Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Arch - Problemas com config
02-09-2009, 19:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-09-2009 19:59 por Diogo.AOS.)
Mensagem: #1
Arch - Problemas com config
Boas.

Tenho um PC antigo (PIII ~ 600 mHz) e tentei instalar o Arch Linux com um cd de netinstall e segui este guia. Tudo corre bem até chegar à parte da configuração: os ficheiros de configuração estão todos vazios.

Já pensei se o problema não será dos ficheiros do servidor...

Verifiquei a integridade da imagem de cd e estava bem, por isso presumo que não seja dai.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-09-2009, 20:19
Mensagem: #2
RE: Arch - Problemas com config
Isso também já me aconteceu, acho que deve ser um bug qualquer no instalador, lembro-me de ver qualquer coisa sobre isso no fórum, tenta com uma imagem de instalação alternativa e não oficial, da ultima vez que testei funcionou na perfeição.

Podes sacar daqui http://ftp.cesium.di.uminho.pt/pub/archl...t/2009.08/

Esta imagem é um pouco "especial", podes gravar para cd ou meter para um disco flash (com o dd), para além disso tens na mesma imagem os instaladores para 32 e 64 bit. Podes fazer a instalação offline ou o netinstall tal e qual como nas imagens oficiais.

Como não avançaste muito na instalação não perdes muito em recomeçar do zero.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-09-2009, 20:24
Mensagem: #3
RE: Arch - Problemas com config
Assim que puder vou experimentar, mas primeiro vou tentar mudar de servidor para ver se resulta. Não me apetece estar a gravar mais cds.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-09-2009, 20:27 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 02-09-2009 20:28 por R00KIE.)
Mensagem: #4
RE: Arch - Problemas com config
Estive a procurar no fórum do arch e pelo que vi e pelo que me aconteceu o mais provável é que tenha havido algum erro durante a parte de particionar o disco/escolher os mountpoints. Mesmo assim continuo a preferir a imagem alternativa Tongue

http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=73639
http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=63035
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2009, 18:01
Mensagem: #5
RE: Arch - Problemas com config
Mudei de servidor (para o do IST) e já apareceram as configurações. Agora tenho é uma dúvida... é obrigatório configurar manualmente aqueles ficheiros?

E como instalo ambiente gráfico? Tentei instalar o Enlightenment, Xfce e não deu. Usei estes comandos:
Citar:pacman -S Enlightenment
Pacman -S Xfce (acho que este tinha um número, não me lembro bem).

Como resposta dizia que não existiam os pacotes no sevidor...

Solução? (Já pesquisei mas não encontrei nada)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2009, 19:28 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-09-2009 19:31 por Mkman.)
Mensagem: #6
RE: Arch - Problemas com config
Obrigatoria nao e mas e melhor fazeres pelo menos uma minima configuraçao nos arquivos rc.conf

sudo pacman -S xfce4 xfce4-goodies
sudo pacman -S enlightenment
pacman -Ss pacote (serve para procurar pacotes)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2009, 19:41
Mensagem: #7
RE: Arch - Problemas com config
Vais ter sempre de mudar os ficheiros de configuração mais tarde conforme fores acrescentando mais coisas mas tal como te são apresentados quando instalas estão bem para começar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-09-2009, 19:45
Mensagem: #8
RE: Arch - Problemas com config
por exemplo o layout do teu teclado, a network,programaçao que iniciao com o sistema e tudo no rc.conf. O /etc/locale.gen vais precisar de comentar todos os outros e deixar apenas os do teu idioma,depois so tens que mudar a palavra passe de root, e ja tens isso pronto para andar, e depois vais configurando da forma como intenderes e dependendo das tuas necesidades
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2009, 14:34
Mensagem: #9
RE: Arch - Problemas com config
Acho que deve tar qualquer coisa errada com a minha instalação. Experimentei as tuas linhas, Milkman, mas nenhum deu e o mais estranho é que aparece o seguinte:
Citar:[root@myhost ~]# sudo pacman -S enlightenment
-bash: sudo: command not found

Depois para os comandos sem o sudo:
Citar:[root@myhost ~]# pacman -S xfce4 xfce4-goodies
xfce4 package not found, searching for group...
error: 'xfce4': not found in sync db

(Em itálico estão os comandos que eu inseri.)

Pelo que precebo isto quer dizer que os pacotes que eu quero instalar não são encontrados na base de dados do servidor, certo?

Vou instalar novamente o Arch Linux e desta vez fazer as configurações necessárias...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-09-2009, 14:55
Mensagem: #10
RE: Arch - Problemas com config
lol nao e MILKMAN mas sim Mkman
tens a certeza que tens os mirror descomentados? /etc/pacman.d/mirrorlist e descomenta os que queres.E precisas de instalar o sudo se quiseres usar
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)