Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
08-12-2016, 21:48
Mensagem: #11
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Por acaso o cartão é diferente dos outros que tenho. É da marca Toshiba e de 32 Gb, classe 10. Tive que comprar esse porque os de 16 Gb não levam a imagem de um cartão de 16 GB, como já referi noutro post.

Bem, posso sempre tentar mais umas vezes. Mas já estou a ficar farto...Sad São operações demoradas (gravar a imagem e sobretudo o comando "sudo apt-get dist-upgrade". Já agora, essa actualização, feita desse modo, se por acaso alguma vez funcionar, não desinstala nem desconfigura nada, pois não?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2016, 00:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2016 00:40 por valente274.)
Mensagem: #12
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Tentei novamente. Desta vez fiz primeiro um "full erase" ao cartão antes de instalar a imagem.

sudo apt-get update : correu bem

sudo apt-get dist-upgrade: o costume...Sad

O costume é o seguinte: tenho tentado actualizar o sistema sempre através do remote desktop do windows porque é mais confortável do que estar em frente ao televisor. De facto, não estou sempre a olhar para o terminal a descompactar coisas... minimizo a janela do desktop e faço outras coisas no PC. O que acontece é qua a ligação do remote desktop cai e não liga novamente. Então vou ao televisor e o que tenho é um ecran todo preto. Reinicio o raspberry e... constato que está tudo estragado. Pois fico com o tal quadrado colorido e não posso fazer nada senão formatar.

Desta vez, quando a ligação do remote desktop caíu, eu nem tinha o raspberry ligado ao televisor pelo cabo HDMI e reparei que o led verde da porta de rede do raspberry continua semre a piscar...

Será que o processo de atualização é que dita a ligação de rede abaixo e afinal aquilo ainda está a atualizar na mesma...? Se calhar não devia desligar logo raspberry da corrente...

Já está assim há mais de 15 minutos desde que perdeu a ligação com o windows. Continuo sem poder retomar a ligação com o windws. O que acham? Encravou mesmo ou vai voltar a si...? Demora assim tanto...? Se calhar sou eu que ando a interromper os processos a meio...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2016, 18:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2016 19:57 por valente274.)
Mensagem: #13
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Sad Acontece sempre o mesmo. Quadrado colorido e não há como sair senão formatar...

Resolvi então fazer o seguinte...

Cartão novo e... fazer o update a partir da vossa imagem 5.1 sem lhe tocar absolutamente em nada. Pois sempre estive convicto que isso não funciona porque o processo de actualização encontra alterações no systema (que resultam de configurações do utilizador) que não estão revistas e, por isso, encrava.

E também só isso é que justifica que umas vezes seja suficiente o simples system update e para outros casos seja necessário executar "sudo apt-get update" e "sudo apt-get dist-upgrade"

Caso contrário devia ser igual para todos... não?

Então, como disse, cartão novo 16Gb classe 10, e a vossa imagem instalada.

Logo de seguida, sem qualquer alteração, executei o system update a partir do menu pipplware do XFCE, pois como dizem... tanto faz, o resultado é o mesmo.

E de facto para mim foi o mesmo de costume. Nunca passou dos 40% e acabou com o quadrado colorido...Evil

O que é incrível, porque esta n-ésima tentativa foi feita a partir da imagem original que disponibilizam.

Vou ainda tentar a última combinação possível... cartão novo/vossa imagem original/sudo apt-get update/sudo apt-get dist-upgrade...

------------ Não resolveu. O mesmo problema--------------
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2016, 20:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-12-2016 21:15 por dsantos.)
Mensagem: #14
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
O mais provável é ser problema ou do processo de gravação, ou do cartão, ou da fonte de alimentação ou algo do género. Ainda esta semana fiz isso e hoje voltei a fazer noutro (um RPi 1 até) e deu sem problemas.
Aqui ficam os passos que fiz em ambos os casos:
-Gravação da imagem 5.1 para um cartão.
-Configurei o wireless e overscan.
-Via SSH executei:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
(respondei Yes á pergunta do Chromium, a meio do update)
-No final, reiniciei, e no ES depois executei o "Update System"
Done

PS: Experimenta actualizar via SSH e não por desktop remoto.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2016, 23:37
Mensagem: #15
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Já experimentei 3 cartões diferentes (e novos) e cada um deles com praticamente todas as formas aqui sugeridas.


Se fosse da fonte de alimentação não encravava sempre nos 40%. Penso eu que seja nos 40% porque nunca vi onde exatamente encravava... O que sei é que quando reinicio não dá nada a não ser o quadrado colorido (aquele que aparece por décimos de segundo quando arranca normalmente...)

Nunca observei qualquer pergunta em todas as vezes que executei o "sudo apt-get dist-upgrade"

Obrigado. mas não dá para experimentar mais sem uma pista que faça sentido. Já gastei demasiadas horas nos últimos dias com isso... não posso mais.

As última tentativa até foi diretamente no televisor. Não vejo o que o SSH traria de novo... E como dizem, é indiferente o local de onde executamos o "update System". Da última vez do do menu pipplware em vez da linha de comandos. Por isso, também não vejo porque haveria de fazê-lo pelo ES. Além disso, o meu raspberry arranca diretamente para o XFCE... era só mais trabalho para nada.

Muito obrigado pela tentativa de ajuda. Resta-me esperar que saiam com uma imagem mais atualizada Sad

O que pretendia com isso era só os bugs corrigidos no kodi e ver se o chromium passava a funcionar de forma mais fluída. Paciência.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2016, 00:50
Mensagem: #16
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Executar o Update System no ES, XFCE ou terminal é exactamente igual. Update System é diferente do dist-upgrade. Para além de executar o dist-upgrade, actualiza definições únicas do PiPplware, RetroPie, etc.

Que o Update System encrava aos 40% já está mais que sabido e explicado: Encrava porque a configuração do Chromium mudou, e é necessário o utilizador aceitar as mudanças nas definições. São mudanças avançadas internas do Chromium, e não definições de utilizador normais, portanto estas serão mantidas. 

O problema é que não dá para aceitar as mudanças nas definições no Update System.

Daí ter que se executar os comandos no terminal:
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Até chegar á parte da pergunta, aceitar, e deixar terminar. Depois disto deve-se reiniciar, e aí já se pode usar normalmente o Update System.

Obviamente já mais pessoas tiveram o problema de empancar nos 40% do Update System com o erro do Chromium, acontece a toda agente. Mas com maior ou menor dificuldade, não conheço mais ninguém para além de ti que não tenha conseguido ultrapassar isso. 
Já experimentaste, numa instalação limpa, e depois do 1º arranque, executar logo directo no Pi o tal?
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Se no teu caso nem sequer chega à pergunta, a única coisa que vejo que possa ser o problema é do cartão, fonte de alimentação ou alguma configuração que faças antes de actualizar que esteja a impedir o processo. Só mesmo consultando o log do sistema no momento em está a actualizar:
/var/log/syslog
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-12-2016, 01:21
Mensagem: #17
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Sim, claro que experimentei numa instalação limpa. Escrevi isso no post das 18:10

"Cartão novo e... fazer o update a partir da vossa imagem 5.1 sem lhe tocar absolutamente em nada."

Num dos cartões eu tive a situação de me aperceber que perdi a ligação do remote windows como de costume durante o "sudo apt-get dist-upgrade"
Tentei ligar novamente pelo remote desktop e não deu. Fui ao televisor e verifiquei que estava a imagem do XFCE mas sem nenhum terminal aberto. Pensei que o dist-upgrade tivesse concluído com êxito e o terminal se tivesse fechado sozinho. Aliás tive essa situação 2 vezes. Na primeira, reiniciei para depois executar o update system. Claro que não reiniciava (ecran colorido). Na segunda tentei logo de abrir um terminal e executar o update system. Mas nunca passou dos 40% (como de vez em quando ia ver é que deduzo que não passava dos 40%) até voltar a perder a ligação. O televisor fica todo preto e ao reiniciar o raspberry obtenho novamente o ecran

Em que parte do dist-upgrade é que aparece essa pergunta? É que no meu caso dist-upgrade corre sempre seguramente mais de meia hora até falhar. Apercebo-me que falha porque se perdeu a ligação com o windows. Quando vou ao televisor já não há nada a fazer, ou melhor há... que é formatarBig Grin


Na instalação limpa escolho logo para arrancar no XFCE. Será que é falta de esaço porque nem sequer faço o "expand system files" e começoo logo com os comandos? Mas não. Se fosse esse o problema tinha funcionado nas outras imagens que tenho.

Bem, vou mesmo esperar que disponibilizem uma nova imagem. Não percebo nada disto, mas ainda assim não concordo contigo quando dizes que deve ser do cartão ou da fonte de alimentação. Já experimentei 3 ou 4 cartões. E se acreditasse que era da fonte de alimentação já teria experimentado com outra fonte ou outro raspberry porque tenho dois iguais.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-12-2016, 20:23
Mensagem: #18
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
(11-12-2016 01:21)valente274 Escreveu:  Sim, claro que experimentei numa instalação limpa. Escrevi isso no post das 18:10

"Cartão novo e... fazer o update a partir da vossa imagem 5.1 sem lhe tocar absolutamente em nada."

Num dos cartões eu tive a situação de me aperceber que perdi a ligação do remote windows como de costume durante o "sudo apt-get dist-upgrade"
Tentei ligar novamente pelo remote desktop e não deu. Fui ao televisor e verifiquei que estava a imagem do XFCE mas sem nenhum terminal aberto. Pensei que o dist-upgrade tivesse concluído com êxito e o terminal se tivesse fechado sozinho. Aliás tive essa situação 2 vezes. Na primeira, reiniciei para depois executar o update system. Claro que não reiniciava (ecran colorido). Na segunda tentei logo de abrir um terminal e executar o update system. Mas nunca passou dos 40% (como de vez em quando ia ver é que deduzo que não passava dos 40%) até voltar a perder a ligação. O televisor fica todo preto e ao reiniciar o raspberry obtenho novamente o ecran

Em que parte do dist-upgrade é que aparece essa pergunta? É que no meu caso dist-upgrade corre sempre seguramente mais de meia hora até falhar. Apercebo-me que falha porque se perdeu a ligação com o windows. Quando vou ao televisor já não há nada a fazer, ou melhor há... que é formatarBig Grin


Na instalação limpa escolho logo para arrancar no XFCE. Será que é falta de esaço porque nem sequer faço o "expand system files" e começoo logo com os comandos? Mas não. Se fosse esse o problema tinha funcionado nas outras imagens que tenho.

Bem, vou mesmo esperar que disponibilizem uma nova imagem. Não percebo nada disto, mas ainda assim não concordo contigo quando dizes que deve ser do cartão ou da fonte de alimentação. Já experimentei 3 ou 4 cartões. E se acreditasse que era da fonte de alimentação já teria experimentado com outra fonte ou outro raspberry porque tenho dois iguais.

No meu caso penso que também me estava a acontecer a mesma coisa, nao li tudo, mas eu usei o sudo bootmenu selecionei a command line e executei aqueles dois comandos a partir daí e já nao me deu mais erros, depois e que usei o sudo update-system e tambem me estava a acontecer com 2 cartoes diferentes fazendo desta forma resolveu-me o problema.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-12-2016, 19:53
Mensagem: #19
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
(08-12-2016 20:14)valente274 Escreveu:  Já experimentei o seguinte:

No terminal:
sudo apt-get update

e depois:

sudo apt-get dist-upgrade

Nunca mais arrancou... Quadrado colorido no centro do ecran com barras laterais pretas.

Formatei, reinstalei a imagem e executei:

sudo update-dystem

deu erro, sugerindo iniciar o processo de novo. O que fiz, sem reiniciar, foi:

sudo apt-get update

depois

sudo update-dystem

Fiquei com o ecran colorido e não arranca mais.

Em nenhum dos casos me apercebi que ultrapassasse os 40% (não estive sempre a olhar para o ecran porque a operação é demorada.)

Não sei mais o que fazer. Penso que já li tudo o que estava por aqui...
Estou exactamente como tu. Quando reiniciei ficou com o quadrado colorido e ja nem por ssh la vou
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-01-2017, 09:41
Mensagem: #20
RE: Erro na atualização 5.1.1 em Pi3
Bom dia

estou exatamente como mesmo problema, PI3, gravo a imagem para o cartão, configuro para arrancar diretamente para o kodi, depois entro no kodi e saio do kodi para ficar na commandline.
Na command line já executei o comando sudo update-system deu erro e quando faço o reboot fica com o ecrã colorido.
já tentei o outro método (fiz igual mas em vez de correr o sudo update-system executei o sudo apt-get update e logo depois sudo apt-get dist-upgrade) e fica exatamente igual.

aqui fica o syslog http://pastebin.com/RGD5CBm1

tenho outro rpi vou tentar criar a imagem para colocar neste.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)