Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 2 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Linux só no terminal?!
03-08-2008, 15:19
Mensagem: #1
Linux só no terminal?!
Viva, sou novo nesta andança de Linux gostaria de saber tudo que quisermos instalar numa versão de linux terá de ser tudo por comandos ?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-08-2008, 15:55
Mensagem: #2
RE: * Ubuntu 8.04 LTS "Hardy Heron" *
ant0nio Escreveu:Viva, sou novo nesta andança de Linux gostaria de saber tudo que quisermos instalar numa versão de linux terá de ser tudo por comandos ?

Não. Muitos dos programas estão disponíveis a partir do menu "Aplicações -> Adicionar/Remover Programas". Basta procurar o que queremos, marcar com um visto, e mandar instalar! Para os programas que não estão nessa lista, é muitas vezes possível fazer o download de um ficheiro ".deb" para Ubuntu, que funciona como um ".exe": fazer duplo clique e mandar instalar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-08-2008, 18:03
Mensagem: #3
RE: Linux só no terminal?!
Como o DingoMD disse, podes instalar através desse menu ou do .deb. Em alternativa também podes utilizar (no debian/Ubuntu) o apt-get/aptitude (no terminal):

sudo apt-get install <pacote a instalar>
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-08-2008, 09:56
Mensagem: #4
RE: Linux só no terminal?!
Ou então, que também pode acontecer, teres apenas que usar três comandos seguidos na consola para instalar um programa: ./configure, make e make install.

Mas muitas das vezes, sem ires ao menu adicionar e remover programas, mas sim ao gestor de pacotes Synaptic, se for no Ubuntu por exemplo, também só tens que escolher o programa a instalar e aplicar as alterações. É tudo muito simples...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-08-2008, 21:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-08-2008 21:19 por racoq.)
Mensagem: #5
RE: Linux só no terminal?!
j-pedrosantos Escreveu:Ou então, que também pode acontecer, teres apenas que usar três comandos seguidos na consola para instalar um programa: ./configure, make e make install.

Isto só acontece em situações, em que queiras software que não exista nos repositorios de distribuições de linux como o ubuntu (duvido muito porque a lista de aplicações é vastíssima, e mais que suficiente para um utilizador normal), ou uma determinada aplicação não exista nos repositórios, e precises mesmo dela para ir para consola (mais raro ainda).

Atenção e repito:

Linux é diferente de consola

Infelizmente existe essa ideia pré concebida (promovida pelos fanboys de Windows sobretudo ou os elitistas pseudo-intelectuais de linux), na actualidade é falsa, nas principais distribuições como Ubuntu, Fedora, Opensuse, entre outras. Podes pensar para simplificar que a consola representa para o linux, o que a linha de comandos msdos, representa para o windows


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2008, 21:17
Mensagem: #6
Linux RE: Linux só no terminal?!
Malta, porque é que a maioria do pessoal gosta muito de pensar que Linux=Ubuntu?

se o rapaz tiver uma outra distro, OpenSuse, Caixa Mágica, etc..

bom, no entanto.. o mais provável é ter, ou querer ter, Ubuntu ou outro derivado de Debian.

Se pretender, ele poderá ir a alguns sites, como os que estão neste post:

Sites onde posso ir buscar software para Linux.

Obrigado,

PS: não levem o que eu disse a mal, ok? não estou contra ninguém Tongue
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-08-2008, 14:00
Mensagem: #7
RE: Linux só no terminal?!
Penguin Community Escreveu:Malta, porque é que a maioria do pessoal gosta muito de pensar que Linux=Ubuntu?

Concordo completamente. Parece incrível que realmente Linux = Ubuntu, ultimamente...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2008, 15:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-08-2008 15:30 por Bruno Bernardino.)
Mensagem: #8
RE: Linux só no terminal?!
Isso acontece simplesmente porque ubuntu é das melhores distros aí para uso pessoal, e uma das mais difundidas Smile

Claro que acaba por ser um bocado gosto pessoal, porque hoje em dia as distros estão relativamente parecidas, nada a ver como antigamente que eram muitas as diferenças e quase só tínhamos Debian, Red Hat, Suse e Mandrake Smile

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2008, 16:06
Mensagem: #9
RE: Linux só no terminal?!
(26-08-2008 15:28)Bruno Bernardino Escreveu:  Isso acontece simplesmente porque ubuntu é das melhores distros aí para uso pessoal, e uma das mais difundidas :)

Claro que acaba por ser um bocado gosto pessoal, porque hoje em dia as distros estão relativamente parecidas, nada a ver como antigamente que eram muitas as diferenças e quase só tínhamos Debian, Red Hat, Suse e Mandrake :)
Sim, mas mesmo que Ubuntu seja a distro mais falada por aí, acho importante reforçar que Linux não é Ubuntu apenas, e que há alternativas... Tomar conhecimento dessas alternativas foi do melhor que já me aconteceu :)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2008, 17:32
Mensagem: #10
RE: Linux só no terminal?!
Claro,

Daí eu ter dito que chega a ser uma questão de gosto pessoal Wink

Convido toda a gente a experimentar distros e a escolher entre elas, eu fiquei-me com Ubuntu para uso pessoal e Debian para servidor.

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)