Votação: Estás de Acordo com o novo acordo ortográfico?
Sim
Não
N.S. / N.R.
[Mostrar Resultados]
 
Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acordo Ortográfico
26-02-2009, 00:47
Mensagem: #11
RE: Acordo Ortográfico
Penso que adopção deste acordo vai com o tempo, e muito possivelmente as crianças na escola primária iram aprender as "novas" palavras, isto porque nós também fomos fruto de um outro acordo ortográfico - Acordo Ortográfico 1990 que na altura também susceptibilizou muita discórdia.

+info
+info2

cumps

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 01:03
Mensagem: #12
RE: Acordo Ortográfico
É Bactéria e não pode ser Batéria!

Diz-se:

Bâ-que-té-ri-a, com "c" pronunciado, e "a" fechado, e não bá-que-té-ri-a.

Essas dos "c" mudo partem-me toda! Meu deus!

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 12:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-02-2009 12:24 por ai.que.me.doi.)
Mensagem: #13
RE: Acordo Ortográfico
Eu sou contra o acordo ortográfico.
Acredito que deva haver uma uniformização da língua portuguesa. Mas tal não deve ser feita aproximando o Português de Portugal ao Português do Brasil. Acredito igualmente que seja uma questão de números. Os brasileiros são mais que os portugueses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos, guineenses e timorenses, todos juntos. Ou seja compõem a maior parte dos falantes de língua portuguesa.
Mas também não vimos a Inglaterra a alterar o seu Inglês só por os americanos são em maior número e com mais poder e influência no mundo!!

@i.que.me.doi
http://blogue.aiquemedoi.info
[Imagem: pplware_addict.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 15:04
Mensagem: #14
RE: Acordo Ortográfico
Eu sou de acordo que se simplifique, os acentos por exemplo que nunca me entendi com eles Tongue mea culpa. Agora como já foi dito aqui e muito bem, fato e facto lêem-se de forma diferente em Portugal, por que raio se vão começar a escrever de forma igual? Deve ter sido ideia de algum snob que não sabe falar Português correctamente e já confundia fato com facto.
Eu vou continuar a escrever as palavras tal como aprendi na escola primária e como representam a o Português de Portugal, a escrita não é mais que uma forma de representar graficamente aquilo que se fala logo facto e fato (assim como os outros exemplos apresentados) são e continuaram a ser diferentes para mim, tanto na fala como na escrita.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 15:04
Mensagem: #15
RE: Acordo Ortográfico
(25-02-2009 20:15)tbogas Escreveu:  Porque têm os brasileiros aquele sotaque? - Falam português arcaico, do século XV!

Antes falassem, seria ainda melhor que o nosso português actual!
Tenta comparar a escrita dos lusíadas à do brasileiro e nada tem haver uma coisa com outra.
O que se passou é que os portugueses quando chegaram às colónias encontraram indígenas e obrigaram-nos a falar português, sem os ensinar a escrever, só mais tarde é que passaram à escrita, sendo essa leccionada por quem pouco sabia disso. Começaram então a escrever baseado naquilo que pronunciavam... os brasileiros até têm palavras com uns símbolos estranhos "frequëntemente" tipicamente usados na Europa do norte.
Com a evolução dos tempos desenvolveram a sua própria língua, mantendo apenas algumas similaridades com a nossa, alias todas as colónias têm um dicionário próprio!
O brasileiro decidiu importar demasiados estrangeirismos americanos, isto é que é de espantar! Uma vez que estão rodeados de países que falam espanhol...
Mas até no estrangeirismo souberam ajustar a pronuncia à escrita:

trem - train
onibus - bus
micro - microprocessor
mouse - mouse (rato de computador)

O grande objectivo deste acordo é permitir que hajam mais documentos em português em termos internacionais e garantir um lugar ao Brasil no conselho de segurança da ONU.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 19:17
Mensagem: #16
RE: Acordo Ortográfico
Citar:O grande objectivo deste acordo é permitir que hajam mais documentos em português em termos internacionais e garantir um lugar ao Brasil no conselho de segurança da ONU.

Então nesse caso porque é que o Português de Portugal foi o que sofreu mais alterações?
Se queriam arranjar um Português para documentos internacionais que o fizessem mas não esta borrada que estão a fazer. Melhor tivessem feito um trabalho sério que visasse realmente simplificar a documentação e a compreensão dessa mesma documentação por todos e não o que estão a fazer que é transformar palavras que representam univocamente uma ideia, acção, etc. em palavras ambíguas que necessitam de estar inseridas num contexto para serem compreendidas, a isso eu chamo complicar e não simplificar. Ainda por cima vão empurrar isso à força a quem está a aprender a ler, escrever e falar a língua de forma correcta.
Mais, se queriam mudar que desenvolvessem uma língua de raiz que fosse mais simples de aprender, ler e escrever tal como os Coreanos fizeram há muito tempo e não andar a colar remendos em cima do que já existe.
Mas isto parece ser a continuação do que começaram já há algum tempo, primeiro mudamos para o euro, lá se foi o escudo e as nossas notas que eram uma pequena parte da nossa cultura, depois inventaram a asae para ir fechando as casas típicas, para agravar ainda mais esse problema não criaram as excepções necessárias para salvaguardar os produtos tradicionais e típicos de Portugal, esta do acordo ortográfico é só mais uma facada na nossa cultura e identidade que pouco a pouco se vai perdendo.
Tudo isto só demonstra que Portugal é governado por incompetentes que nunca fizeram mais nada na vida senão ser políticos, que têm quem faça as coisas por eles, que só olham aos interesses próprios e estão sempre prontos a baixar as calças para agradar a quem quer que seja.
Se por acaso se lembrarem de fazer outro acordo ortográfico considerem forçar toda a populaça a falar Espanhol .... ou se calhar é melhor não porque depois a populaça podia aprender a reclamar e era o cabo dos trabalhos. A ser assim, Inglês então, chamem-lhe "choque tecnológico 2". Ou então porque não falar Chinês, eles são tantos que se juntarmos Portugal, o Brasil e as ex colónias vamos ter um peso muito maior internacionalmente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 19:30
Mensagem: #17
RE: Acordo Ortográfico
Não podia estar mais de acordo contigo em todo o post... mas destaco este parágrafo:
(26-02-2009 19:17)R00KIE Escreveu:  Tudo isto só demonstra que Portugal é governado por incompetentes que nunca fizeram mais nada na vida senão ser políticos, que têm quem faça as coisas por eles, que só olham aos interesses próprios e estão sempre prontos a baixar as calças para agradar a quem quer que seja.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 21:37
Mensagem: #18
RE: Acordo Ortográfico
Bem eu acho que chegaram a este acordo por causa das Brasileiras, no Elefante Branco existem muitas, assim é mais fácil para elas entenderem o que é que os ministros querem dizer. Wink

Bem falando serio, como sempre o Português é que tem de mudar e não os outros, tenho andando este tempo todo a questionar, será que foi Portugal a descobrir o Brasil ou foi ao contrario? Confused

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 21:40
Mensagem: #19
RE: Acordo Ortográfico
Há alterações nas duas variantes.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-02-2009, 22:10
Mensagem: #20
RE: Acordo Ortográfico
Pois há, e também há o pequeno grande detalhe de o número de alterações ao Português de Portugal ser ligeiramente superior a três vezes ao número de alterações do Português do Brasil.

Citar:A unificação da ortografia acarretará alterações na forma de escrita em 1,6% do vocabulário usado em Portugal e de 0,5%, no Brasil.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)