Votação: Estás de Acordo com o novo acordo ortográfico?
Sim
Não
N.S. / N.R.
[Mostrar Resultados]
 
Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 3 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acordo Ortográfico
28-02-2009, 01:59
Mensagem: #31
RE: Acordo Ortográfico
idioma:
s. m.,
linguagem de um povo, considerada nos seus caracteres especiais.

nacionalidade:
s. f.,
qualidade de nacional;
agrupamento de indivíduos com a mesma origem ou a mesma história e tradições comuns;
conjunto dos caracteres que distinguem uma nação;
nação;
origem nacional de uma pessoa ou coisa;
naturalidade;
pátria.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-02-2009, 10:20
Mensagem: #32
RE: Acordo Ortográfico
Há coisas que me fazem alguma confusão...
Anda meio-mundo com medo de perder a identidade nacional mas, andamos cerca de 6 anos a levar com um arrogante brasileiro a dizer o que fazer com a bandeira nacional e ninguém se importou, muito pelo contrário, esse meio-mundo aplaudiu e a bandeira nacional servia para tudo, desde bonés a base de copos...

Anda esse meio-mundo com medo, mas o que é certo é que se ouve pessoas que em vez de rir normalmente dizem "LOL", mas tudo bem, é normal... e se for gargalhada, ainda é mais giro: "LOLADA"... este adoro!

Ainda não sei qual o verdadeiro impacto deste acordo ortográfico, que me parece que só ser visivel dentro de 20 ou 30 anos, ou seja, após uma geração, mas, acho que acima de tudo, não devemos ter medo de alterar as coisas, nem que seja para pior, pois só assim se aprende que aquele caminho é errado. Pois que se refaça tudo de novo, mas nunca ter medo. Se era para ter medo de mudar, o Homem que ficasse dentro ca caverna...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-02-2009, 14:04
Mensagem: #33
RE: Acordo Ortográfico
Após alguns dias da criação desta thread, verifiquei que a grande maioria dos intervenientes não está de acordo com o "Acordo Ortográfico". No entanto isto leva-me a pensar.
Que todos os Idiomas/línguas sofrem "mutações", boas ou más, só o tempo o dirá, como é o nosso caso. Será isto uma evolução?... Ou será que estamos a regredir?

Enfim... Não devemos olhar para isto como um bicho de 7 cabeças.. Devemos encarar isto com "tranquilidade".. A nossa escrita vais "evoluir" com o tempo. E quer queiramos quer não, se a comunicação social, literatura e afins forem "obrigadas" a utilizar este acordo, também nós ficamos influenciados com isto, porque a nossa escrita reflete aquilo que ouvimos e lemos.

Para concluir, reforço, Não estou de acordo, mas "nada" podemos fazer para alterar a "História"....

Cumps,

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-02-2009, 17:45
Mensagem: #34
RE: Acordo Ortográfico
Citar:Ainda não sei qual o verdadeiro impacto deste acordo ortográfico, que me parece que só ser visivel dentro de 20 ou 30 anos, ou seja, após uma geração, mas, acho que acima de tudo, não devemos ter medo de alterar as coisas, nem que seja para pior, pois só assim se aprende que aquele caminho é errado. Pois que se refaça tudo de novo, mas nunca ter medo. Se era para ter medo de mudar, o Homem que ficasse dentro ca caverna...

Sim tens razão, sempre houveram mudanças e é necessário que existam mas não de uma forma tão forçada e de forma a favorecer claramente uma nação em detrimento de outra. Eu não conheço os acordos ortográficos anteriores mas mudar palavras como pharmácia para farmácia parece-me uma evolução natural de forma a simplificar a escrita sem retirar o significado ou pronuncia originais da palavra. Anteriormente referi-me à língua falada no Brasil como Português do Brasil pois é a forma mais correcta que conheço (muito devido ao mundo da informática) pois não quero faltar ao respeito a ninguém Smile se bem que o que é falado no Brasil já só é parecido com o que se fala em Portugal como alguém já referiu anteriormente.

Citar:Enfim... Não devemos olhar para isto como um bicho de 7 cabeças.. Devemos encarar isto com "tranquilidade".. A nossa escrita vais "evoluir" com o tempo. E quer queiramos quer não, se a comunicação social, literatura e afins forem "obrigadas" a utilizar este acordo, também nós ficamos influenciados com isto, porque a nossa escrita reflete aquilo que ouvimos e lemos.

Como já disse é normal e esperado que exista evolução da língua e que hajam alterações, o que não é normal é que essas alterações sejam forçadas por terceiros e não tenham a haver com a evolução natural da que é falado em Portugal. Evolução é natural em qualquer idioma, como exemplo para quem souber Inglês procure o significado da palavra "thy" e verá que já não é utilizada regularmente tendo sido substituída por "thou" ou "thine", também o Chinês tem a forma simplificada ou tradicional. No entanto essas evoluções são o resultado da evolução natural da língua e não modificações forçadas sem ter em contas as especificidades da língua em causa.

Quanto às modificações serem boas ou más, há sempre quem resista à mudança é verdade, todos somos assim, mas quando há quem apresente motivos válidos e sólidos que justificam que a mudança é má e não existe ninguém que apresente também motivos válidos e sólidos que justifiquem que a mudança é boa então há qualquer coisa que está claramente mal.
Até agora sempre me ensinaram que devia olhar para as coisas com sentido crítico e ponderar as coisas boas e más e tomar uma decisão e neste caso ainda não vi nenhum argumento que me fizesse pensar que esta mudança é boa.

No entanto no meio de tudo isto tal como o Lápis Azul disse foi necessário vir alguém de fora para conseguir unir os Portugueses e na fúria de um patriotismo de conveniência fazer da bandeira nacional pau para toda a obra, assim como comprar bandeiras arraçadas de bandeiras Portuguesas tal é o desconhecimento do símbolo que representa Portugal.
Acho que isto é o legado de uma ditadura em que convinha manter a populaça na ignorância de forma a serem fáceis de controlar e que pouco a pouco está a ser implementado novamente. Antes era o ditador que dizia faça-se a minha vontade, agora são os governantes que a população de livre vontade elegeu, supostamente para servir e atender às necessidades da população, que dizem faça-se a nossa vontade e a populaça diz ámen, contra isto batatas, temos pena mas é assim.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2009, 12:44
Mensagem: #35
RE: Acordo Ortográfico
Não conheço profundamente o acordo mas sei o suficiente para ter a minha opinião:
se por um lado o acordo ortográfico visa a proliferação da Língua Portuguesa, trazendo benefícios a vários níveis dentre os quais económicos, por outro podemos estar a cometer uma asneira tremenda pois, pelos vistos, nem Angola, Cabo Verde ou a Guiné Bissau ratificaram ainda o acordo que, ANTES DE QUALQUER PRESSÃO OU BICHO QUE NOS MORDA, merece uma REVISÃO PROFUNDA para evitar os (maus) exemplos apontados pelo "tbogas".

Não me chateia a mudança.
Mas preocupam-me mudanças que possam acarretar danos irreparáveis.

O tempo mostrará os prós e contras de se fazer à maneira do "tudo ou nada".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-03-2009, 14:56
Mensagem: #36
RE: Acordo Ortográfico
vamos esperar pelo desenvolvimento das coisas

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-05-2009, 11:58
Mensagem: #37
RE: Acordo Ortográfico
Não cheguei a ler todos os posts...

Mas a realidade diz-nos que a língua portuguesa a cada geração que passa... vai levando cada vez mais pontapés na gramática...

Desde o acordo ortográfico até ao portuga que sê ouve e vê em sms...
Nós somos a principal ofensa à nossa língua quando deixamos e/ou permitimos que se escreva desta forma:

"Axo k deviamox" - entre tantos outros exemplos...

Não sou contra as abreviações... mas que se utilize a abreviação da forma correcta!
Até sabermos "escrever em bom português" para não dizer falar também à um longo caminho a percorrer...

Sou contra o novo acordo ortográfico... mas nunca houve divulgação o suficiente para que a população portuguesa vota-se a rejeitar o mesmo!!
Muitos permanecem na santa ignorância...

Como um amigo meu disse um dia:

"Deixamos de ser o povo colonizador para sermos colonizados pelas ex-colón
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-08-2013, 16:35
Mensagem: #38
RE: Acordo Ortográfico
Não concordo. Deixo aos estudiosos a sua explicação que me tem ajudado a reforçar a minha luta contra este monstro.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)