Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Instalar ubuntu - partições
24-10-2009, 13:56
Mensagem: #1
Instalar ubuntu - partições
Eu e as partições:

Instalei o xp e defeni tres partiçoes. Uma formatei em ntfs para o xp, outra em ntfs para os meus ficheiros e a terceira deixei para o ubuntu.
Agora arranquei com o live cd do ubuntu e fiz instalar. No passo 4 deveria dizer ao ubuntu onde instalar mas fiquei na duvida

Foto aqui

Basta escolher a opção instalar lado a lado? para que ele instale na partição de cerca de 5G e depois tenha a opção no arranque?

obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 17:06
Mensagem: #2
RE: Instalar ubuntu - partições
Dessa forma ficarão as duas partições.
Tens de escolher para especificar manualmente Wink

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2009, 22:58
Mensagem: #3
RE: Instalar ubuntu - partições
Ok. Entao escolho definir manualmente as partiçoes e depois aparece o seguinte ecra

Escolher partiçoes manualmente

No espaço livre devo adicionar uma partição para o ubuntu mas tb preciso duma para a zona de swap, certo?

como definir as partições?

como devo preecher estas caixas?

obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-10-2009, 01:16 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-10-2009 01:17 por racoq.)
Mensagem: #4
RE: Instalar ubuntu - partições
(24-10-2009 22:58)jagsilva Escreveu:  Ok. Entao escolho definir manualmente as partiçoes e depois aparece o seguinte ecra

Escolher partiçoes manualmente

No espaço livre devo adicionar uma partição para o ubuntu mas tb preciso duma para a zona de swap, certo?

como definir as partições?

como devo preecher estas caixas?

obrigado

Deves escolher a opção que referiste anteriormente, instalar lado a lado. Com essa opção ele detecta-te o espaço vazio e não particionado, que deixaste (e bem) e instala-te aí o Ubuntu. É assim que eu normalmente aconselho uma instalação segura do ubuntu quando tens o Windows. Aliás se reparares no esquema que ele faz na imagem que mostraste ele no gráfico faz-te uma pré-visualização de como os sistemas operativos irão estar distribuídos no disco.

Este processo evita criares partições se não sabes, nem te interessa saber o que estás a fazer, pois só queres o sistema instalado e a correr o mais depressa possível Wink E essa é a opção mais segura!


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-10-2009, 20:50
Mensagem: #5
RE: Instalar ubuntu - partições
Pois é.
Tentei a opção de os instalar lado a lado mas parece-me que esta é uma boa opcao para quem tem so uma partição com xp e quer la meter tb o ubuntu. Ele "roubou" espaço a uma das partiçoes ntfs para instalar o ubuntu e a area de swap.
o espaço que nao estava particionado assim ficou.

vou tentar de novo desta feita escolher manualmente as particoes.
vou criar uma area de swap e uma partição ext 4 para o ubuntu

desde que nao apague o "espaço" comum que é onde tenho os ficheiros não há problema...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2009, 02:08
Mensagem: #6
RE: Instalar ubuntu - partições
(26-10-2009 20:50)jagsilva Escreveu:  Pois é.
Tentei a opção de os instalar lado a lado mas parece-me que esta é uma boa opcao para quem tem so uma partição com xp e quer la meter tb o ubuntu. Ele "roubou" espaço a uma das partiçoes ntfs para instalar o ubuntu e a area de swap.
o espaço que nao estava particionado assim ficou.

vou tentar de novo desta feita escolher manualmente as particoes.
vou criar uma area de swap e uma partição ext 4 para o ubuntu

desde que nao apague o "espaço" comum que é onde tenho os ficheiros não há problema...

Estranho, não é normal isso acontecer. Dantes nao era assim que funcionava.

Sim, para procederes manualmente é como dizes, deves realizar um partição com um mount point "/"

e outra partição onde deves seleccionar o tipo como swap


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2009, 15:39
Mensagem: #7
RE: Instalar ubuntu - partições
Eu no meu ubuntu eu utilizo a partição / e swap
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2009, 20:05
Mensagem: #8
RE: Instalar ubuntu - partições
Pronto assim ficou bem.
Mas ainda não acabou.
Primeiro havia tres partiçoes: ntfs para xp, ntfs para arrumações e sem formato para ubuntu
Segundo, quando instalei lado a lado fiquei com: ntfs para xp, ntfs para aumação, uma sem formato e ainda swap e ext3 para ubuntu, espaço este que foi retirado aos ntfs.
Tenho entao uma area que não esta formatada. Será que dá para formatar em ntfs e adicionar à area de arrumação tb em ntfs?
ja ca tenho o easeus mas nao queria fazer asneira. Alguem sabe se posso fazer?
obrigado
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-10-2009, 22:38 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-10-2009 22:39 por racoq.)
Mensagem: #9
RE: Instalar ubuntu - partições
Na tua instalação do ubuntu, vai ao gestor de pacotes synaptic e procura e instala a seguinte aplicação :

gparted

esse é um gestor de partições visual, (tipo partition magic), que te permite visualmente definir partições.

Segundo percebi, a tua partição ntfs de dados está contigua à partição vazia. Se assim for, podes arrastar a partição ntfs para o lado direito até ocupar totalmente o espaço não particionado.

O processo de definição de partições é completamente visual. Tens aqui uma imagem do gparted para teres uma ideia:

[Imagem: gparted.png]


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-10-2009, 15:03
Mensagem: #10
RE: Instalar ubuntu - partições
Olá a todos.

No meu caso, que estou a tentar instalar o Ubuntu "ao lado" do Windows 7, usando a opção "Instale-os lado a lado, escolhendo um a cada arranque", parece que o Ubuntu não consegue usar todo o espaço livre que lhe reservei.

O melhor mesmo, não será "Especificar partições manualmente" ?
Se sim, como é que devem ser definidas as partições?

PS: Sei que há muita informação sobre isso na net, mas assim ficava tudo aqui para a comunidade Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)