Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
[Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
29-07-2010, 21:43
Mensagem: #21
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(29-07-2010 21:16)RaCcOn Escreveu:  
(28-07-2010 22:02)weevil Escreveu:  achei este topico e a discussao muito interessante. no meu ponto de vista claro que piratear é muito mau até porque quem sofre é o pessoal que desenvolve o software. quanto a assistencia tecnica os proprios clientes é que cometem o primeiro erro grave que é quando compra o desktop ou portatil secalhar uma das primeiras coisas que fazem é "jogar" os cds que vem junto pro lado ou simplesmente ignoram quando o proprio software pede para fazer um cd de imagem do SO e afins, depois é a tal situaçao o SO vai ao ar por causa de má utilizaçao, ha e tal tem de ser formatado. tem os cds que veio com o pc? o cliente normalmente responde, mas é que é quase automatico, nao veio cds nenhuns, bem quando tem uma imagem no proprio disco ta safo mas muita das vezes nao é assim, logo tambem ninguem quer perder um cliente ao ter que dizer que tem de pagar um SO, que seja prai uns 200 aerios.
se bem que temos ubuntu muito mais acessivel e com muita mais divulgaçao mas nao é qualquer um que acha piada aquilo lool....
secalhar a propria microsoft deveria ser mais flexivel nos preços, sei que o trabalho tem de ser pago mas se o fossem talvez a pirateria baixasse.
ja agora é possivel só comprar uma licença? por exemplo nao faço a minima como funciona nas lojas de informatica mas a microsoft podia "fornecer" cds/dvds com o respectivo SO e software tipo office e vender so as licenças a parte, posso tar a dizer asneira mas scalhar até poderia ser uma maneira de reduzir a pirateria sendo que uma licença seria muito mais barato que o SO completo + licença.... penso eu....

enfim.... abraço fiquem bem e valha-nos deus pelo freeware e a peopleware na vanguarda Big GrinLOLSmile

Bem, na realidade tu não necessitas de ter os CD's para poderes ter o sistema operativo legal...
Na realidade se tu fizeres o download do sistema operativo para instalar numa máquina não é ilegal...
Na realidade, eu posso ter 50copias do Windows XP, Vista, 7, ME, 98 em minha posse e isso não é ilegal...
Ilegal é a utilização das devidas Key's(Licenças) sem que as tenha adquirido.
Se eu tiver as cópias, mas não houver qualquer tipo de referência a alguma Key que não tenha sido adquirida por mim estou completamente legal...
E mesmo que chegem lá e eu tenha imagens desse software todo num disco com key's juntas em ficheiros TXT não sei até que ponto podem pegar...
No entanto, se tiver isso, e tiver esse software instalado e não tenha a devida licença a coisa já muda de figura...

Dou o exemplo dos portateis adquiridos...geralmente as key's são iguais em todos, apesar de a vinheta em baixo ter uma key diferente da instalada...
Isso é ilegal,mas o user está na realidade a adquirir uma licença...podem pegar mas não deixas de ter uma licença válida...

Na questão dos clientes que perdem tudo e ainda dizem que não trazia nada(Normal e enquanto não dizem que alguém na loja os tirou antes de lhe entregar o computador já é sorte), podes instalar sem problemas, desde que uses a licença que está no PC...se usares outra não haverá stress, desde que a versão instalada e a da vinheta sejam a mesma...
Espero não ter sido confuso hehe

de maneira alguma Smile bem esclarecedor ate Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
29-07-2010, 22:05 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2010 22:11 por RaCcOn.)
Mensagem: #22
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Epah sim, tocas-te em vários pontos que são uma realidade...no entanto para isso é necessário entender algumas coisas do mercado para também conseguirmos avaliar...
Ora vamos lá.

(28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu:  Por acaso a Microsoft é um péssimo exemplo no que toca a pirataria.

Péssimo mesmo, e de que maneira, uma vez que eles chegam ao ponto de promover isso...

(28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu:  Por dois grandes motivos.
1 - Qualidade. Quando se compra um equipamento, vem por norma com o licenciamento OEM da MS, mas não é com o SO que queremos, é com o que está a ser promovido na altura. Por exemplo, quem teve o azar de ter que comprar um PC quando o Windows Me ou o Vista era o que estava a dar ... faz o quê? tem que pagar mais 100 e tal euros para poder usar um SO digno desse nome? Quando saiu o Vista, nem legal era fazer o downgrade para XP em algumas versões, tipo Vista Home não se podia ir para XP Home. Ir pagar para ter o SO antigo? Posteriormente, quem já tinha o Vista a algum tempo, saiu o Seven. Nem todos se qualificavam para ter o upgrade barato ... iam pagar para resolver um problema criado pela MS? Tanto quem comprou OEM Windows Me como Vista, devia era ter um pedido formal de desculpa da MS e não ter que pagar para resolver o problema.


Ora tens toda a razão sem qualquer margem para duvidas, mas estamos a falar de mercado...sinceramente e conhecendo o historial da MS como conheço, nem duvido que o Vista tenha sido um esquema para o lançamento do Windows7...
Não sei se chegas-te a ver ou utilizar as versões do LongHorn...
A muito tempo atrás cheguei a ter instalada num pc cá em casa uma versão beta, não lembro sequer qual era a Release do LongHorn, a unica coisa que me recordo é que algumas das funcionalidades do Win7 estavam lá e não estavam no vista, isto para além de outras coisas como a maneira como é gerida a memória do PC que não se verificou no Vista mas sim no Windows7.
Não querendo colocar a Apple em cima da MS, isto apesar de eu ser um MacUser...

Quando alguém defende Mac, vem toda a gente dizer que somos burros porque pagamos mais por uma coisa inferior...
Mas vou fazer aqui umas pequenas contas para ver se o pessoal entende a minha(a minha não quer dizer que seja a dos outros), razão para usar Mac em vez de Windows...

Ora...
Eu em 2002, comprei um iMac G4...
Não me recordo do preço, mas imaginemos que me tenha custado 1200€
Poderia ter comprado um PC com características similares por apenas 900€, no entanto vamos fazer as contas daqui para a frente...
Se não me falha a memória, o meu iMac vinha originalmente com Macintosh Jaguar(10.2), desde então até agora já sairam mais 4 versões do sistema operativo, e já se passaram mais 8anos...

Na altura, o se tivesse comprado um PC, teria vindo com Windows XP e desde então sairam Vista e win7...duas versões...e os mesmos 8anos passados...

No caso de Mac, como tinha a versão anterior...
Actualizei de:
Jaguar -> Panther (2003), paguei 29€
Panther -> Tiger (2004), Paguei 29€
Tiger -> Leopard (2006), Paguei 29€
E não actualizei de Leopard para SnowLeopard pois o meu iMac G4 é PowerPC não suportado pelo sistema...

Ora...
Tenho um PC com 8anos, o qual a unica coisa que tive de fazer para poder ter com sistema operativo actualizado foi pagar as actualizações disponibilizadas pela marca...
No total gastei, 29€ * 3 = 87€...
A juntar a isso, na altura da actualização para o Leopard, passei de 512Mb de RAM para 1GB, o qual me custou 35€...
No total, tenho um iMac utilizavel por 8anos, e devidamente actualizado...por apenas...
1200€ + 87€ + 35€ = 1322€...


No que respeita ao PC...
Saiu a actualização de WinXP para vista...
Comprei-a por 134€...
Para poder utilizar o Vista tive de actualizar a quantidade de RAM que tinha de 1Gb para 2Gb, ainda tive de colocar um processador melhor pois na altura usava um Intel Pentium III 800Mhz e agora necessitava de mais...
Como vou trocar o processador, também tive de trocar a Motherboard...e aproveitei para passar para DDR ao invés de SDRAM...e comprei também uma gráfica melhor por causa do AERO...

Ora fazendo as contas...
Para o upgrade gastei mais...
100€ - Processador
50€ - Motherboard
80€ - Grafica
35€ - Memoria RAM

ou seja...ao fim da primeira actualização o PC ficou-me por...
900€ + 134€ + 100€ + 50€ + 80 + 35€ = 1299€

Depois saiu o Windows7, o vista era uma grande treta e pronto...
134€ para actualizar...

Não fiz mais nenhum upgrade de hardware...
1299€ + 134€ = 1433€...

E mesmo assim tenho uma máquina básica, com um processador Socket 478 e que não corre metade do software...

No caso do meu iMac...
Posso dizer que está lá instalado neste momento por exemplo Adobe Photoshop CS4 o qual corre mais ou menos lento, no entanto no com Windows...Não corre Wink


(28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu:  2 - Quota de mercado. Não sejamos hipócritas, se não fosse a pirataria a MS não estava tão implantada. Estou perfeitamente convicto que a MS prefere ter 90% de quota de mercado com cópias ilegais, do que 60% apenas mas sem uma única cópia ilegal na rua ...


Sim claro, isso é mais que implicito que a Microsoft cresceu mais que todos os outros devido a Pirataria...
Bastando para isso que fosse possivel efectuar cópias do sistema e instalar em qualquer máquina...isto ao contrarário do que acontecia com o sistema operativo da Apple que era, tal como hoje, desenhado para uma máquina em especifico com determinado hardware...
E agora dizem todos...Mas Linux também dá para instalar em todos os PC's, é mais leve e ainda por cima é grátis...
Pois, mas na altura em que a Microsoft deu o saltinho...foi quando passou a ter um ambiente gráfico...
Ainda me recordo de ouvir dizer...
"Mas isto é uma cópia piorada do Mac..."

Nessa altura, Linux era muito complicado ainda, foi desenhado para outros propósitos e apenas nos ultimos anos é que tem dado um grande salto no que diz respeito a ser UserFriendly...Ainda me recordo da primeira vez que instalei Linux...
Mandrake, acho que era a versão 4.0, ainda tinhamos de digitar "startx" para iniciar o ambiente gráfico...
Instalei porque alguém me trouxe e disse que era fixe...
Certo que instalei, e gostei...
No entanto não conseguia configurar a ligação a Internet (Na altura por modem 56kbs), tentei então voltar ao windows e...
Não conseguia... lol
Ou seja, andei as voltas durante meses a tentar configurar aquilo...
Ia a casa de amigos, imprimia páginas e páginas de comandos para depois testar em casa...e para configurar aquilo tudo tinha 4 folhas A4 escritas de um lado e do outro em comandos...
Achas que alguém que não eu se ia dar aquele trabalho todo?



(28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu:  Seguramente se eles acabarem com a pirataria ao nível do SO, perdiam mais dinheiro do que ganhavam.

Quando uma pessoa já pagou uma OEM, é verdade que o valor é mais baixo porque já veio no desktop/portatil, mas foi paga uma licença, não vejo um problema dramático em trocar a versão do SO, isto do ponto vista ético claro, legalmente é contra a lei, tal como todo o uso de software pago..sem o pagar.

No Office já é diferente, é uma ferramenta que podemos ter .. ou não.
É uma tool de produtividade, se as pessoas não querem pagar, usem algo gratuito.

As pessoas apesar de terem FREE não querem...preferem utilizar o que é pago...é uma questão de mentalidades...
Hoje em dia a coisa está de tal ordem caótica, que as pessoas se gabam de terem feito o Download e Crakado o software em vez de o ter comprado...
E ainda chamam de burros, parvalhões aos que compram...
Em certos casos, acrescentam ainda o facto de que quem compra original é porque tem dinheiro para tal, e que como eles não tem fazem o Download...

Eu também queria um Ferrari F430...alguém sabe se dá para sacar da net?!;)Tinha preferência pelo Scuderia já agora hehe
Atenção que não quero fomentar discuções Apple Vs Microsoft....
Sou um Mac User, uso porque acho que é o mais vantajoso para mim e até posso estar enganado...
É tipo um gajo ir para um bar e querer apanhar a verdadeira bebedeira, pego e meto-me a beber finos a 0.70€/cada...
Para ficar no estado em que quero, tenho de beber pelo menos 15finos, ou seja...
vou gastar 10.50€...

No entanto, se beber dos wisky a 5.25€/cada, posso ficar no mesmo estado apenas com dois...
e gasto os mesmos 10.50€...

Apesar dos custos serem os mesmos, o resultado final tende sempre a ser um pouco diferente Wink heeh

(mas que raio de comparação...o trabalho anda a fazer-me mal, preciso de beber hehe )
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2010, 04:41
Mensagem: #23
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Bom post Raccon, gostei de ler.

Resumindo, claro que pirataria é errado e indecente para quem cria software e ponto final.

Hoje em dia o "avarage joe" não tem necessidade de gastar um único cêntimo e ter uma máquina completamente legal. Para escrever uns mails, umas cartas, umas folhas de calculo, actualizar o facebook e tagarelar no msn (deve ser sem exagero 90% do uso dos PC's caseiros tirando os jogos), um linux qualquer munido de software livre é o indicado.
Se no entanto não conseguirem prescindir do windows (acho um bocado ridículo, tipo tirar a carta no Corsa e nunca conseguir conduzir outro modelo/marca), comprem o Windows e usem software livre que existe para tudo.

Eu pessoalmente, contra mim falo, pois pela primeira vez comprei um Windows (o Seven), também eu comprava os PC's e já vinham com tudo instalado e eu não fazia perguntas (mea culpa).
Actualmente tenho uma licença de Seven no PC, uma de XP no portátil (já vinha com ela quando o comprei e trazia também uma de Vista - cortesia da JP Sá Couto) e Ubuntu instalado em ambos, e uso para tudo menos para jogar, basicamente. De resto o software, quer no windows quer no linux é quase todo gratuíto tirando algumas excepções baratinhas e fantásticas tipo o Xplorer2.

Agora realmente há coisas que acho mal nisto das licenças, como por exemplo, porque carga de água é que tenho de ter mais do que uma licença se quiser instalar o Seven também no portátil? Compreendo em empresas que exista a obrigatoriedade de licenças individuais, agora os utilizadores "caseiros" deviam estar isentos disso, por exemplo o programa que referi (Xplorer2), comprei a licença, vitalícia (sempre que sair uma nova versão é válida) e posso instalar em todos os meus PC's desde que o seu uso não seja empresarial - isto seria uma óptima medida de reduzir a "necessidade" que algumas pessoas vêem de recorrer à pirataria.

Como nota final, Raccon, gostei da tua metáfora das 15 cervejas e 2 Wisky's, garanto-te que no dia seguinte, se tivesses optado pelas 15 cervejas ias desejar ter bebido antes os 2 wiskys Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
02-08-2010, 17:29
Mensagem: #24
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
Sim claro que concordo contigo, no entanto as pessoas não estão dispostas a abdicar do "Glamour" que tem por ter software que é pago sem terem gasto 1centimo...
Ás vezes chega a parecer aqueles bairros onde estão a comparar os assaltos que fizeram e a gloriar-se dos mesmos, depois o que roubou uma quantia mais alta é o rei de lá do sitio.
No caso da pirataria, de uma forma ou de outra acabo por assistir mais ou menos a mesma coisa.
Pessoas a gloriarem-se de terem sacado o software X ou terem 1500filmes sacados da net sem terem gasto um cêntimo...Ás vezes dá vontade de esganar esse pessoal mas pronto.

Na questão que falas nas licenças e na maneira como estas são aplicadas, não discordando na totalidade do que referes, penso que não teria grande peso no que diz respeito até a maneira como está a ser aplicado actualmente.
Repara que as pessoas não querem mesmo pagar, e quando tem software Opensource disponivel antes preferem piratear...
Dou também o exemplo das aplicações para iPhone e assim...
São baratas, na maioria dos casos ficam por menos de 2€/cada...
Continua a ver-se pessoal a piratear na mesma.


No que diz respeito a bebedeira, ora aí dou-te completa razão!Smile
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)