Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
19-05-2010, 22:28
Mensagem: #1
Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Olá.
Estou com um problema ao iniciar o Mint 9 pelo Live CD. Após as opções de inicialização, quando escolho para iniciar o Mint pelo CD, o ecrã fica preto. Parece-me que o sistema inicializa, mas nada mais aparece. Após, se eu "clico" meu Power Button, o sistema parece que realmente desliga, pois põe o disco pra fora, como normalmente faz o sistema do desligar quando em Live CD. Ou seja, o problema está em não mandar nada para o ecrã, e não na inicialização do sistema.
Tenho um botebook Sony Vaio CW23, com placa gráfica nvidia GeForce 310m.
No Ubuntu 9.10 eu já enfrentava algum problema. Após a instalação do driver, o acrã também ficava preto. Mas eu conseguia consertar após algumas buscas no google, e a substituição de um arquivo .bin em alguma pasta (não lembro mais detalhes).
Agora no Mint, o problema já me ataca logo no boot pelo Live CD.
Não testei com o Ubuntu 10.04

Alguma idéia para solucionar meu problema?
Alguém mais tem um Notebook com placa gráfica linha 3xxM para testar?

Obrigado.

Tiago de Almeida
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-05-2010, 11:20
Mensagem: #2
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Olá,
será que não existe um update à BIOS para o Vaio? e que inclua também para o chip grafico (caso exista)...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-05-2010, 13:50
Mensagem: #3
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Hum, sugiro que experimentes, ao iniciar o LiveCD, depois de escolheres a Lingua.
Vais ter aquele tal menu, com o "Try Ubuntu without installing" seleccionado, carregas F6.

Vai depois aparecer um mini menuzito com varias opções como "noapic", etc...
Carregas ESC para que esse mini menu desapareça e vais-te deparar com uma linha de texto que podes editar no fundo do ecrã.

Nessa linha apagas os parametros "quiet" e "splash" e carregas Enter para iniciar normalmente.

Costumava resultar comigo, espero que seja util Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2010, 01:51
Mensagem: #4
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
(20-05-2010 13:50)MiKe Rastor Escreveu:  Hum, sugiro que experimentes, ao iniciar o LiveCD, depois de escolheres a Lingua.
Vais ter aquele tal menu, com o "Try Ubuntu without installing" seleccionado, carregas F6.

Vai depois aparecer um mini menuzito com varias opções como "noapic", etc...
Carregas ESC para que esse mini menu desapareça e vais-te deparar com uma linha de texto que podes editar no fundo do ecrã.

Nessa linha apagas os parametros "quiet" e "splash" e carregas Enter para iniciar normalmente.

Costumava resultar comigo, espero que seja util Big Grin

Consegui alguns avanços, mas os problemas não param por aí.
Ok, vamos por partes:

Para conseguir que alguma imagem fosse ao ecrã, segui alguns passos parecidos com os sugeridos pelo MiKe Rastor acima.

Ao dar boot pelo CD, uma contagem de 10 segundos aparece na tela, para inicialização automática. Ao pressionar qualquer tecla nessa tela, o menu aparece, com as opções para iniciar o Mint pelo CD, verificar integridade do CD, etc. Nesse menu, pressionando a tecla TAB, os parâmetros de inicialização aparecem em algumas poucas linhas de código logo abaixo. Nessas linhas, apaga-se as palavras 'quiet' e 'splah'. No lugar delas, escreve-se a palavra 'nomodeset'. Ok, com isso, o Mint inicia-se pelo CD e a instalação pode ser executada.
Porém, após a primeira reinicialização, após o menu do Grub, a tela volta-se a apagar. Para este caso, deve-se, no menu do Grub, pressionar a tecla 'e'. Após isso, surgirão novamente algumas linhas de parâmetros para a inicialização. Novamente apaga-se as palavras 'quiet' e 'splash' e adiciona-se 'nomodeset' no lugar delas. Enquanto o driver da placa gráfica não for instalado, esse procedimento no Grub sempre será necessário ao iniciar o sistema.
Pois então fui-me a instalar o driver. Acontece que a instalação do driver não parece ter funcionado corretamente. Ele foi baixado e instalado. Após a reinicialização, a tela apareceu com imagem mal formada e estranha, mas algumas opções apareceram. Entre elas, algo como 'reconfigurar o video'. Foi o q fiz. Então o sistema iniciou normalmente. O driver aparece como instalado, mas não consigo aplicar os efeitos gráficos do Gnome, por exemplo. Ou seja, ainda continuo com problemas gráficos.

Como se não bastasse, estou com um problema pior ainda. Desde o Mint 8 que esse problema me ataca. A conexão fica extremamente lenta. Notei que alguns downloads que fiz em rede interna, ocorreram em grande velocidade. Mas outras coisas como atualizar o sistema, baixar o driver da placa gráfica ou instalar algum aplicativo pelo gerenciar de software, assim como acessar alguns sites, fica extremamente lento. Esse problema não me afeta com o Ubuntu.

Não sei o q fazer sobre esses dois problemas. Já pesquisei bastante e ainda estou a procura das causas e das soluções.

Espero não precisar trocar de distribuição.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2010, 02:40
Mensagem: #5
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Hum, quanto ao problema da ligação, antes do Mint 8, usavas aquele driver proprietario sugerido nos Hardware Drivers? o MadWifi Alternate Atheros Driver?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-05-2010, 23:44
Mensagem: #6
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
(21-05-2010 02:40)MiKe Rastor Escreveu:  Hum, quanto ao problema da ligação, antes do Mint 8, usavas aquele driver proprietario sugerido nos Hardware Drivers? o MadWifi Alternate Atheros Driver?

Não. O único driver proprietário que uso é o da placa gráfica. Vou ver se consigo instalar este q tu citastes.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2010, 00:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-05-2010 00:41 por MiKe Rastor.)
Mensagem: #7
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Talves nao seja muito indicado! Acho que esse driver é apenas para hardware rede wireless da atheros.

Tenta checkar isso, carregas com o botao direito sobre o icone de rede ao pe do relogio, Connection Information e verificas se na linha Interface te diz algo como "ath0" ou "ath5k".
Nao estou certo que seja uma boa maneira de verificar isso, mas enfim.
(preciso que algum dos membros mais experientes do forum ajude aqui para sabermos se a placa dele é atheros)

No meu caso eu usava esse Madwifi sugerido nos hardware drivers até chegar o 9.10, a partir dai tive de começar a compilar o driver e a fazer blacklist do antigo, seguindo este tutorial aqui

Espero que isto ajude em qualquer coisa
Smile

----------
PS: É melhor que um dos membros mais experientes confirme este metodo, antes de o fazeres, pois não sei ao certo se é indicado para ti
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-05-2010, 23:38
Mensagem: #8
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Sim, minha placa de rede wireless é da Atheros. Segundo o Everest, no Windows, o nome dela é o seguinte:

Atheros AR9285 Wireless Network Adapter

Mas não aparece nenhum driver sugerido no Hardware Drivers do Mint. O único driver que aparece lá é o da placa gráfica.
De qualquer maneira, vou tentar instalar ele. Posto aqui mais tarde o resultado da minha tentativa.

Obrigado novamente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-05-2010, 00:13
Mensagem: #9
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Exacto, o Hardware Drivers deixou de sugerir o MadWifi desde o Ubuntu 9.10 - Mint 8 Big Grin dai eu tenho de utilizar esse método no meu belo laptop para poder utilizar a ligação wireless decentemente.

---------------------------------------------
Um pequeno aparte, que pode dar jeito, caso deixes de usar o driver proprietário da placa grafica por alguma razão.

Para não teres de estar a editar a entrada do grub de cada vez que inicias o pc para não aparecer a tela preta.

A minha sugestão é a seguinte
Fazendo:
Citar:sudo gedit /boot/grub/grub.cfg
Podes alterar de forma permanente o grub, retirando os tais parametros do "quiet" e "splash", etc... e por fim gravando o ficheiro
----------------------------------------------

Muito boa sorte Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-05-2010, 07:04
Mensagem: #10
RE: Ecrã preto ao inicializar Linux Mint 9 pelo LiveCD
Olá!

Segui todos os passos para download, compilação e instalação do driver MadWifi, mas o meu problema de velocidade de conexão no Mint parmaneceu o mesmo.

Instalei agora o Ubuntu, para verificar se os mesmo problemas apareceriam. Como nas versões anteriores, o problema de rede não me afeta agora no Ubuntu 10.04, mas o problema de video continua o mesmo. Quero primeiramente tentar resolver o problema de video.

Conforme algumas pesquisas que fiz, as principais sugestões de soluções para o problema são as citadas nessa página:
http://www.ubuntugeek.com/how-to-fix-ubu...artup.html
Mas nenhuma funcionou comigo. Seguindo os passos sugeridos, consigo iniciar o Ubuntu e intalar o driver proprietário de video aconselhado em Hardware Drivers. Porém, como citado anteriormente, não consigo ativar os efeitos gráficos do Ubuntu. Portanto, o driver não está funcionando corretamente.

Estou desanimando quanto a isso pois, em todas as minhas pesquisas, as sugestões acima parecem consertar os problemas da maioria.

Estou até procurando outras distribuições para testar. Mas meu objetivo era mesmo ficar com o Mint.

Obrigado desde já pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)