Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Pergunta] Grub/Windows/Linux
28-09-2013, 19:59
Mensagem: #1
[Pergunta] Grub/Windows/Linux
Não encontrei nenhuma secção que julgo ser a correcta para o meu tópico, portanto, peço desculpa ter sido criada aqui.

Tenho este portátil há 2 anos +-. Não sei se vos interessa é o ASUS K50IN, e o que se passa é o seguinte.

Ele veio de origem com win7 mas eu estava curioso com o linux e um colega meu da altura recomendou-me instalar o Mandriva. Portanto fiquei com o dualboot. win7+mandriva mas qd iniciava o computador o que me permitia escolher entre SO's era uma ferramente GRUB que veio com o mandriva.

O Mandriva passado uns tempos corria riscos de financiamento e acabei por me mudar para um fork( ou como lhe chamavam ) que era o mageia, e essa instalação foi feita como um "update" diretamente do SO.

O Que se passa agora é que não quero mais mageia. Mas tenho medo de desinstalar (e nem sei ao certo como fazê-lo :X) pois imaginem que ao desinstalar o Mageia, o Grub também desaparece e deixo de conseguir aceder ao Windows. Isto é possível?

Resumindo:
1º Posso desinstalar Mageia + GRUB sem afectar o meu Windows?
2º Como recomendam q re-reparta o disco rigido? Dentro ou Fora do SO?

Obrigado pelo apoio, qlq pergunta que tenham não hesitem, espero que me possam ajudar e que tenha sido claro.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-09-2013, 23:17
Mensagem: #2
RE: [Pergunta] Grub/Windows/Linux
porque não tentas substituir o Mageia por outra distribuição de Linux, tipo Debian ou Ubuntu?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-10-2013, 00:46
Mensagem: #3
RE: [Pergunta] Grub/Windows/Linux
Boas, até gostava de experimentar, mas acho que me sinto mais inclinado para um Mint por exemplo. Captou a minha intenção, achei bonito e espero que o SO seja tão forte, como aparenta de visual. Embora me sinta indeciso pois não entendo mt bem a diferença do Gnome para MAte e cinnamon por ex. Eu tinha KDE, mas acho que gostava de expeirmentar outro.
hm Então caso siga mesmo esse caminho da substituição, como recomendas que reparticione o disco? Pois acho que devia redimensionar o disco e deixar mais espaço para o Linux.

1º Como recomendas que o faça? Pode ser um programa dentro do Windows ou recomendas que corra por pen um "SO Live" como já vi aí algures?

2º Para reinstalar outro linux, basta uma partição do disco ou são necessárias mais partições para aquele SWAP etç?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-10-2013, 23:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2013 23:11 por Bruno Santos 81.)
Mensagem: #4
RE: [Pergunta] Grub/Windows/Linux
substituis só as partições do Linux, mais concretamente onde foi instalado sem ser a partição swap dando o exemplo de que eu tenho instalado num disco de 40 gb:
swap - 4gb é igual à memoria do pc
os restantes 36 gb são repartidos pelas seguintes partições:
/home 14gb
/usr 12gb
/temp 10gb

eu apaguei as partições /home, /usr e /temp para ficarem totalmente limpas do antigo sistema

P.S. mas pode usar outros valores ou então a maneira mais simples
swap + sistema de ficheiros ext4
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)