Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
VM + Ubuntu + resolução de ecrã
22-05-2009, 14:37
Mensagem: #1
VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Boas tardes!

A conselho do JPedrosa, instalei uma VM no meu OC com Win Vista para experimentar o Ubuntu (JPedrosa, tudo correu bem, obrigado!).
O problema é que agora a janela da VM apenas me dá para resolução de 800*600, mesmo que active a opção de janela completa. Ou seja, fico com um rebordo preto à volta de uma janela pequena de 800*600...

Não seria grande problema, mas o meu PC está com 1680*1050, e a janela do Ubuntu fica tão pequena...........

A minha gráfica é uma ATI Radeon 9600 Pro. Poderei resolver este problema e aumentar a resolução?

(já agora, assim à primeira vista fiquei adepto do Ubuntu. Configurei a VM apenas para 512 Mb de memória e aquilo mexe-se bem!)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2009, 16:22
Mensagem: #2
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Penso que tens de descobrir isso na máquina virtual, estás a usar o Virtual PC, VirtualBox ou quê?

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2009, 18:49
Mensagem: #3
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Boas novamente!

Peço desculpa, não referi que a VM era a Virtualbox...

Já li algumas coisas sobre Ubuntu e chips ATI: acho que se tem que dar alguns passos para fazer a instalação correcta. Vou tentar encontrar mais informação, mas se alguém entretanto me puder dar uma dica fácil, aceito de bom grado!

Tentei tb aceder ao Suporte da página da ATI (AMD), fiz o download dos supostos drivers, mas não sei instalar aquilo...

Help needed... SmileSmileSmile

Obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2009, 23:16
Mensagem: #4
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Tens de instalar as adições no ubuntu que tens a correr dentro da máquina virtual.

Nota: Dentro da máquina virtual os drivers a usar não são os mesmo que são usados no pc "normal" pois o hardware que aparece lá dentro não é o mesmo que aquele que tens no pc (tirando dispositivos usb e o cpu)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2009, 23:32
Mensagem: #5
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Antes de mais,
obrigado por "ires na minha conversa" Smile

para instalares as adições de convidado, na janela do virtual box vais ao menu "Dispositivos" -> "Adições de Convidado".

isto vai fazer aparecer um cd no ubuntu.

depois, abres a consola no linux e digitas: "sudo apt-get install dkms"

Depois com a consola apontada para o cdrom fazes "sudo bash ./VBoxLinuxAdditions-x86.run"

depois disto, passas a poder redimensionar a janela da máquina virtual á "vontade do freguês", assim como o rato passa a sair da máquina virtual sem fazeres "nestum"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-05-2009, 23:46
Mensagem: #6
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Obrigado a ambos!

JPedrosa, não estou a conseguir...

Executei o primeiro passo, mas depois ao executar o segundo passo, escrevo o comando na consola mas pede-me uma password e não consigo escrever nada! (nem a minha password do sistema)...

Abri o tal CD que apareceu, e fiz duplo clique no ficheiro VBoxLinuxAdditions-x86.run, e perguntou-me se queria executar na consola. Respondi que sim, e executa-se na consola, mas não faz mais nada...

O que eu queria mesmo era poder mudar a resolução da janela da VM, ou seja, na pratica, a resolução do ecrã, mas tá difícil...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2009, 00:25
Mensagem: #7
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
Viva,
desculpa lá não ter respondido antes, mas fui de fim de semana.

abrindo a consola, e colocando a consola em "root"\cdrom, este comando não dá nada?

"sudo bash ./VBoxLinuxAdditions-x86.run"
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2009, 14:26
Mensagem: #8
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
(25-05-2009 00:25)JPedrosa Escreveu:  Viva,
desculpa lá não ter respondido antes, mas fui de fim de semana.

abrindo a consola, e colocando a consola em "root"\cdrom, este comando não dá nada?

"sudo bash ./VBoxLinuxAdditions-x86.run"

Bem, acho que estou a falhar aqui em alguma questão...

Na consola aparece-me, antes de escrever o que quer que seja, a linha xpto@xpto-desktop:~$, em que xpto é o meu nome de utilizador...

Como é que eu direcciono a consola para o cdrom? Acho que é aqui que falho...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-05-2009, 20:24
Mensagem: #9
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
oi,
estás no equivalente á "My Documents" do windows.

Deves recuar fazendo cd .. até estares numa directoria "/", depois podes fazer um "dir" que vais ver uma directoria chamada cdrom, e fazes "cd cdrom"
depois executas o comando que dei.

cumps,
JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-05-2009, 00:03
Mensagem: #10
RE: VM + Ubuntu + resolução de ecrã
(25-05-2009 20:24)JPedrosa Escreveu:  oi,
estás no equivalente á "My Documents" do windows.

Deves recuar fazendo cd .. até estares numa directoria "/", depois podes fazer um "dir" que vais ver uma directoria chamada cdrom, e fazes "cd cdrom"
depois executas o comando que dei.

cumps,
JP

J, já fiz tudo isso, mas continua a pedir-me uma password... Aparece: [sudo] password for xpto: (xpto=nome de utilizador)

Não percebo muito de Linux, mas já me está cá a dar uma nóia... MadSmile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)