Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Placa wireless so funca em mint e ubuntu
07-05-2009, 12:00
Mensagem: #1
Placa wireless so funca em mint e ubuntu
Ola a todos

O meu problema se calhar parece estúpido, mas esta-me a fundir a cabeça:
Mudei para Linux há cerca de um mes, comecei por mint6 e ubuntu, e tudo perfeito!! Livecd, instala, rola, net logo a funcar.

Mas quis depois saborear outras distros e nenhuma outra me consegue reconhecer a placa net! E ja testei Mandriva, Fedora, Eliva, Ultimate Edition, SuperUbuntu, e se calhar mais uma ou duas. Tudo em livecd, mas se nao ha net nao interessa.

Ah, o mint e o 9.04 mesmo em livecd reconheciam tudo.

Agora pergunto eu: mesmo hardware, nalguns casos ate o mesmo applet wireless e estes resultados tao diferentes!?

Estou com o mint6, super contente, mas isto roi-me um pouco

obrigado se houver dai alguma ideia.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 17:50
Mensagem: #2
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
Que placa wireless tens?
Que versões do kernel têm as distros em que a placa trabalha e que versões do kernel têm as distros que não trabalham?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 20:10
Mensagem: #3
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
ola,
a primeira questão e fácil; e broadcom.

em relação a segunda, bem eu sou noobie nisto e o k te posso dizer e que com o 8.10 e o 9.04 da, com o mint6 tb, k pelo k sei e baseado no 8.10 mas com o superubuntu e com ultimate edition 2.1 k em principio tb tem a mesma base já não da.
O Elive e um caso curioso porque reconhece certinho a placa, da todas as caracteristicas da mesma e dps manda-me reclamar com o fabricante porque nao ha drivers!!
mas eles existem porque eu to em mint e foi so ligar ja ta.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 21:16
Mensagem: #4
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
Pois placas broadcom ..... eu sei o que isso é.

Então a história é capaz de ser qualquer coisa como isto, ao que parece o ubuntu 8.10 e posteriores incluem o driver semi-fechado da broadcom logo a coisa trabalha sem fazer mais nada.

No caso do mint, ao ser baseado no ubuntu deve ter "herdado" isso _ou_ como no linux mint não se importam de incluir coisas que não são totalmente livres podem ter incluído o firmware necessário para meter as placas a trabalhar.

As outras distribuições ao não quererem incluir coisas que não sejam totalmente livres para não terem problemas acontece isso.

O kernel do linux desde a versão 2.6.24 inclui suporte nativo para muitas placas broadcom com o driver b43 mas visto o firmware necessário não ser livre cabe ao utilizador tratar de arranjar isso.

Em quase todas as distribuições existe um tutorial de como meter as placas broadcom a funcionar, do tipo, instale este utilitário, escreva isto e aquilo na linha de comandos, copie isto daqui para ali e reinicie e voilá. Nesse caso o elive acaba por ter razão pois a broadcom tem-se andado a borrifar para o linux até há bem pouco tempo.

Se quiseres ler um bocado (em inglês):
http://blogs.computerworld.com/new_linux...ers_arrive
http://linuxwireless.org/en/users/Drivers/b43
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
07-05-2009, 21:38
Mensagem: #5
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
no problem. and many thanks. hehe! eu ate ca estou e tudo (u.k.)

por enquanto a aventura linux/mint6 tem sido gloriosa, cheia de pequenas vitorias e um dias destes apago de vez a outra particao.

obrigado pela atencao e vemo-nos por aqui
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-05-2009, 14:02
Mensagem: #6
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
Obrigado pela atenção e prontidão na resposta.

Estive a ler os links que deixaste acima e infelizmente e o mesmo problema de sempre: os fornecedores de hardware não dão suporte, ou dão tarde e a mas horas e depois a migração para linux, que poderia ser apenas uma questão de escolha pessoal, e também condicionada pelo hardware que temos.

E no software igual.

As coisas estão a mudar, felizmente...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-05-2009, 11:03
Mensagem: #7
RE: Placa wireless so funca em mint e ubuntu
(13-05-2009 14:02)zerozero Escreveu:  Obrigado pela atenção e prontidão na resposta.

Estive a ler os links que deixaste acima e infelizmente e o mesmo problema de sempre: os fornecedores de hardware não dão suporte, ou dão tarde e a mas horas e depois a migração para linux, que poderia ser apenas uma questão de escolha pessoal, e também condicionada pelo hardware que temos.

E no software igual.

As coisas estão a mudar, felizmente...

Viva,
para experimentares outroas distros e fugires ao problema da placa.
Virtualiza. Instala o VirtualBox da Sun e depois usas uma máquina virtual para instalar a distro que queres experimentar.
Metes a máquina virtual em NAT e usas a net da tua máquina física.

Cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)