caídas na linha, bem como composições tombadas, bastante danificadas, e chamas numa das carruagens.

As equipas de emergência estão no local a tentar resgatar passageiros dos destroços do comboio.

Um morador junto ao local do descarrilamento disse à Radio Galega que ouviu “uma grande estrondo” e viu uma carruagem completamente destruída.

O Hospital de Santiago de Compostela pede a doacção de sangue para acudir ao grande número de vítimas que deram entrada naquela unidade de cuidados de saúde.

O presidente do governo de Espanha, Mariano Rajoy, vai esta quinta-feira a Santiago de Compostela prestar homenagem às vítimas. O primeiro-ministro reuniu-se esta noite de emergência com membros do executivo.

Rei de Espanha já falou por telefone com o presidente da junta da Galiza, para se inteirar da situação e para manifestar condolências e solidariedade para com os familiares das vítimas.

Via | RR

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)