Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Virus/Disco Externo - Urgente
11-06-2010, 23:35
Mensagem: #1
Windows Virus/Disco Externo - Urgente
Boa noite amigos

Formatei o pc de um amigo meu (o qual inseri a minha pen de 1Gb para lhe passar depois alguns programas).
Penso que ele tinha virus no pc dele...

O que é certo é que quando cheguei a casa e inseri a pen no meu computador tinha o meu disco de 400Gb ligado (pois tenho-o a funcionar por USB dentro duma caixa externa) o disco nunca mais funcionou.

Agora, não me deixa abrir absolutamente nada de nada!

Quando tento abrir o disco aparece-me a mensagem:
[Imagem: ddddddt.jpg]
(Óbvio que não)


Já procurei informações por todo o Google que me ajudassem e vi algo como tentar aceder ao disco pela linha de comandos do windows.
Também não funcionou. Apareceu-me:
[Imagem: gdfgfdgdfg.jpg]

Estou mesmo completamente desesperado! Tenho praticamente tudo da minha vida dentro deste disco.

No entanto, vi algo sobre ligar o disco externo no ubuntu (sistema unix) e após ter entrado pelo live cd e ter ligado o disco consegui "entrar nele" e ver o conteúdo todo dos ficheiros que lá tenho. Porém, com uma lentidão terrível.
Demorou cerca de 4min (sem exagero) apenas para me apresentar as pastas.

Não posso mesmo arriscar-me a perder o que lá contenho por nada deste mundo!


Alguém conhece uma solução para o meu problema?

Desde já o meu muito obrigadoa quem se disponibilizar a responder-me/ajudar-me.


Abraços
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 00:02
Mensagem: #2
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=5395

Movido para Hardware.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 00:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-06-2010 02:34 por Lápis Azul.)
Mensagem: #3
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Amigo, mais vale perder um minuto na vida do que a vida num minuto! Se conseguiste aceder ao disco através de LINUX, embora muito lento, sugiro que utilizes esse mesmo método para fazeres um backup do conteúdo do disco antes que seja tarde de mais. Suponho que uma versão Live de LINUX te dê a oportuidade de gravar 1 ou mais DVD's. Será lento mas provavelmente será a tua melhor hipótese. Só tu sabes o valor do conteúdo do disco.
Porém, podes tentar outra soluçáo antes. Em ambiente Windows, instala o PANDA USB VACCINE e depois tentar ligar novamente o disco externo.
Boa sorte.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 00:29
Mensagem: #4
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
É assim, eu penso que isto é um ficheiro que enquanto o virus penetrou no meu computador, corrompeu.

Só não sei qual... Já lá muitas coisas sobre o autorun.inf , mas, não consigo encontrar esse ficheiro no disco (pois por norma deverias estar na raíz do disco, certo?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 01:09 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-06-2010 01:16 por avlisrotiv.)
Mensagem: #5
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Certo. Mas não é esse ficheiro que "danifica" de alguma forma o disco, mas sim o no de um outro ficheiro que nele estiver escrito, por exemplo "open=vírus.exe", etc..
Esse, por sua vez, só faz com que esse ficheiro (malicioso, ou não) arranque automaticamente, isto se, o arranque automático das drives removíveis estiver habilitado, que é a opção que está em pré-definição nos sistemas Windows (default).
E o Panda USB and AutoRun Vaccine só cria uma pasta na drive e coloca alguns "atributos" para que o mesmo não seja eliminado/modificado, com o nome de "autorun.inf", para que não tenhas esse problema de vírus que auto-executam na drive.
Também recomendo-te a fazeres um backup dos ficheiros, antes de nada!
Depois, podes também tentar fazer o comando "chkdsk X: /f" na consola, pode ser que seja, não o disco danificado, mas com erros.
Depois também podes tentar desfragmentar.
E por ultimo, terás mesmo de tentar formatar...
Caso não funciona, é problema de hardware, terás de levar a um técnico ou levar à garantia se ainda estiver dentro da mesma.
Também pode ser culpa do utilizador, é que esse (e muitos mais) erro é comum aos "maus tratos" do dispositivo, como por exemplo desconectar o dispositivo sem antes utilizar a opção "Remover Hardware Com Segurança" do sistema... Wink
E, só por acaso, não estives-te a desmontar o disco, certo? Shy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 02:12
Mensagem: #6
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Boas amigo, antes de mais muito obrigado pela tua resposta!

(12-06-2010 01:09)avlisrotiv Escreveu:  Também recomendo-te a fazeres um backup dos ficheiros, antes de nada!

Mas, como vou eu fazer backup dos ficheiros, se não consigo aceder à partição X:\ ?
( X:\ é o meu disco rígido externo )

(12-06-2010 01:09)avlisrotiv Escreveu:  Depois, podes também tentar fazer o comando "chkdsk X: /f" na consola, pode ser que seja, não o disco danificado, mas com erros.

Já fez o Check Disk e por incrível que pareça conseguiu fazer tudo bem até ao fim. Mas, o problema persiste.

Continua tudo de igual forma :\


(12-06-2010 01:09)avlisrotiv Escreveu:  Depois também podes tentar desfragmentar.
E por ultimo, terás mesmo de tentar formatar...

Desfragmentar ainda não tentei... Será que irá mesmo resolver o problema?

Formatar, nem pensar!


(12-06-2010 01:09)avlisrotiv Escreveu:  Caso não funciona, é problema de hardware, terás de levar a um técnico ou levar à garantia se ainda estiver dentro da mesma.
Também pode ser culpa do utilizador, é que esse (e muitos mais) erro é comum aos "maus tratos" do dispositivo, como por exemplo desconectar o dispositivo sem antes utilizar a opção "Remover Hardware Com Segurança" do sistema... Wink

Utilizo sempre essa opção, percebo muito bem os futuros problemas que poderia vir a ter e para que isso não aconteça removo sempre o hardware seguramente!!

(12-06-2010 01:09)avlisrotiv Escreveu:  E, só por acaso, não estives-te a desmontar o disco, certo? Shy

Nada disso amigo, o disco está dentro da caixa externa e nunca sai de lá para fora.


Muito obrigado!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 02:39 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 12-06-2010 02:39 por Lápis Azul.)
Mensagem: #7
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Outra coisa, esse disco externo, tem alimentação própria? Ou apenas o cabo USB?
O teu problema pode apenas ser uma limitação de corrente eléctrica. Experimenta desligar todos os outro dispositivos USB e ligar apenas o disco, e também, utilizar um outro cabo USB...

Se puderes envia a refêrencia do disco: marca, modelo, etc.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 02:42
Mensagem: #8
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Ora essa... Smile
Quanto ao backup, podes-o realizar pelo sistema que utilizas-te. Disseste que era imensamente lento, mas como Lápis diz, melhor do que nada...
E depois, do backup concluído, aí sim, convém formatares claro!
E quanto à desfragmentação, "ouvi dizer" que tinha a ver, em alguns casos...
E só perguntei se desmontas-te o disco, porque há "engenheiros" que fazem isso, e depois, "puff"... E eu que o diga! Mr Green E obrigado eu pelo trabalho que tiveste a responder "em separado", eu sei que te deu trabalho, muito "copy and past" fizeste tu... Big Grin
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 02:48
Mensagem: #9
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
boas,

1º backup dos dados importantes

2º a) está dentro da garantia - envia p\ o fab\lj\whatever
b) já ñ tem garantia - retira o disco da cx e liga-o directamente na maquina

3º - na linha de comandos, depois de conseguires aceder ao disco, chkdsk /x /v -> verifica q erros surgem

4º - format (not quick format)

5º - chkdsk /f

6º - mete-o nova\ na cx e verifica se já funka - usa e abusa do disco, copia files de e para o disco em grande quantidade

7º - ao fim de um dia (+/-), faz nova\ chkdsk /x /v - verifica se surge algum erro

boa sorte

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-06-2010, 02:55
Mensagem: #10
RE: Virus/Disco Externo - Urgente
Caros amigos!

Peças as minhas mais sinceras desculpas!

Quando disse que executei o comando chkdsk x: no dos é porque foi mesmo esse.

Enquanto estava a ir para o linux utilizar esse tal método de backup, foi-me apresentada mais uma mensagem de erro em que desta vez nem o linux me safava a montar a imagem NTFS do meu disco externo.

Li tudo ao pormenor e então vi que eles referenciavam e davam extrêma importância ao comando /f a seguir a chkdsk.
O qual, eu disse que utilizei, mas, não cheiguei mesmo a utilizar porque quando li a tua explicação avlisrotiv nem reparei no pormenor do /f à frente do chkdsk.

Mas sim caros amigos, utilizei chkdsk /f x: e deixei-o efectuar o mesmo procedimento que tinha feito.

Entretanto, não acabou por ali, começou a A corrigir os erros do mapa de bits do volume.

Qual o meu espanto quando vejo o disco a reproduzir automaticamente e a aparecer-me como se o tivesse ligado na hora...

Bem, posso desde já dizer que vou já fazer backups para me garantir que se um dia mais tarde aconteça algo de mal (espero eu sinceramente que não pois isto custou-me os olhos da cara) ao menos sempre tenho aqui as minhas coisinhas.


Muito obrigado a todos amigos! Muito obrigado mesmo!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)