Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pipplware 6.1
03-01-2019, 00:12
Mensagem: #41
RE: Pipplware 6.1
Boas,
Antes de mais, sendo o meu primeiro post no fórum, agradeço desde já o vosso trabalho com o pipplware, que já uso há uns anos e pelo vosso site também, que também sigo ainda há mais tempo.

Fiz o update para Pipplware 6.1, o que demorou umas boas horas, mas no final do processo deu-me uma mensagem de erro:
Código:
Update not possible. There was an error during the update! Please check the log, follow the instructions, and try again. Rebooting and updating again may fix the problem automatically.

Quando cliquei no OK, apareceu outra mensagem:
Código:
LOG: /etc/pipplware/update.log
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Entretanto, ao reiniciar, apareceu-me o menu do pipplware 6.1 e entrou no Kodi 17, mas com uma mensagem mal abriu o Kodi:
Código:
Version Check: Your version 0.6.1 of the Python cryptography module is too old. You need at least version 1.7. Please upgrade your operating system.

Então, fiz de novo o update. Ao final de bastante tempo, acabou por ficar parado no processo de update nos 80% e quando carreguei enter, a linha de comandos apareceu no sítio onde estava a percentagem a correr. Reiniciei e depois disso, cada vez que tentei iniciar deu-me o erro:
Código:
opt/retropie/supplimentary/emulationstation/emulationstation: error while loading shared libraries: libboost_date_time.so.1.55.0: cannot open shared object file: No such file or directory

E ficava na linha de comandos. Tentei de novo fazer update, desta vez pela linha de comandos e apesar de ter demorado de novo um bom tempo, deu novamente um erro.
Segue o link do log:
http://paste.debian.net/1058391

O que deverei fazer?
Agradeço desde já a ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2019, 00:48
Mensagem: #42
RE: Pipplware 6.1
(03-01-2019 00:12)mjrocha Escreveu:  Boas,
Antes de mais, sendo o meu primeiro post no fórum, agradeço desde já o vosso trabalho com o pipplware, que já uso há uns anos e pelo vosso site também, que também sigo ainda há mais tempo.

Fiz o update para Pipplware 6.1, o que demorou umas boas horas, mas no final do processo deu-me uma mensagem de erro:
Código:
Update not possible. There was an error during the update! Please check the log, follow the instructions, and try again. Rebooting and updating again may fix the problem automatically.

Quando cliquei no OK, apareceu outra mensagem:
Código:
LOG: /etc/pipplware/update.log
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Entretanto, ao reiniciar, apareceu-me o menu do pipplware 6.1 e entrou no Kodi 17, mas com uma mensagem mal abriu o Kodi:
Código:
Version Check: Your version 0.6.1 of the Python cryptography module is too old. You need at least version 1.7. Please upgrade your operating system.

Então, fiz de novo o update. Ao final de bastante tempo, acabou por ficar parado no processo de update nos 80% e quando carreguei enter, a linha de comandos apareceu no sítio onde estava a percentagem a correr. Reiniciei e depois disso, cada vez que tentei iniciar deu-me o erro:
Código:
opt/retropie/supplimentary/emulationstation/emulationstation: error while loading shared libraries: libboost_date_time.so.1.55.0: cannot open shared object file: No such file or directory

E ficava na linha de comandos. Tentei de novo fazer update, desta vez pela linha de comandos e apesar de ter demorado de novo um bom tempo, deu novamente um erro.
Segue o link do log:
http://paste.debian.net/1058391

O que deverei fazer?
Agradeço desde já a ajuda.

Boas, desde já agradeçemos o teu apoio.
Então é o seguinte: Do PiPplware 6.0 para o 6.1, há uma actualização do sistema operativo que é a base do PiPplware, que é o Debian/Raspbian, do Jessie para o Stretch. Como tal tal, é muita coisa que é actualizada, são 2 anos de diferença entre estes dois sistemas operativos. A probabilidade de existir algum problema entre o update é alguma, principalmente se o utilizador instalar software adicional ou se não tem um cartão SD e/ou fonte de alimentação de qualidade.

Então, para resolver o teu problema a primeira coisa a fazer, segundo o log, é correres no terminal o seguinte comando:
Código:
sudo apt --fix-broken install
Se o comando der algum erro, coloca aqui o output sff.

Depois para resolveres o problema do Emulation Station, executa o seguinte no terminal:
Código:
cd RetroPie-Setup
sudo ./retropie_setup.sh
E vais a "Manage Packages" -> "Core" -> "emulationstation" -> "Update from binary". Reinicia no final.

Está atento ao que aparece no terminal, e qualquer erro que dê, coloca aqui o log ou uma foto.
Boa sorte.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2019, 17:22
Mensagem: #43
RE: Pipplware 6.1
Boas de novo e obrigado pelas indicações.

Executei o primeiro comando e não houve qualquer problema.
Já no segundo, não sei se terei feito asneira... Acedendo a "Manage Packages" -> "Core" -> "emulationstation" não havia nenhuma opção "update from binary".
Mas em "Manage Packages" -> "Core" havia uma "update all from binary" e foi o que fiz.
Fui vendo o que se passava no terminal e do que consegui acompanhar, só vi um erro:
[Imagem: Captura%202019.01.03%2017.55.18.png?raw=1]

Entretanto o processo terminou com erro:
[Imagem: Captura%202019.01.03%2017.55.57.png?raw=1]

Seguido de:
[Imagem: Captura%202019.01.03%2017.56.15.png?raw=1]

A questão é que agora, depois de reiniciar, entra directo no Kodi e mantém-se o tal aviso do python e se eu faço sair, para vir à linha de comandos, fica assim:
[Imagem: Captura%202019.01.03%2018.19.26.png?raw=1]

E o teclado não trabalha e não tenho acesso remoto, portanto, não sei como posso interagir com a linha de comandos... Se estiver no Kodi, o teclado (e o rato) funciona bem, só quando saio do Kodi deixa de trabalhar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2019, 20:33
Mensagem: #44
RE: Pipplware 6.1
Não tens acesso via ssh ou xrdp ?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2019, 23:31
Mensagem: #45
RE: Pipplware 6.1
Ok, afinal consegui por ssh... pensei que tinha perdido a pass, mas lembrei-me de uma que usava.
E agora? O que deverei fazer?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-01-2019, 23:37
Mensagem: #46
RE: Pipplware 6.1
Actualiza novamente:
Código:
sudo update-system

Aponta a versão que indica que tens no inicio e no final. Coloca aqui o log quando terminal:
Código:
pastebinit -i /etc/pipplware/update.log
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-01-2019, 08:21
Mensagem: #47
RE: Pipplware 6.1
Boas,
Desta vez acho que já não preciso de colocar nada, porque completou o processo sem erros e parece-me estar tudo bem, quer no Kodi, quer no ES. Já agora, só para dizer que no início deste update tinha indicada a versão 6.0 e no final tem a 6.1.
Muito obrigado pela ajuda!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-01-2019, 19:33
Mensagem: #48
RE: Pipplware 6.1
Boas!
Parabéns pelo trabalho na v6.1!

Tenho apenas uma pergunta "básica".
Fiz uma instalação limpa e agora cada vez que inicio o sistema pede user e psw, tendo que usar as credenciais padrão:
user: pi
psw: raspberry

Há alguma forma de entrar sem credenciais cada vez que se reinicia o sistema?

Thanks!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2019, 01:19 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-01-2019 01:20 por terrible.)
Mensagem: #49
RE: Pipplware 6.1
Olá
Fiz o Update System através da EmulationStation e após o update, fica em modo gráfico com
Raspbian GNU/Linux 9 Pipplware tty1
pipplware login:

já tentei: pi
e password raspberry, mas sem sucesso.

Que posso fazer?
Obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-01-2019, 01:26
Mensagem: #50
RE: Pipplware 6.1
As credenciais de acesso são essas:
User: pi
Pass: raspberry

Actualizar o sistema nunca as muda, só o utilizador as pode mudar.
Depois de fazer login execute o seguinte comando:

Código:
sudo bootmenu

E escolha a opção de arranque pretendida novamente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)