Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
PiPplware/kodi - Dúvidas de principiante
20-03-2016, 14:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-03-2016 01:12 por jorgecunha.)
Mensagem: #1
PiPplware/kodi - Dúvidas de principiante
Bom tarde,
Comprei na sexta um raspberry pi 3 e como nunca usei um linux antes,  deparo-me com algumas dúvidas. Já perdi algumas horas a procurar solução para estas minhas dúvidas, mas não consegui encontrar, e então decidi vir aqui pedir ajuda :
1 - comprei um cartão de 32 GB e ao instalar o pipplware_v5.1 (segui todos os passos) o cartão ficou com 59.9 MB. Há maneira de alterar isto? De voltar a recuperar os 32 GB para por exemplo, copiar para lá uns filmes ou fotos e poder ver através do KODI?
2 - No 1º arranque não mexi em nada e ele arrancou para o Emulatation Station penso eu. Depois, já não me lembro onde, mudei o boot para entrar no KODI Media Center.  Agora quando preciso de sair do KODI (por algum motivo) ele vai para um sitio onde diz "pi@pippware:~ $" e não sai dali. Ora eu para sair daqui tenho que desligar o Raspeberry pi da tomada porque não sei outra maneira. Como é que eu posso voltar a entrar no KODI ou no "Emulation Station" ou no XFCE Desktop sem desligar da tomada?
3 - Como é que posso alternar entre o KODI e o XFCE Desktop?
4 - Quando se diz "executa o seguinte num terminal", onde posso aceder a este este terminal? É tipo o run do windows?
Desde já muito muito obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2016, 20:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-03-2016 20:30 por dsantos.)
Mensagem: #2
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
Tens essas duvidas todas explicadas no site do PiPpware. O terminal é do género da linha de comandos do Windows, o tal local onde ficas com o prompt:
pi@pippware:~ $


Quanto ao facto de aparecer só 60 Mb no cartão é normal, o sistema está numa partição linux que não é visivel no Windows. Para copiar ficheiros para o Pi e vice-versa use uma das opções de acesso remoto.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-03-2016, 10:39
Mensagem: #3
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
(20-03-2016 20:26)dsantos Escreveu:  Tens essas duvidas todas explicadas no site do PiPpware. O terminal é do género da linha de comandos do Windows, o tal local onde ficas com o prompt:
pi@pippware:~ $


Quanto ao facto de aparecer só 60 Mb no cartão é normal, o sistema está numa partição linux que não é visivel no Windows. Para copiar ficheiros para o Pi e vice-versa use uma das opções de acesso remoto.
Muito obrigado por ter respondido.
Quanto à questão alternar entre o KODI e o XFCE Desktop (por exemplo) é também no terminal? Qual é o comando?
Já agora existe algum manual/tutorial com os comandos mais básicos do linux?
Desde já muitíssimo obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2016, 01:32 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-03-2016 01:33 por dsantos.)
Mensagem: #4
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
De nada Wink

Para alternar entre as várias interfaces, o ideal é definir o arranque para o Emulation Station (1ª ou 2ª opção do Change Boot). De lá pode arrancar e alternar facilmente entre as várias interfaces e jogos, e quando fizer para sair de uma, como por exemplo do Kodi, ele volta novamente ao Emulation Station. É a predefinição do PiPplware e a recomendada para iniciantes.

Quanto a manuais de comandos Linux, tem por exemplo os tutoriais do Pplware, este julgo que foi o ultimo, no final tem o link para todos:
http://pplware.sapo.pt/linux/comandos-li...orial-n32/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2016, 10:37
Mensagem: #5
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
(22-03-2016 01:32)dsantos Escreveu:  De nada Wink

Para alternar entre as várias interfaces, o ideal é definir o arranque para o Emulation Station (1ª ou 2ª opção do Change Boot). De lá pode arrancar e alternar facilmente entre as várias interfaces e jogos, e quando fizer para sair de uma, como por exemplo do Kodi, ele volta novamente ao Emulation Station. É a predefinição do PiPplware e a recomendada para iniciantes.

Quanto a manuais de comandos Linux, tem por exemplo os tutoriais do Pplware, este julgo que foi o ultimo, no final tem o link para todos:
http://pplware.sapo.pt/linux/comandos-li...orial-n32/
Muito obrigado, deu-me uma grande ajuda.
Já agora para alterar o boot, através da linha de comandos (porque não tenho acesso a outro menu) é "sudo bootmenu"?
Desde já muito obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2016, 22:57
Mensagem: #6
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
Boa noite,
Partindo do princípio que tenho o Kodi Media Center por defeito no boot, e que uma vez dentro deste eu saio para o terminal (pi@pippware:~ $), quais os comandos que utilizo para entrar em cada um dos "sistemas":
- Emulation Station + Kodi autostart (default)
- Emulation Station
- Kodi Media Center
- XFCE Desktop

Desde já muitíssimo obrigado.

Cumps,
Jorge Cunha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-03-2016, 23:09
Mensagem: #7
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
Por omissão, o PiPplware arranca para o Emulation Station, e se, no intervalo de 10 segundos, não houver interacção por parte do utilizador, o ES fecha e arranca o Kodi.

Esta é a opção de Boot recomendada para a maioria dos utilizadores por ter o conveniente de que, no ES se lançar uma outra interface, como por exemplo o Kodi e mais tarde fizer para sair dela, volta sempre ao ES. É mais cómodo e pode controlar as coisas só com um comando CEC ou um joystick.

No entanto se fizer questão de ter o arranque definido directo para o Kodi e depois quiser sair e lançar outra interface aqui ficam os comandos:

XFCE: startx
Kodi: kodi
ES: emulationstation
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2016, 01:09
Mensagem: #8
RE: PiPplware/kodi - Dúvidas de pricipiante
Muito obrigado!

Cumps,
Jorge Cunha
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)