Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 8 votos - 3.88 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O que vos fez mudar para Linux?
22-11-2008, 14:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-11-2008 14:34 por gsantos.)
Mensagem: #21
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Eu comecei a usar Linux em 2003, e a primeira distribuição que me arranjaram foi Mandrake, na altura 9.2 salvo erro. Fiquei encantado por estar a utilizar algo diferente, mas como não consegui meter a Internet a funcionar deixei-o encostado.

Mais tarde, em 2004 fui em visita de estudo ao ISCTE, e numa palestra dada pelo Sr. Paulo Trezentos ele ofereceu uma cópia à escola (server) e a um colega (desktop) da qual nós fizemos cópia uns dos outros, já que ele mesmo nos incentivou a isso. Experimentei, gostei bastante, e fiquei (e ainda tenho) com boa imagem da distribuição, pois pareceu-me bem mais user-friendly que Mandrake. Continuei a utilizar o CM esporadicamente para diversão, mas sempre com o problema da Internet.

Em 2005 experimentei debian, puro e duro, em bash. Foi onde aprendi a maior parte das coisas que sei hoje sobre os comandos.

Ainda em 2005 apareceu a onda do Ubuntu. A primeira versão que exprimentei foi 5.04, que no início não me cativou. Quando saiu a versão 5.10 e a documentação era cada vez mais vasta consegui finalmente instalar o meu modem ADSL no sistema, e a partir daí a minha experiência como utilizador aumentou exponencialmente, pois não precisava de fazer reboot sempre que queria procurar documentação. E no Ubuntu me mantive desde então, tendo no entanto exprimentado FreeBSD, Arch e Mint, e mantendo sempre dual-boot com Windows XP, pois necessito dele.


Resumidamente, o que me fez mudar foi apenas a "sede" de conhecimento e a minha curiosidade.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-11-2008, 23:53
Mensagem: #22
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Não posso dizer que tenha mudado para Linux. No entanto, uso regularmente! Porquê?

- Corre bem em máquinas mais antigas
- Actualizações sem complicações nem reboots desnecessários
- Facilidade de de gestão de pacotes (aplicações)
- Tem já uma grande comunidade (com uma pequena pesquisa encontra-se solução pra tudo)

E basicamente é isto... Depois há os maravilhosos efeitos Compiz Fusion e claro, o factor segurança. Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-11-2008, 00:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-11-2008 00:27 por bunil.)
Mensagem: #23
RE: O que vos fez mudar para Linux?
... além da curiosidade em querer saber o que era, foi também o querer ter um sistema livre... livre de licenças, livre de problemas, livre para partilhar as minhas duvidas com todos.

Foi por tudo isso e também porque queria ter um sistema, em que não precisava de pagar um dinheirão por uma licença, para ter um SO legal a baixo preço.

-------------------------[/offtopic]

Nas consultas pela NET, fui descobrindo que existia um novo SO, diferente do «janelas», um sistema que trazia tudo já de raiz, e ainda por cima era muito seguro contra os virus... posso dizer que a curiosidade venceu-me.

Antes do inicio da minha migração obtive um desktop de oferta de um amigo, aproveitei esse novo e melhor do que aquele que tinha para dedicar-me a aprender sobre linux...

Experimentei algumas distros, incluindo a CXMágica... mas como de informática pouco percebo, fui investindo em aprender como se «lidava» com o linux, como se instalava, como se fazia para instalar um modem...
(Lembro-me que só por causa do modem perdi mais de 3 meses de volta do linux, fui paciente, muito mesmo. Mas consegui.)

Presentemente o desktop que tenho usa linux em dual-boot com outra distro linux. O «janelas» só no emprego e porque tem mesmo de ser... ainda não consegui que me fizessem a vontade instalando um pc com linux só para mim Tongue

Agora todos os meus amigos que tem o «janelas» quando tem problemas, só me ouvem por trás «...isso com linux não acontecia! Experimenta que não te arrependes!». Mas ainda não os consegui fazer mudar de ideias... acho que estão demasiado dependentes de algo e não querem aprender nada novo... mas aprender é bom!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-12-2008, 02:53
Mensagem: #24
RE: O que vos fez mudar para Linux?
eu mudei para o ubunt para ver como era mas ainda tenho o windowns tambem instalado mas o ubunt está-me a fixinar é muito mais rapido
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-12-2008, 23:12 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-12-2008 21:21 por Alvaro Anjos.)
Mensagem: #25
Ubuntu RE: O que vos fez mudar para Linux?
Eu já alguns anos que ando a tentar instalar o Linux definitivamente no meu PC, primeiro tentei Suse Linux, Mandriva, Fedora e por fim Ubuntu isto em dual-boot claro.
Aqui em casa havia um computador que eu partilhava com a minha mulher e como ela achava o Linux muito complicado (não sei por que?)Smile por esse motivo nunca cheguei a explorar o mundo Linux muito bem, entretanto há pouco tempo ela ofereceu-me um portátil e logo ai se fez luz, pensei eu já posso ter um PC com o SO Linux só para mim.
Foi ai que formatei e meu velhinho PC e nunca mais olhei para o portátil que ela me ofereceu Shy.
Depois de algumas experiências já mencionadas fiquei pelo Ubuntu que por sinal dou-me muito bem e não estou a pensar em mudar Wink.

O motivo da mudança?
Gosto muito de aprender, mas o que me cativou mais foi a estabilidade e segurança do Linux.

[Imagem: ubuntu2kf3.jpg]

[Imagem: logo.png]
Linux.pt Linux.com
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-04-2009, 14:52
Mensagem: #26
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Bem contando a minha historia que ainda a uns dias contei a outra pessoa...a onda de linux surgiu a alguns anos, mais ou menos em 2005/2006 porque havia um colega meu que era progamador e usava linux...foi quando ouvi falar disso e tentei informar-me sobre o que era...umas semanas/meses depois saiu na pcguia um cd com o caixa magica 10 free e eu aproveitei e instalei no meu pc, que beleza (kde) que diferença pa windows...tanta que nao percebia nada daquilo...ainda andei uns meses a tentar perceber mas na altura nao tinha acesso a internet e por isso nao tinha apoio e acabei por desistir mas o bichinho ficou...quando entrei para a faculdade (a um ano atras) os pc's da faculdade tinham dual boot com xp e ubuntu e em programação usavamos ubuntu..na faculdade comecei a aprender a trabalhar em ubuntu e reavivei o bichinho...instalei no meu pc passado alguns meses e ia mantendo o dual boot para jogar e outras coisas e fui descobrindo o ubuntu...
Mas entretanto comprei um portatil novo e as caracteristicas davam para jogar todos os jogos recentes que queria experimentar mas o meu velho pc nao corria (duron 900hz com 512 RAM e 128 de grafica) e ent nao instalei o ubuntu e apenas windows para jogar...mas cansei-me de jogar ate porque tenho um curso para acabar...

Agora (a cerca de 2 meses) instalei o ubuntu e pelos vistos tou mesmo a tentar a migração total....porque?ora ai vai:

* farto de pagar a microsoft pelos sistemas operativos (millenium(veio com o pc), XP, Vista (veio com o portatil), e agora teria de fazer o mesmo com o seven) ou de arranjar formas de ter uma versao pirata estavel e sem problemas so para nao pagar..

*farto de consumo excessivo de memoria pelo vista quando o meu xp so usava 300mb o vista usa 800 sem correr nada

*farto de actualizaçoes de drivers, services packs, antivirus, firewalls, anti-malwares...

* mas acima de tudo porque gosto de aprender e de testar coisas novas...

Para quem ainda ta a pensar se muda ou nao...SIM, mudar e bastante dificil...e algo diferente e custa tempo e paciencia para aprender mas vale a pena porque linux e totalmente personalizavel por nos, seguroe facil assim que se aprende
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-04-2009, 21:41
Mensagem: #27
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Bem eu mudei porque estava farto do windows , e sei que daqui a uns anos ng usa windows em lado nenhum , a menos que eles mudem de politica , alem do mais nao tenho de me preocupar com pirataria , virus , tem todo o software a mao e claro é bonito e simples . ha e claro nao tenho de tar a meter cd key's nem cds dos hardwares Smile

“Linux is a cancer that attaches itself in an intellectual property sense to everything it touches.” Steve Ballmer \\ http://www.youtube.com/watch?v=KMU0tzLwhbE
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-04-2009, 23:49
Mensagem: #28
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Ola pessoas bacanas ! Eu não mudei para o Linux, mas estou aprendendo a usa-lo ( de fato, estou postando da minha pen drive, graças a um artigo da colaboradora Ana Narciso).Estou usando o Ubuntu 9.04(que quer dizer 09.abril).O que me surpreende é como ele visualiza todo o sistema,independente se é pen drive, virtual machine, isso é uma mão na roda para quem trabalha com windows e manutenção. Pelo que sei, as grandes empresas usam servidores linux e isso é algo para nos fazer pensar. Eu sou um usuario avançado de windows (mas não sabio) e não posso menosprezar o que os sistemas Linux tem a oferecer. Acho muito nobre a iniciativa de uma comunidade alem fronteiras se dedicar a construir softwares livres....Abraço a todos, parabens ao pplware, que sem dúvida, é uma grife na net. Parabens Vitor, Ana,Rui, Pedro e todos.... :-)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2009, 00:09
Mensagem: #29
RE: O que vos fez mudar para Linux?
Olá Carlos Smile

Só para dizer que o Ubuntu 9.04 quer dizer Abril de 2009 e não 9 de Abril. Ou seja, ele ainda nem foi lançado na versão final, está ainda na Beta.

A data de lançamento da versão final é no dia 23 de Abril. Smile

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-04-2009, 01:44
Mensagem: #30
RE: O que vos fez mudar para Linux?
ok
vallleu ana
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)