Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Acesso á internet numa escola.
25-11-2009, 10:38
Mensagem: #1
Acesso á internet numa escola.
Caros,

Fui escolhido para fazer uma ligação á internet numa escola, com multiplos computadores.
Agora, tenho de fazer uma planificação do que vou usar, para o acesso á internet.

Consiste:
Qual a melhor opção? fibra, ADSL, ou satélite?
(As vantagens e desvantagens de cada uma)
Qual o melhor operador para esse efeito? (por exemplo se for ADSL, sapo.)

Gostaria que os entendidos desta matéria me dessem algum suporte, com certeza existe pessoas com os mesmos problemas do que eu

Se tivessem trabalhos, ou projectos, gostaria que falassem deles, porque seria uma grande ajuda pra mim

Saudações.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2009, 20:00
Mensagem: #2
RE: Acesso á internet numa escola.
Da-lhe com fibra, aqui na minha escola, com ADSL, 100 Computadores com acesso a Internet, arrasta, mas agora tao a fazer um "update" para fibra.

Da-lhe com fibra, vão ficar todos contentes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-11-2009, 23:21 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 25-11-2009 23:22 por avlisrotiv.)
Mensagem: #3
RE: Acesso á internet numa escola.
Citar:por exemplo se for ADSL, sapo.
Surprised

Mete umas antenas em cada máquina e está andar.. lol LOL
Mais uma vez, suporte da Sapo " Evil "....
Mas há quem não tenha "verdadeiros apoios da PT", e lá discorda de mim.. Sad
Mr Green
Eu como aluno, adoraria ter uma Internet rápida, logo optava pela fibra.. Sem falhas, e aquelas coisas irritantes que acontece sempre quando estamos a jogar sem o formador se aperceber... Big Grin
Eu não faço isso.. Smile
E até que ficava moderno, que isto daqui a mais é tudo fibra, logo já "actualizavas" a escola..

Não te posso dizer grande coisa, mas se estivesse do teu lado, colocaria a fibra.. Apesar de ainda não ter experimentado..


E já agora uma box, para o pessoal alugar/ver uns "filmezitos" e tal.. Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-11-2009, 03:02
Mensagem: #4
RE: Acesso á internet numa escola.
Sem dúvida, fibra é o futuro.

Antes de mandares instalar, verifica primeiro é se tens cobertura na zona e se conseguires, à quanto tempo existe nessa zona.

Tens meo fibra, sapo fibra, zon fibra, tens tambem a possibilidade de cabo coaxial pela cabovisão (se bem que neste ultimo caso, num futuro proximo o cabo coaxial tenha as suas limitações, apesar de que actualmente é uma boa opção).

Satelite hoje em dia já não é muito usado, tornando-se cada vez mais obsoleto. Existem novos testes que andam a fazer a esta tecnologia de forma a melhorar o serviço, mas cá em portugal não me parece que tenha futuro.

Em relação ao apoio da operadora, varia de assistente para assistente, uns sabem, outros fingem que sabem Smile

Quanto ao preço do serviço, é uma questão de ires ver aos sites Tongue

Quando te fores informar junto das operadoras salienta o facto de pretenderes o serviço para uma escola. Pode ser que consigas "preços" especiais.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-11-2009, 03:52
Mensagem: #5
RE: Acesso á internet numa escola.
Se é uma escola, as instituições públicas costumam ter uns contratos especiais, acho que isso é através da FCCN que se trata.

Quanto à escolha já te deram a melhor, fibra. Agora depende da localização da tua escola. De qualquer das formas o contrato terá um SLA diferente do utilizador doméstico, por exemplo a "fibra dos utilizadores domésticos", muitos não têm os 100 Mb garantidos. Há taxas de contenção que têm de ser negociadas, endereços de IP públicos que podem ter de ser adquiridos.

De qualquer das formas isto envolve alguns processos administrativos, e passaram-te a "batata quente" para as tuas mãos? Presumo que sejas um aluno dessa escola, poderás ser tu a analisar, projectar (o que dependendo da dimensão poderá passar do simples ao complicado e do barato ao caro, o que implica um orçamento suficiente para o projecto) e implementar, mas a Administração da escola também se terá de envolver em algumas burocracias, se é uma instituição pública deveria mexer-se e entrar em contacto com as devidas instâncias.

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-12-2009, 16:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 09-12-2009 16:15 por YouCandoIt?.)
Mensagem: #6
RE: Acesso á internet numa escola.
Vou Optar pela fibra óptica (:

Darei inicio já hoje a pesquisar melhores alternativas, melhores tarifários, preço da fibra bem como as suas vantagens e desvantagens (:

Uma rede com constante acesso só pode traduzir-se em mais rapidez de execução por parte da rede. Centenas de acessos por dia, numa escola penso que a fibra dará conta do recado.

Tive oportunidade de pesquisar que a fibra óptica 12m custa 50€. (kuanto kusta)

No entanto, tenho de incutir também wireless o que será fácil de implementar.
Testarei a rede no packet tracer, para não haver erros depois na implementação da rede Smile

Se tiverem mais sugestões são bem vindas, obrigado por estes esclarecimento, porque na verdade muitas pessoas contêm a minha dúvida Smile

Cumprimentos Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-12-2009, 22:39
Mensagem: #7
RE: Acesso á internet numa escola.
convém é pensar em bloquear conteudos, e ter algum cuidado.
porque até podes ter 10 linhas de 100Mb que se permitires torrents, streaming e cenas assim a rede vai-se arrastar sempre.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
09-12-2009, 23:01
Mensagem: #8
RE: Acesso á internet numa escola.
É assim:

Em primeiro lugar tens que definir a rede da escola... classe C, quantos pcs ligados à net, mascaras, broadcasts, etc.

Depois tens que configurar um servidor para gerir isso tudo...

Por fim, espeta-lhes com fibra optica, senão, hoje gastam "100" a por internet, daqui a 2 anos gastam mais "500" a por fibra.

Conclusão: mais vale gastar agora 500 e por fibra de uma vez só.

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2009, 15:27
Mensagem: #9
RE: Acesso á internet numa escola.
(09-12-2009 23:01)xOy Escreveu:  É assim:

Em primeiro lugar tens que definir a rede da escola... classe C, quantos pcs ligados à net, mascaras, broadcasts, etc.

Depois tens que configurar um servidor para gerir isso tudo...

Por fim, espeta-lhes com fibra optica, senão, hoje gastam "100" a por internet, daqui a 2 anos gastam mais "500" a por fibra.

Conclusão: mais vale gastar agora 500 e por fibra de uma vez só.

Pois tens razão, antes agora fibra do qe mais tarde adoptar fibra assim compro 2x seguidas na rede o que depois ficará caro, nao acham que o preço da fibra está caro ? Confused

Preços da Fibra Óptica - Link
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
10-12-2009, 16:02
Mensagem: #10
RE: Acesso á internet numa escola.
Os preços que estás a ver, são de cabos já vulcanizados, por isso é que os estás a ver tão caros.
O preço em si da fibra não é caro (há fibra a 50c o metro, como presumo que seja para interior não precisas de grandes protecções no cabo, existe muitos tipos de fibra e esses sim podem sair bem caros mas no teu caso não interessam), o problema é as fichas e sua colocação. Portanto tens de arranjar um revendedor e comprar fibra em rolo, depois para a vulcanização terás de contratar alguém pois esse equipamento é bastante caro.
Mas no teu caso o que interessa essencialmente é que a ligação da Internet seja ligada por fibra ao router que a vai distribuir, o que pode ser feito aquando da instalação pelo teu ISP, penso eu. De resto por cabo UTP podes ligar a 1 Gb/s (em breve até vamos ter 10 Gb/s em UTP Smile), e para outros casos ligas por Wireless, em que os 54 Mb/s são mais do que suficientes para Internet.

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)