Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ligar a uma TV ... antiga
05-10-2015, 17:21
Mensagem: #1
Ligar a uma TV ... antiga
Viva!

Sou novo nos mundos de raspberry pi e os conhecimentos em linux/comando é muito básico.
Decidi comprar este equipamento para lidar mais com o mundo linux

O rasp(ai) funciona lindamente com HDMI acontece que eu tenho um cabo RCA (vermelho, amarelo e branco) com extremidade jack 3.5mm
supostamente pensei que ia funcionar... ligar e pimba ... a funcionar como HDMI mas isso não acontece... podem me ajudar como meter a dar?
numa outra TV em que também não tenho HDMI nem RCA só tenho scart... tenho um adpatador scart e rca... também liguei aí e nada...

tenho imensa pena não conseguir por isto a dar sem ser por HDMI...
já agora é possivel usar o pipplware ligado a um portátil? qual seria o procedimento para ligar o rasp2 a um portátil e utilizar o monitor do portátil?

obrigado pela leitura agora espero que me consigam ajudar Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
05-10-2015, 21:42
Mensagem: #2
RE: Ligar a uma TV ... antiga
Mas dá algum tipo de imagem, ou não dá nada ? Experimenta trocar os cabos das cores, tipo amarelo por vermelho ou branco. Alguns cabos têm isso trocado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2015, 11:13
Mensagem: #3
RE: Ligar a uma TV ... antiga
(05-10-2015 21:42)dsantos Escreveu:  Mas dá algum tipo de imagem, ou não dá nada ? Experimenta trocar os cabos das cores, tipo amarelo por vermelho ou branco. Alguns cabos têm isso trocado.

Não dá qualquer tipo de sinal. Já testei a trocar a combinação das cores e nem assim...

sou capaz é de formatar o Pipplware e instalar o NOOBS a ver se isso resulta...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2015, 12:28
Mensagem: #4
RE: Ligar a uma TV ... antiga
Se não dá no Pipplware tb não vai dar no noobs. Experimenta assim:
Red - Video
Yellow -  Right Audio
Black - Left Audio

Não sei se já fizeste tb mas para ligações s-video (PAL se estiveres na Europa) tens de adicionar a seguinte linha no config.txt, tal como indicado no site oficial do Pipplware:
sdtv_mode=2
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2015, 15:04
Mensagem: #5
RE: Ligar a uma TV ... antiga
(07-10-2015 12:28)dsantos Escreveu:  Se não dá no Pipplware tb não vai dar no noobs. Experimenta assim:
Red - Video
Yellow -  Right Audio
Black - Left Audio

Não sei se já fizeste tb mas para ligações s-video (PAL se estiveres na Europa) tens de adicionar a seguinte linha no config.txt, tal como indicado no site oficial do Pipplware:
sdtv_mode=2

sim já adicionei essa linha, e removi o comentário de uma # (de momento não sei ao certo)
sobre os cabos já testei todas as combinações possiveis Smile
R Y B / R B Y / B Y R / B R Y / Y R B / Y B R (penso não esqueci de mais nenhuma)

Já agora, não vá é estar a fazer o procedimento errado... é ligar à energia e depois carregar no 2 certo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-10-2015, 17:06
Mensagem: #6
RE: Ligar a uma TV ... antiga
Carregar no 2 ao ligar não faz nada. É como disse em cima. Se não funcionar como disse, o mais provável é o cabo que tens não funcionar, nem todos os cabos dão. Este artigo aqui explica quais os que funcionam:
http://www.raspberrypi-spy.co.uk/2014/07...ideo-jack/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-10-2015, 23:44
Mensagem: #7
RE: Ligar a uma TV ... antiga
(07-10-2015 17:06)dsantos Escreveu:  Carregar no 2 ao ligar não faz nada. É como disse em cima. Se não funcionar como disse, o mais provável é o cabo que tens não funcionar, nem todos os cabos dão. Este artigo aqui explica quais os que funcionam:
http://www.raspberrypi-spy.co.uk/2014/07...ideo-jack/
Não me lembrei vir mais cedo deixar o meu feedback. 
Eu tirei o pipplware e meti o raspbian e funcionou tudo direitinho. 
Voltei ao pipplware mas desta vez modifiquei o config.txt via gestor ficheiros e já está a rolar 

Quero deixar a nota para futuros casos semelhantes, modifiquem o ficheiro via terminal e não abrir o txt via Windows ou OS X. 
Deduzo q tenha sido por causa disso 
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-10-2015, 00:25
Mensagem: #8
RE: Ligar a uma TV ... antiga
Boa Big Grin

Deve ter sido isso porque a configuração inicial do ecrã do Pipplware é exactamente igual à do Raspbian.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)