Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ubuntu 9.10
28-12-2009, 09:06
Mensagem: #1
ubuntu 9.10
bom dia,

Então é o seguinte, o live cd do ubuntu 9.10, não arranca no meu portátil (Toshiba L30-134), mas... consigo efectuar a actualização de distribuição do 9.04 para o 9.10, o que sucede a seguir é que com o novo kernel 2.6.30.16, o portátil também não arranca, mas se eu no grub selecionar o kernel antigo (2.6.28.17), ele já arranca Neutral. A minha dúvida visto eu ser ainda um noob em linux é, tem algum mal utilizar o kernel antigo no 9.10? Se alguém me puder ajudar agradecia.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-12-2009, 15:41
Mensagem: #2
RE: ubuntu 9.10
(28-12-2009 09:06)unick Escreveu:  bom dia,

Então é o seguinte, o live cd do ubuntu 9.10, não arranca no meu portátil (Toshiba L30-134), mas... consigo efectuar a actualização de distribuição do 9.04 para o 9.10, o que sucede a seguir é que com o novo kernel 2.6.30.16, o portátil também não arranca, mas se eu no grub selecionar o kernel antigo (2.6.28.17), ele já arranca Neutral. A minha dúvida visto eu ser ainda um noob em linux é, tem algum mal utilizar o kernel antigo no 9.10? Se alguém me puder ajudar agradecia.

Obrigado.

Antes de mais Bem-Vindo ao forum unick!

Não, não tem mal nenhum, já fiz isso algumas vezes e funcionou sem problemas. E se funciona para ti e para todo o teu hardware, deixa-te estar pelo kernel antigo.

Vai é actualizando o Ubuntu e vendo se os kernels actualizados vão resolvendo o teu problema.


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-12-2009, 17:55
Mensagem: #3
RE: ubuntu 9.10
Tal como o racoq diz vai actualizando e testando se um kernel mais recente trabalha bem.

Deves tentar usar um kernel recente assim que possível pois é provável que algumas coisas possam estar à espera de um kernel mais recente e se não o estiveres a usar essas coisas podem não funcionar.

No entanto se tudo funcionar bem com um kernel mais antigo não tenhas grande pressa para mudar para um mais recente (se o mais recente te der problemas).

Com isto não quero dizer que não deves tentar usar um kernel recente, muito pelo contrário, é muito provável que um kernel mais recente traga melhorias em termos de drivers, desempenho e segurança (se bem que este ultimo aspecto não é muito relevante para utilizadores domésticos).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-12-2009, 19:33 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-12-2009 19:41 por unick.)
Mensagem: #4
RE: ubuntu 9.10
Muito obrigado pelo esclarecimento.

Acham que deva permanecer com o ubuntu 9.04 ou actualizo para o 9.10
Se entretanto existir um kernel mais recente, o mesmo vai aparecer nas actualizações automáticas, não é?
Já agora como é que posso editar o grub para colocar em 1º o kernel que funciona comigo.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-12-2009, 20:36 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 28-12-2009 20:37 por R00KIE.)
Mensagem: #5
RE: ubuntu 9.10
Isso não é fácil de responder Tongue
Se tudo funciona bem e se necessitas do sistema linux a trabalhar então espera até teres tempo para fazeres a actualização e resolver algum problema que apareça. Em principio a actualização deve correr bem e não deve trazer problemas mas nem sempre as actualizações entre versões correm bem e pode aparecer alguma surpresa.

Quanto ao grub, se editares o ficheiro /boot/grub/menu.lst deves ter uma entrada que diz "default 0", o zero diz repeito à primeira opção, o um à segunda e assim sucessivamente, deve chegar mudares o zero pelo número da entrada que queres que esteja seleccionada quando ligas a máquina. Claro que se instalares um kernel novo vais ter de actualizar isso pois como já viste é acrescentada mais uma opção no principio da lista.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
28-12-2009, 20:41
Mensagem: #6
RE: ubuntu 9.10
Ok, obrigado.
Amanhã vou então fazer a actualização para o 9.10... e rezar para que entretanto apareça um kernel que funcione.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-12-2009, 13:25
Mensagem: #7
RE: ubuntu 9.10
Bom dia,

Como o portátil já tem uns tempinhos, resolvi ir ver se existia alguma actualização para a bios... e lá estava ela. Após actualizar a bios o ubuntu 9.10 já instala normalmente pelo live cd e corre com o último kernel.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)