Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Converter disco FAT32 em NTFS
13-08-2008, 02:13
Mensagem: #1
Converter disco FAT32 em NTFS
Boas,

Queria converter um disco externo que se encontra em FAT32 em NTFS...mas este contém muitos dados e formata-lo daria muito trabalho!

Conhecem algum modo minimamente seguro de fazer tal operação??

cumps
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 02:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2013 15:03 por Lápis Azul.)
Mensagem: #2
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
EDITADO
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 02:41 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-08-2008 02:41 por racoq.)
Mensagem: #3
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
Lápis Azul Escreveu:O Partition Magic faz isso com relativa segurança. Já usei e não me queixo...
Free trial: http://www.soft32.com/Download/free-tria...151-1.html

O Partition Magic reparticiona-te o disco, ou seja os dados vão â vida e não era isso que o DSilva queria


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 03:15
Mensagem: #4
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
SEm perder os dados axo k não é possivel, podes fazer assim:

- nesse disco fazes 1 partição em ntsf depois metes o dados lá

- formatas a fat e metes em ntsf.

- por fim juntas as duas.

Com o partition demo não dá ele não te deixa acabar por ser demo tens mesmo de ter a versão completa
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 03:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 15-09-2013 15:03 por Lápis Azul.)
Mensagem: #5
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
EDITADO
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 03:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-08-2008 04:23 por racoq.)
Mensagem: #6
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
Lápis Azul Escreveu:
racoq Escreveu:O Partition Magic reparticiona-te o disco, ou seja os dados vão â vida e não era isso que o DSilva queria

Não necessariamente! Senão vejamos:

PartitionMagic allows you to create, resize, merge and convert partitions without destroying data. Award-winning PartitionMagic Pro from Symantec is a leader in hard-drive partitioning software. PartitionMagic Pro allows you to create, resize, move, and convert partitions without destroying your data. You can quickly and easily create partitions, which can act as file drawers on your hard disks for storing valuable information such as data files, applications, and operating systems. Storing information in separate partitions helps you organize and protect your data, safely run multiple operating systems, and reclaim wasted disk space. (...)

New Features Partition Magic 8.01:

- Divides a single hard drive into two or more partitions.
- Lets you safely run multiple operating systems on the same PC.
- BootMagic makes it easy to switch between different operating systems.
- Allows you to copy, move, resize, split, or merge partitions as needed—without losing data.
- How-to wizards guide you step by step through the partitioning process.
- Intuitive Windows-based browser lets you find, copy and paste files in both Windows and Linux partitions.
- Allows you to create and modify partitions up to 300 GB.
- Supports USB 2.0, USB 1.1, and FireWire external drives.
- Supports FAT, FAT32, NTFS, Ext2, and Ext3 file systems.
- Converts partitions among FAT, FAT32, and NTFS without losing data.
- Allows you to enlarge an NTFS partition without restarting your computer.
- Resizes NTFS system clusters to the most effective size.


O único problema, é que, conforme escreveu o amigo CarlosCunha, provavelmente apenas o fará com a versão completa e não apenas com a demo... Wink

FONTE: http://www.click-now.net/html/PartitionMagic.htm



E eu volto a dizer que não estás atento ao que DSilva quer. Estou farto de saber o que é o Partition Magic Wink, e isso que recomendas além de demo é abandonware. O Partition Magic foi descontinuado, já n é actualizado à muito tempo pela symantec.
A questão é que ele tem isso num disco externo, o que quer dizer que não consegue fazer a operação sem mandar a partição abaixo e perder os dados. O que poderia fazer perto do que tu disseste, é algo parecido com o que o CarlosCunha referiu, que era criar uma partição ntfs no próprio disco se não tivesse o disco todo cheio e o tamanho deste fosse suficiente para a operação, copiar para lá os dados para a nova partição, e redimensionar de novo a ntfs mas desta vez para ocupar o tamanho todo do disco. Era a unica forma de fazer isso não recorrendo a um backup, de um disco auxiliar

Nenhum programa de particionamento te faz isso que assinalas a negrito automaticamente (i.e. copiar-te os dados automaticamente da partição antiga para a nova).

Tirando esta situação, eu recomendaria caso não haja espaço para realizar a operação proposta pelo CarlosCunha, copiar os dados para um disco auxiliar, ou suporte óptico como DVD, e depois voltar a copiar para lá depois do reparticionamento em ntfs.

Para isso recomendo o GParted:
Fazes download da iso, gravas para CD, e arranxas o PC seguindo as instruções que ele te pede.

http://sourceforge.net/project/showfiles...9&abmode=1


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 10:58
Mensagem: #7
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
Em primeiro lugar obrigado a todos que tentaram ajudar Wink
Hoje de tarde já vou tratar de passar os dados para outro disco e dvd's e formatar o disco...esta solução aparenta ser a mais segura.

De qualquer modo mais uma vez obrigado a todos
cumps.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-08-2008, 14:26 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-08-2008 14:31 por GygaByte.)
Mensagem: #8
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
o windows permite fazer isso sem perder dados com o comando CONVERT:

> CONVERT X: /FS:NTFS

Com este comando, a opção /FS apenas está disponível em XP ou superior, o windows converte a partição x: em NTFS.

//EDIT
Podem verificar aqui.

Pedro Silva
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-08-2008, 20:04
Mensagem: #9
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
Eu aconselhava-te a criar uma partição à parte, meio temporária, como j+a referiram aqui. Outros métodos de conversão directa não me inspiram lá muito...

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-08-2008, 12:12
Mensagem: #10
RE: Converter disco FAT32 em NTFS
Eu tinha todos os meus dados num disco de 500GB e precisei de mudar o formato dos ficheiros, tal e qual como o DSilva, porque não conseguia introduzir no disco ficheiros com mais de 4GB.

Com o Partition Magic consegui, sem perder UM ÚNICO FICHEIRO.

Citar:Estou farto de saber o que é o Partition Magic

Desculpa, mas não podia estar mais em desacordo. Se soubesses também conseguirias converter de FAT32 para NTFS sem perda de dados. Wink
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)