Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Resolução em Ubuntu 9.04
13-04-2009, 22:16
Mensagem: #11
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Porreiro, até foi fácil. Senão eras capaz de ainda bater um bocado com a cabeça no monitor Tongue
Pelo que consegui encontrar entretanto, caso isso não tivesse funcionado não parece ser fácil, aqui fica a página que encontrei entretanto e me parece mais promissora (caso alguém precise) http://www.winischhofer.eu/linuxsisvga.shtml

Quanto ao que perguntaste a parte do dpms activa a gestão de energia relacionada com o monitor permitindo que entre no modo de baixo consumo, as outras duas coisas indicam ao xserver quais as gamas de frequências de funcionamento (horizontal e vertical) que o teu monitor suporta (podem ser valores genéricos, por vezes o xserver recusa-se a usar resoluções mais elevadas se não se lhe disser isso, o que parece ser o teu caso).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-04-2009, 20:51
Mensagem: #12
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Quero aproveitar para agradecer porque também tenho uma SiS e tenho o mesmo problema em ubuntu Tongue

[Imagem: 29328.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
João M.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2009, 00:16
Mensagem: #13
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Citar:Pelo que consegui encontrar entretanto, caso isso não tivesse funcionado não parece ser fácil, aqui fica a página que encontrei entretanto e me parece mais promissora (caso alguém precise) http://www.winischhofer.eu/linuxsisvga.shtml

É triste que existam empresas que ainda não fornecem documentação, não desenvolvem drivers para Linux, nada. O que vale é que existem utilizadores que lá se conseguem "desenrascar" e não se importam de ajudar.

Parece uma solução mais eficaz, talvez a teste quando tiver mais tempo. Mas como agora tenho o sistema a funcionar 5* não quero mexer muito.

De qualquer forma obrigado pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2009, 17:44
Mensagem: #14
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Se está a trabalhar não mexas Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-04-2009, 18:15
Mensagem: #15
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Solução=LiveCD <=> Fabricantes = Viciadas no Windows.

Se alguém foi mau contigo e te deu ajuda aqui no fórum, castiga-lhe, dá-lhe os Pontos de Reputação que ele merece. Quantos mais, melhor, para ele ver o que é bom!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-04-2009, 16:06
Mensagem: #16
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
(16-04-2009 17:44)R00KIE Escreveu:  Se está a trabalhar não mexas Wink

Ora nem mais....
Mas conhecia por, se não está estragado não arranjes, isto por causa do ppl que faz logo o update à BIOS só porque é mais actual.

Mas realmente acho que os fabricantes estão a mudar um pouco e os maiores estão a disponibilizar drivers estáveis (intel, nvida e ati) resta é o resto acompanhar.

O que me irrita mesmo é os PC's, portáteis e fixos, têm que ter aquele cromo do windows colado e vir com isso instalado... Fabriquem é material de qualidade e tirem o preço do licenciamento de software!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-04-2009, 00:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-04-2009 00:39 por Aptenodytes Tuxus.)
Mensagem: #17
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Podes recusar a licença do Windows e pedir o reembolso no acto de compra. Citando a EULA:
"Ao utilizar o software, o Adquirente aceita estes termos. Caso não aceite os termos,
o Adquirente não deverá utilizar o software. Em vez disso, deverá devolvê-lo ao
fornecedor para reembolso ou crédito."

Agora atenção que há lojas em que o pessoal é (ou faz de) ignorante em relação a isso mesmo.

Wink

[Imagem: 1799rm6.png]
[Imagem: archlinuxv2.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-05-2009, 01:23
Mensagem: #18
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
(13-04-2009 22:07)racoq Escreveu:  Atenção, não puxes muito por esse driver a nivel de jogos, pois como a placa grafica é fraquitao o mais certo é que só tenhas suporte 2D, para ver filmes e alguns jogos modestos.

O vesa não tem aceleração 2D nenhuma. Não dá para ver filmes e muito menos jogar alguma coisa. Já tentei milhares de soluções num portatil de um vizinho e de facto não consigo por nada a funcionar correctamente, ie, com aceleração.

Quando ao site do http://www.winischhofer.eu/linuxsisvga.shtml também já tentei um deb que alguém compilou especificamente para o ubuntu 8.10 testei e não deu nada e muito menos no linux mint.

Quando alguém tiver informações que avise.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2009, 12:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-06-2009 12:40 por messias.)
Mensagem: #19
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Boas pessoal,

registei-me apenas para vos ajudar neste assunto visto que eu consegui resolver o meu problema. Também tenho um portátil Fujitsu Siemens v5515 (também dá para os v5535) e consultei o fórum do ubuntu aqui (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=958967&page=22) que tem tido boa evolução para quem tem gráficas SiS.

Estejam atentos ao user bgerlich que é ele que tem desenvolvido boas drivers para a SiS. A última versão que ele disponibilizou está aqui http://ubuntuforums.org/attachment.php?a...1244479836 (penso que tenham de se registar no fórum Ubuntu). É só clicar e instalar. Nada de problemas.

Vão vendo esse tópico que está com bom movimento e pode sempre ajudar mais pessoal.

Comigo isso funcionou no Jaunty e houve outras versões dele que me funcionaram no Intrepid. Só continua a não haver 3D. Por isso esqueçam efeitos especiais do ubuntu e grande parte dos dock's.

Só para acabar, acho que a SiS é a maior vergonha de placas gráficas que existe. Já tive tentado a escrever um e-mail mas acho que ia acabar no spam.

Um grande abraço
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-09-2009, 19:52
Mensagem: #20
RE: Resolução em Ubuntu 9.04
Bem, decidi instalar o Ubuntu num portátil destes do e-escolas, a gráfica é um pesadelo...

Mesmo para quem "resolveu" o problema, com as fantásticas dicas do ROOKIE e do Rui, deve ter reparado que a sua resolução não é 1280x800 mas sim 1280x768, ficando a imagem um pouco esticada. Pelo menos eu notei!

Se querem a imagem perfeita, desinstalem os drivers da SiS como o Rui referiu uns posts acima, e podem apagar os parâmetros acrescentados no xorg.conf que o Rui sugeriu, e depois, instalem o pacote referido neste post:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1245831

Reiniciem e voilá! Big Grin

Ah, e estes drivers têm muito melhor performance que os VESA, pelo menos eu achei. Até consigo activar o composing do metacity sem haver lentidão!

Para activar o composing do metacity façam ALT+F2 e escrevam gconf-editor. Executem.

Na janela que aparece, acedam a apps->metacity->general e marquem a caixa compositing_manager. E pronto! Esta dica é do Rui Oliveira, ele é que tem os créditos.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)