Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pipplware 6.0
17-03-2017, 19:58 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-03-2017 20:08 por dsantos.)
Mensagem: #1
Pipplware 6.0
Boa noite,

Está finalmente disponível o PiPplware 6.0, com suporte completo aos novos Compute Module 3, Zero W e todas as outras versões mais antigas!

[Imagem: oV8GQoy.png]

https://pplware.sapo.pt/linux/chegou-nov...pberry-pi/


Esperemos que gostem [Imagem: biggrin.gif]

Qualquer dúvida podem postar aqui.

Mais informação no site oficial:
http://pipplware.pplware.pt/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 10:02
Mensagem: #2
RE: Pipplware 6.0
bom dia, depois de actualizar da 5.1, quando tento arrancar o VNC (sudo systemctl start vncserver.service), tenho o erro "Failed to start vncserver.service: Unit vncserver.service failed to load: No such file or directory.", alguma ideia
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 10:20
Mensagem: #3
RE: Pipplware 6.0
boas,

Tentei actualizar para a versão 6 mas alguma coisa a meio falhou.
Agora quando tento ligar-me por SSH diz que a password está errada mas eu não mudei a pass.
Tinha lá varios serviços alojados e continuam a funcionar na perfeição , só a password é que mudou para alguma coisa que não sei.

Alguem tem alguma ideia do que possa ser?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 11:29
Mensagem: #4
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 10:02)niculae Escreveu:  bom dia, depois de actualizar da 5.1, quando tento arrancar o VNC (sudo systemctl start vncserver.service), tenho o erro "Failed to start vncserver.service: Unit vncserver.service failed to load: No such file or directory.", alguma ideia

O vncserver foi substituido pelo RealVNC, que é melhor em todos os aspectos. Tem a informação no artigo e mais aqui:
https://www.raspberrypi.org/documentatio...ccess/vnc/

O serviço equivalente ao anterior VNC é o vncserver-virtuald.service.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 11:34
Mensagem: #5
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 10:20)carvalho2707 Escreveu:  boas,

Tentei actualizar para a versão 6 mas alguma coisa a meio falhou.
Agora quando tento ligar-me por SSH diz que a password está errada mas eu não mudei a pass.
Tinha lá varios serviços alojados e continuam a funcionar na perfeição , só a password é que mudou para alguma coisa que não sei.

Alguem tem alguma ideia do que possa ser?

Isso é estranho porque como é óbvio, não mudamos a password. Directamente no Pi, ou seja, sem ser por SSH, dá o mesmo problema ? Pode colocar a mensagem de erro exacta que aparece ?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 14:20
Mensagem: #6
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 11:34)dsantos Escreveu:  
(20-03-2017 10:20)carvalho2707 Escreveu:  boas,

Tentei actualizar para a versão 6 mas alguma coisa a meio falhou.
Agora quando tento ligar-me por SSH diz que a password está errada mas eu não mudei a pass.
Tinha lá varios serviços alojados e continuam a funcionar na perfeição , só a password é que mudou para alguma coisa que não sei.

Alguem tem alguma ideia do que possa ser?

Isso é estranho porque como é óbvio, não mudamos a password. Directamente no Pi, ou seja, sem ser por SSH, dá o mesmo problema ? Pode colocar a mensagem de erro exacta que aparece ?


Directamente no Pi ainda consegui testar porque o Rasp está em Portugal e eu não Smile
Mas quando tento fazer login remotamente dá-me :

Using username "pi".
Access denied
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 15:17
Mensagem: #7
RE: Pipplware 6.0
Que programa está a usar para aceder ao Raspberry ? Actualize o programa para ultima versão disponível. Se estiver a aceder via Linux ou Mac OS execute oseguinte para mais informação:
ssh -v pi@IP.do.PI
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 15:38
Mensagem: #8
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 15:17)dsantos Escreveu:  Que programa está a usar para aceder ao Raspberry ? Actualize o programa para ultima versão disponível. Se estiver a aceder via Linux ou Mac OS execute oseguinte para mais informação:
ssh -v pi@IP.do.PI

Estou em windows com o mputty.
Está tudo actualizado, achas que pode ter sido qualquer coisa na actualização que estragou alguma parte relacionada com shh/passwords?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 17:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-03-2017 17:11 por niculae.)
Mensagem: #9
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 11:29)dsantos Escreveu:  
(20-03-2017 10:02)niculae Escreveu:  bom dia, depois de actualizar da 5.1, quando tento arrancar o VNC (sudo systemctl start vncserver.service), tenho o erro "Failed to start vncserver.service: Unit vncserver.service failed to load: No such file or directory.", alguma ideia

O vncserver foi substituido pelo RealVNC, que é melhor em todos os aspectos. Tem a informação no artigo e mais aqui:
https://www.raspberrypi.org/documentatio...ccess/vnc/

O serviço equivalente ao anterior VNC é o vncserver-virtuald.service.

mesmo assim nao me consigo ligar.. 
 sudo netstat -anp | grep vnc
tcp        0      0 0.0.0.0:5999            0.0.0.0:*               LISTEN      577/vncserver-virtu
tcp6       0      0 :::5999                 :::*                    LISTEN      577/vncserver-virtu
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     5850     577/vncserver-virtu 
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     6030     577/vncserver-virtu 
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     6031     577/vncserver-virtu 


apenas com o serviço vncserver-x11-serviced.service
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-03-2017, 21:03 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-03-2017 21:08 por dsantos.)
Mensagem: #10
RE: Pipplware 6.0
(20-03-2017 17:09)niculae Escreveu:  
(20-03-2017 11:29)dsantos Escreveu:  
(20-03-2017 10:02)niculae Escreveu:  bom dia, depois de actualizar da 5.1, quando tento arrancar o VNC (sudo systemctl start vncserver.service), tenho o erro "Failed to start vncserver.service: Unit vncserver.service failed to load: No such file or directory.", alguma ideia

O vncserver foi substituido pelo RealVNC, que é melhor em todos os aspectos. Tem a informação no artigo e mais aqui:
https://www.raspberrypi.org/documentatio...ccess/vnc/

O serviço equivalente ao anterior VNC é o vncserver-virtuald.service.

mesmo assim nao me consigo ligar.. 
 sudo netstat -anp | grep vnc
tcp        0      0 0.0.0.0:5999            0.0.0.0:*               LISTEN      577/vncserver-virtu
tcp6       0      0 :::5999                 :::*                    LISTEN      577/vncserver-virtu
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     5850     577/vncserver-virtu 
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     6030     577/vncserver-virtu 
unix  3      [ ]         STREAM     CONNECTED     6031     577/vncserver-virtu 


apenas com o serviço vncserver-x11-serviced.service

Pois, tem razão, o virtuald faz o que o antigo fazia, mas pelos vistos só funciona para clientes Enterprise do RealVNC, que é pago.

Nós amanhã vamos voltar a adicionar o antigo, se entretanto quiser, pode criar o ficheiro /lib/systemd/system/vncserver.service com o seguinte conteúdo, e funciona como antigamente:
Código:
[Unit]
Description=Remote desktop service (VNC)
After=network.target

[Service]
User=pi
Type=forking
#PIDFile=/var/run/vncserver.pid
ExecStartPre=/bin/sh -c '/usr/bin/vncserver -kill :1 > /dev/null 2>&1 || :'
ExecStart=/usr/bin/vncserver :1
ExecStop=/usr/bin/vncserver -kill :1

[Install]
WantedBy=multi-user.target
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)