Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
05-05-2009, 23:57
Mensagem: #11
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Álvaro, não deves extrair nada. Antes de mais os discos que compraste não servem pois tu tens uma drive CD-R/CD-RW, logo apenas lê/grava CDs e não DVDs, que foi o que compraste. Tens de comprar um vulgar CD-R.

Também uso o CDBurnerXP, por isso vou dar-te os passos que precisas para gravar o CD.
1. Iniciar o CDBurnerXP.
2. Escolher a opção "Gravar uma imagem ISO" e prosseguir.
3. Clicar em "..." e escolher o ficheiro isso pretendido, neste caso o xubuntu.
4. Escolher uma velocidade de gravação mais baixa: entre 8x a 24x é o ideal.
5. Método de Gravação: Disc-at-once
6. Já com o CD-R na drive, clicar em Gravar Disco.

Depois é só esperar que acabe de gravar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2009, 21:54
Mensagem: #12
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Pronto a gravação está concluída já tenho em mão um CD-R da marca TDK com a imagem do XUBUNTU 9.4.
Agora penso que tenho que entrar no setup para configurar as várias opções certo eu já lá andei mas não mexi em nada está de origem.Tenho um manual com todos as siglas e o que representam como por exemplo ao entrar encontro uma primeira parte com informações básicas do sistema data e hora e discos instalados mas sem qualquer data nem hora configurada, devo configurar a hora e a data e ano que estamos ? Em relação a todas as configurações que terei que fazer penso que as mais importantes sejam a que vai dar BOOT sequence qual a sequéncia a dar para que o sistema arranque pelo cd-r. Espero que me digam o passo seguinte fico á espera.

Caixa MasterColer - MatherBord Asus P5N7A-VM nForce730i SKt775 Nvidia Geforce 9300 - Processador Intel Core 2 Quad Q8200 Freq.2.33 GHz 45nm 1333 MHz - Cooler Scythe Mugen - Fonte de Alimentação OCZ ModxStream Pro 600W
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
06-05-2009, 22:01
Mensagem: #13
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Só tens de entrar no setup da BIOS e procurar algum menu do género:

Boot Sequence, Boot Menu, Boot qualquer coisa... isso varia.

E alteras a drive de CD para primeira opção!

Se estiveres muito perdido, podes sempre dizer-nos qual é a "marca" da tua BIOS.

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 23:15
Mensagem: #14
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Ola Ana, quando entro na Bios aparece:
Award Modular Bios v4.51PG, An Energy Star Ally
Copyright © 1984-99, Award Software, Inc

PENTIUM III CPU at 667MHz(133*5.0
Memory Test: 524288K OK

Award Pluy and Play BIOS Extension v1.0A
Copyright © 1999, Award Software, Inc
Detecting IDE Primary Master...MATSHITA CD-RW CW-7585
Detecting IDE Primary Slave ... Maxtor 2B020H1

CMOS checksum error - Defaults loaded

Press F1 to continue, DEL to enter setup

Esta é a primeira imagem que me aparece tal e qual como escrevi com fundo preto e letras brancas.
Espero mais dados vossos?

Caixa MasterColer - MatherBord Asus P5N7A-VM nForce730i SKt775 Nvidia Geforce 9300 - Processador Intel Core 2 Quad Q8200 Freq.2.33 GHz 45nm 1333 MHz - Cooler Scythe Mugen - Fonte de Alimentação OCZ ModxStream Pro 600W
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 23:32
Mensagem: #15
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Sim, isso é normal.

Tal como te diz a mensagem, carrega na tecla DEL para acederes ao menu de configuração.

Nesse menu vais ver inúmeras opções, cuja disposição varia de fabricante para fabricante. Regra geral o que tu queres está na zona relacionada com o "Chipset", que é uma das primeiras opções.
Procura por algo que diga "1st boot device" e metes a opção em CD-ROM, caso não esteja. Carregas ESC para voltar ao menu anterior, e escolhe "Save configuration and exit".

Depois basta meter o CD na drive ao arrancar a máquina que ele já o deve detectar.

Espero não ter sido muito confuso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2009, 02:53
Mensagem: #16
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Boas (1st boot device) e depois salvei em ( save configuration and exit) até aqui tudo bem, depois o PC começou a ler umas coisas relacionadas com a configuração e parou dizendo para inserir o cd e foi o que fiz inseri o cd e clikei enter como mandava. Só que mal começou a ler o cd o ecrã ficou cinzento esbranquiçado até agora já lá vão 2horas e já tirei o cd porque não deu mais nada o que aconteceu de errado não vai ser fácil?

Fiz tudo direito como explicaram a unica coisa que fiz batota mas penso que não faz mal foi ter extraído o ficheiro do ficheiro rar a imagem e depois apaguei as pastas porque estava fazendo errado e utilizei o mesmo ficheiro rar para gravar a imagem ISO como explicaste. SE não foi por isso alguma coisa está mal no arranque quando coloco o cd ou na leitura do proprio, outra coisa pediste para gravar a imagem entre 8x ou 24x gravei a 24x porque não encontrei como colocar em 8x e uma coisa que reparei e que o leitor do pc tem só 8x4x não sei se poderá ter haver.
Espero informações vossas Abraços.

Caixa MasterColer - MatherBord Asus P5N7A-VM nForce730i SKt775 Nvidia Geforce 9300 - Processador Intel Core 2 Quad Q8200 Freq.2.33 GHz 45nm 1333 MHz - Cooler Scythe Mugen - Fonte de Alimentação OCZ ModxStream Pro 600W
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2009, 03:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2009 03:27 por racoq.)
Mensagem: #17
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
Caro tens de ser mais explicito.

Aconselho-te também a fazeres "enter" periodicamente no texto que escreves (para deixares linhas de intervalo e o texto ser de mais fácil leitura), pois ficam parágrafos muito grandes. Wink

Depois dos reparos, parece-me que nesta fase o teu computador já te arranca do CD o que é bom.

Instala o Infrarecorder no computador onde tens a ISO para a gravar, é um programa gratuito para gravação que uso regularmente no Windows e nunca me deu problemas:

[Imagem: screenshot_main.png]

Link download: http://freefr.dl.sourceforge.net/sourcef...ir0462.exe


Se reparares na interface da imagem que mostrei anteriormente, na barra de ferramentas (barra por baixo do menú da aplicação), 6º icon tens um CD com um sinal de proibido, clicas ai para apagar o teu CD, podes selecionar a opção Quick Format, para te formatar o CD de uma forma rápida.


Posteriormente para gravar o ficheiro ISO, NUNCA o deves extrair, o processo de extracção e gravação tem de ficar ao cargo do programa que grava a ISO. Esse ficheiro não é um ficheiro compactado de uma forma normal, o Winrar abre-o mas não é nenhum .rar .zip ou afins. É um ficheiro com características e métodod de compactação diferente dos usados pelos programas winrar, Winzip e outros semelhantes.

Posto isso para iniciar este processo carrega no 4º icon da barra de ferramentas do programa, tens um icon de um CD com um lápis e um icon com um formato em forma de "pacote". Deves clicar nesse icon e selecionar o ficheiro ISO. E é só por a gravar.


Depois da gravação do CD arranca com ele com o PC e vê se já te lança bem o CD Wink


(08-05-2009 02:53)ALVARO GOMES Escreveu:  Boas (1st boot device) e depois salvei em ( save configuration and exit) até aqui tudo bem, depois o PC começou a ler umas coisas relacionadas com a configuração e parou dizendo para inserir o cd e foi o que fiz inseri o cd e clikei enter como mandava. Só que mal começou a ler o cd o ecrã ficou cinzento esbranquiçado até agora já lá vão 2horas e já tirei o cd porque não deu mais nada o que aconteceu de errado não vai ser fácil?

Fiz tudo direito como explicaram a unica coisa que fiz batota mas penso que não faz mal foi ter extraído o ficheiro do ficheiro rar a imagem e depois apaguei as pastas porque estava fazendo errado e utilizei o mesmo ficheiro rar para gravar a imagem ISO como explicaste. SE não foi por isso alguma coisa está mal no arranque quando coloco o cd ou na leitura do proprio, outra coisa pediste para gravar a imagem entre 8x ou 24x gravei a 24x porque não encontrei como colocar em 8x e uma coisa que reparei e que o leitor do pc tem só 8x4x não sei se poderá ter haver.
Espero informações vossas Abraços.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2009, 22:20 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2009 22:23 por gsantos.)
Mensagem: #18
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
(08-05-2009 02:53)ALVARO GOMES Escreveu:  Fiz tudo direito como explicaram a unica coisa que fiz batota mas penso que não faz mal foi ter extraído o ficheiro do ficheiro rar a imagem e depois apaguei as pastas porque estava fazendo errado e utilizei o mesmo ficheiro rar para gravar a imagem ISO como explicaste.
Faz toda a diferença. Tal como eu te disse, e o racoq voltou a referir, os ISO não são para descomprimir, tens de os abrir com um programa qualquer próprio para gravação de CDs.

O ISO, no fundo é uma versão digital do teu CD. Imagina...
Tens uma foto qualquer em papel. Fazes o scan para o PC. Agora passas a ter duas fotos, uma analógica (o papel) e a digital (em jpg). Imagina que a foto analógica é o teu CD original, e a digital é o ficheiro ISO. Ou seja, são ambos a mesma coisa, apenas em formatos diferentes.

(08-05-2009 03:17)racoq Escreveu:  Se reparares na interface da imagem que mostrei anteriormente, na barra de ferramentas (barra por baixo do menú da aplicação), 6º icon tens um CD com um sinal de proibido, clicas ai para apagar o teu CD, podes selecionar a opção Quick Format, para te formatar o CD de uma forma rápida.
Isso não vai funcionar, pois ele referiu que utilizou um CD-R.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2009, 22:22
Mensagem: #19
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
A culpa de toda a essa confusão é do WinRAR que, quando instalado, se regista como programa por omissão para abrir ficheiros .ISO e de cada vez que vemos um ficheiro .ISO, aparece o malvado ícone do WinRAR. Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-05-2009, 22:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-05-2009 22:26 por gsantos.)
Mensagem: #20
RE: Ajuda Instalar o Ubuntu-8.10
(08-05-2009 22:22)Ana Escreveu:  A culpa de toda a essa confusão é do WinRAR que, quando instalado, se regista como programa por omissão para abrir ficheiros .ISO e de cada vez que vemos um ficheiro .ISO, aparece o malvado ícone do WinRAR. Smile
Eu acho que é mais da filosofia "Seguinte Seguinte Seguinte Seguinte Seguinte". xD Quando instalava o Winrar tirava sempre os ISO e ZIP.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)