Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Google - "Dont Be EVIL"
11-09-2010, 15:25 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2010 15:30 por aFriend.)
Mensagem: #21
RE: Google - "Dont Be EVIL"
@JPedrosa

Mas esse é o ponto da questão. As pessoas que inserem os dados, problema o deles... querem fazer parte do sistema.. é com eles.

Agora quem nunca quis fazer parte do sistema nem tão pouco usa os serviços da Google porque não compactua com a politica deles (embora gratutos há pessoas que não abdicam da privacidade) não deveria ser inserida no sistema.

Esse é que é o ponto da questão apenas. Não estou a falar em defesa de quem poem as coisas na web.. esses poem.. azar o deles. Falo é daqueles que não poem e da noite para o dia já viram informações deles a aparecer na web, postas pelas própria Google. E a publicidade é uma forma de eles estarem presentes em todos os sites.. até mesmo os Bots da Google colectam informação. Daqui nada "mandam" na Web inteira.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 15:51
Mensagem: #22
RE: Google - "Dont Be EVIL"
O Google Chrome colecta informação ? Não se usa.
O Gmail, lê os mails para direccionar o mail? Não usem.
O Latitude usa os dados geográficos para vos geo-referenciarem? Não usem.
E aí por diante.

Destes todos, o que eu uso é o Gmail e o Reader, porque, me estou borrifando para aqueles anúncios, no resto, não perdoo, não uso, pura e simplesmente.

E se o google search começar a me chatear, tb deixo de usar. Haverá sempre outro serviço que faça o trabalho.

Claro que mesmo assim terei um perfil algures por lá, mas não será tão completo quanto os dos doadores compulsivos de informação.

Existem formas de tentar embrulhar o vosso perfil em lixo para que a informação não valha grande coisa.
Experimentem fazer pesquisas que normalmente não fariam, com alguma regularidade Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 15:52
Mensagem: #23
RE: Google - "Dont Be EVIL"
@aFriend
Isto desde sempre aconteceu, não é de hoje nem tão pouco é apenas Online.
Tudo o que tu fazes na tua vida gera um histórico acerca de ti próprio o qual é simples de ser consultado por alguém que tenha o minimo interesse em tal e isso seja Online ou seja fisicamente, basta haver o interesse em tal.
Se hoje as coisas são mais sufisticadas e se conseguem aceder a essa informação através de "um click", é verdade, no entanto apenas fica disponibilizado a informação que disponibilizamos online.
No que diz respeito ao teu iPod, basta que ele se ligue a rede e já estás a ser "mais ou menos localizado", existem muitas aplicações para isso Online e isso chama-se geolocalização, tal como acontece com os telefones moveis.

Fiquei curioso também para saber como é que conseguiriam snifar um MacAdress de uma rede que esteja protegida.
O que quer dizer, que se tu mudares o teu router de localização eles vão continuar a ter a localização antiga correcto?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:07 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2010 16:07 por JPedrosa.)
Mensagem: #24
RE: Google - "Dont Be EVIL"
(11-09-2010 15:52)RaCcOn Escreveu:  Fiquei curioso também para saber como é que conseguiriam snifar um MacAdress de uma rede que esteja protegida.
O que quer dizer, que se tu mudares o teu router de localização eles vão continuar a ter a localização antiga correcto?

NetStumbler por exemplo, entre tantos.
E tanto pode estar visivel como escondida ... é tinto
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:10
Mensagem: #25
RE: Google - "Dont Be EVIL"
Detectar o Mac Address é possível mesmo com protecção do router... isso é um numero que está sempre disponível.

O problema é que ninguém lhes deu autorização para inserirem na base de dados do Google Maps. Ou seja, o carro quando aqui passou... vai colectando os "Mac Addresses" de cada router que detectam, sendo este um numero unico, depois gravam esse mac address numa base de dados baseada em GPS onde o carro passou.. ou seja.. detectei este MAC ADDRESS nesta localização aproximada. Depois inserem esses numeros no Google Maps e quando esse MAC ADDRESS é detectado, é transmitido a nossa localização.

Chama-se triangulação por Wi-Fi. Mas EU, nem muitos outros DERAM AUTORIZAÇÂO para que eles usem esse serviço. Se eu vender o meu router na internet, o provavel é a pessoa que o comprou quando o ligar, depois vai ligar o seu iPod touch, e tentar sabe onde está.. aparece a minha localização!.... percebem a falha grave existente nisto? Vendo uma coisa na web, a pessoa a quem eu vendi não tem nada que saber onde vivo nem mesmo que a margem de erro seja 100 metros.

Penso que desta vez me fiz explicar bem, porque eu estou a falar de alhos e falam-me de bogalhos... Wink

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:14
Mensagem: #26
RE: Google - "Dont Be EVIL"
@a Friend,
tens garantidamente(*) acesso a outro router ... podes por favor desligar o teu, colocar outro como gateway e verificar se continua a dar a tua localização?

* Estou a assumir que qualquer "gajo" na área da informática consegue desenrascar um router algures para esse teste
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2010 16:24 por aFriend.)
Mensagem: #27
RE: Google - "Dont Be EVIL"
Já fiz o teste com outro router que tinha aqui e não detectou a minha localização. Ou seja, esse router não estava ligado quando cá passaram.

Foi um dos primeiros testes que fiz logo por pura curiosidade, e alias, antes de saber da noticia foi algo que descobri por ser curioso de como e qual tecnologia usavam para isso. Inicialmente até pensei que fosse os ISP a facultarem informação, mas não é o caso porque são dados de extrema confidêncialidade e só são forneceidos às autoridades com autorização judicial.

Geolocalicação por IP dará sempre o servidor ao qual estamos ligados.

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:25
Mensagem: #28
RE: Google - "Dont Be EVIL"
Sim já percebi, sinceramente desconhecia que conseguias saber o macadress mesmo com a rede fechada, dai ter perguntado.

É o custo a pagar por tanta evolução, e muito sinceramente estou a burrifar-me para isso uma vez que não tenho nada a esconder de ninguém...
se passei na rua e o carro da google me fotografou, é porque eu andava descoberto...aliás o meu carro deve de ter sido fotografado em vários sitios e até mesmo fora de Portugal uma vez que passei por ele em Espanha e em França...e agora?Era segredo?
Existem centenas de carros iguais ao meu, isto apesar de o meu estar mais ou menos perssonalizado...mas qual é o problema?Não estava de todo escondido...

Qualquer das formas, é o custo a pagar pelo fácil acesso a informação e pela evolução da tecnologia...tem as suas vantagens e desvantagens, para mim e a meu ver, vejo imensas vantagens e as desvantagens para mim são nulas ou praticamente nulas.

Se quiserem, podem sempre ir para uma ilha onde se aglumeram pessoas que estão contra a Google, e assim não são rasteados por eles!Wink
Existia um video acerca disso até...não consigo é encontrar e não tenho muito tempo lol
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:25
Mensagem: #29
RE: Google - "Dont Be EVIL"
Ok, podias ter dito isso logo ao inicio Tongue

Eu, simplesmente encaminhava uma queixa para a CNPD e siga a banda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-09-2010, 16:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-09-2010 16:37 por aFriend.)
Mensagem: #30
RE: Google - "Dont Be EVIL"
O caso está a tornar-se publico... eles dizem que se "descuidaram" ..e foi "sem crer" ... lol

Spain investigates Google Street View wi-fi snooping
"Google has admitted that its Street View cars had "accidentally" collected data from unsecured wi-fi networks in more than 30 countries."

Só foi em 30 países... mas lá fora já andam a tomar medidas contra isso, até porque isso é contra-informação e ligações a outras agencias de segurança americanas (como NSA etc.. ) se o caldo entorna e for comprovado, pode ser considerado em muitos países espionagem. A Google pode estar a servir de "testa de ferro" para outras coisas mais... não sabemos e possívelmente nunca saberemos.. mas é importante andarmos atentos.

http://www.bbc.co.uk/news/technology-11000854

Como diz o velho ditado: "Um olho no burro outro no cigano" ...

Mas para finalizar o que quis dizer até agora muito resumidamente. Serviços destes, tudo bem... usem, abusem.. mas atenção, façam-no só apenas, unica e exclusivamente a quem aceita essas politicas. Eu nunca me chegou um contrato a dizer: "as suas informações do seu router serão usadas para X.. Y ... Z... você aceita os termos e condições de serviços..?"...

[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)